Africa Basquetebol

21 dezembro 2014

AFRICANO DE CLUBES : Incidências na Liga Africana de Clubes

Tunis (Do enviado especial) - A 29ª Taça de África dos Clubes Campeões em Basquetebol, ocorrida 11 a 20 deste mês, na cidade de Tunis, capital da Tunísia, registou, entre outros, acontecimentos marcantes:

- Participação de uma equipa não africana, pertencente à possessão francesa da Ilha Mayotte, localizada nas proximidades do Arquipélago das Comores, Madagáscar e Seychelles, cuja permissão para integrar a zona 7 de qualificação africana foi-lhe dada, há três anos, pelo órgão reitor da modalidade no mundo, a FIBA.
- Penalização da equipa equato-guinense Malabo King, pela utilização de dois jogadores norte-americanos mal inscritos e consequente restituição de ponto ao Recreativo do Libolo, que tinha sido afectado pela irregularidade.
A formação equatoriana ganhou na abertura do torneio o representante angolano, que viria a ser campeão, por 79-69, mas a utilização de Nsue Milan Santiago e Obiang Ondo Nchama resultou na perda dos pontos e colocação “compulsiva” ao último lugar do grupo A, sem qualquer pontuação.
- Campeão em título relegado ao sexto posto
O 1º de Agosto, representante angolano que detinha o troféu a duas edições (2012 e 2013) não foi além da sexta posição.
- Ausência do Kano Pillars da Nigéria, convidado para participar da prova após ter falhado qualificação directa na sua zona.
A equipa ficou em terceiro lugar no torneio de apuramento da Zona III e, considerando a sua performance e persistência de presenças na competição nos últimos seis anos, a FIBA/África a introduziu nos planos desta edição, mas não compareceu.