Africa Basquetebol

15 novembro 2014

ELIMINATÓRIAS TAÇA DOS CAMPEÕES EM BASQUETEBOL: Equipas moçambicanas saem sem glória



AS equipas moçambicanas foram todas eliminadas da Taça dos Clubes Campeões Africanos em basquetebol, apesar de tudo terem feito para saírem com um outro desenlace nestas eliminatórias que decorrem no pavilhão do Maxaquene, em Maputo.
 O Ferroviário, em femininos, era a grande esperança do nosso país, mas num jogo bastante equilibrado acabou caindo para o 1º Agosto de Luanda, que transita juntamente com as compatriotas do InterClube.
Frente às “militares”, o Ferroviário já sabia de antemão os contornos de uma derrota, daí que tenha dado tudo o que tinha para sair com um resultado positivo. Aliás, o técnico “locomotiva” até recorreu à veterana Deolinda Ngulela, apesar de condicionada.
A experiência da Deolinda juntou-se à irreverência de Ingvilde, Ilda ou Odélia. O 1º Agosto cedo se apercebeu de que o assunto era sério e que o Ferroviário que vencera na primeira volta era outro. Recorreu à sua artilharia pesada, que tem na moçambicana Leia Dongue e na angolana Nacissela Maurício, expoentes máximos.
Resultado? Equilíbrio de forças, o 11-11 no final do primeiro período atesta essa tendência do jogo. É de realçar que nesta etapa os sistemas defensivos das duas formações funcionaram quase que plenamente.
No segundo período, o Ferroviário entrou mais crente e mais irreverente. Sabia que o 1º Agosto, com todo o seu poderio, era um adversário vencível. Acreditou, continuou a defender-se bem, e aproveitando as poucas lacunas do adversário Ingvilde estava inspirada e fez nesta etapa muitos triplos. O segundo período termina com 23-19 a favor das “locomotivas”, um resultado que premiava a postura da turma moçambicana.
No terceiro período o equilíbrio de forças foi ainda mais intenso, o Ferroviário ganha uma larga vantagem, mas nos instantes finais claudica, assistindo à uma espantosa recuperação das angolanas que terminaram esta etapa com uma tangencial vantagem de um ponto, ou seja, 39-38.
No último período, a equipa moçambicana acusou algum desgaste físico, tendo desperdiçado uma vantagem de seis pontos, acabando derrotada, por 52-56.
FERROVIÁRIO DA BEIRA ELIMINADO
Sem argumentos para enfrentar o poderio “militar”, o Ferroviário da Beira, mesmo resistindo, acabou tombando diante do 1º Agosto, na sequência da derrota, por 57-78, 21 pontos de diferença em jogo da quinta jornada da série masculina, que por sinal era de vida e morte para os beirenses.
Com este resultado, os “locomotivas” viram esfumadas as hipóteses de chegar à Taça dos Campeões, salvo se forem repescados.
Apesar de ter equilibrado o jogo por muito tempo, o Ferroviário teve a dupla americana (Jeffrey e Petterson) bem marcada pela defensiva angolana, situação agravada por vários desperdícios de pontos debaixo da tabela pelos restantes jogadores, caso de Octávio Magoliço, um franco-atirador que não apareceu.
O 1º Agosto e Libolo ambos de Angola apuraram-se para o Afrobasket.
Hoje, apenas irá cumprir-se com o calendário, os Ferroviário de Maputo e da Beira batem-se entre si, sendo que o Libolo defronta o 1º Agosto. Em femininos, o 1º Agosto jogacom InterClube.
SÉRGIO MACUÁCUA