Africa Basquetebol

12 novembro 2014

ANGOLA : Federação mantém valor dos prémios



Paulo Madeira descartou apoio financeiro aos clubes que disputam o campeonato nacional mas os prémios podem ser aumentados
Fotografia: Dombele Bernardo
A direcção da Federação Angolana de Basquetebol vai manter o valor de um milhão e quinhentos mil kwanzas como prémio ao vencedor da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, agora designado BIC Basket, cujo arranque está previsto para o dia 21 do mês em curso.
A revelação foi feita na última segunda-feira, pelo presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Paulo Alexandre Madeira, quando reagia na assinatura do acordo de patrocínio entre o órgão reitor da modalidade no país e o Banco BIC. Apesar de reconhecer que o acordo ora rubricado com a instituição bancária vai permitir à FAB calendarizar a prova da “bola ao cesto” (BIC Basket) sem grandes sobressaltos, o aumento do prémio para a equipa vencedora da época desportiva 2014/2015 está fora de questão.
Paulo Madeira assegurou por outro lado que dado à insistência da direcção da Federação Angolana de Basquetebol na busca de novos parceiros para suprir os inúmeros encargos, o actual valor de prémios pode sofrer um aumento nos próximos anos. “Apesar de reconhecermos que o acordo rubricado com o Banco BIC veio suprir de maneira significativa o défice que existia, infelizmente, ainda não podemos pensar em melhorar o prémio que atribuímos actualmente ao vencedor do campeonato nacional.
Não vai haver aumento do prémio para o campeão nacional porque a grande preocupação era cobrirmos o défice e não avançarmos para situações irreais que depois iam  colocar-nos  novamente numa situação delicada. Acreditamos que nos próximos anos possamos estar numa situação mais confortável do ponto de vista de gestão financeira e ai sim, de forma responsável avançarmos para um aumento”, asseverou o homem forte da FAB.
As quatro equipas que forem mais bem classificadas da série A  vão disputar o play-offs e devem beneficiar de prémio no valor de um milhão de kwanzas cada, pela qualificação. Entretanto, Paulo Madeira anunciou para os próximos dois meses mais uma assinatura de acordo de patrocínio, para a gestão do campeonato nacional de basquetebol em seniores feminino.“Estamos muito próximos de conseguir um apoio específico para o campeonato nacional de seniores feminino.
E este apoio assim sim, ao contrário daquilo que se passa agora, vai permitir a criação de prémio monetário para equipas campeãs”. De acordo com Paulo  Madeira as negociações com a instituição que não quis revelar o nome, estão na recta final. Ao finalizar, Paulo  Madeira, reiterou uma vez mais, a necessidade das equipas estarem bem preparadas do ponto de vista financeiro para suportarem os gastos do BIC Basket.
“O nosso BIC Basket é uma prova onde jogam os melhores e as equipas têm de estar preparadas no capítulo financeiro para poderem fazer face às despesas inerentes à competição. A ideia da mão estendida tem de acabar.  As estruturas têm de se organizar, na Federação também nos movemos no sentido de criar, suportar e mobilizar apoios para fazer face às nossas actividades e acredito que as direcções dos clubes também têm de trabalhar para mobilizarem apoios para as suas equipas”, disse.

Cumprimento de calendário
Direcção da federação promete ser impecável 

A direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol não vai tolerar as faltas de comparências que marcaram a época desportiva 2013/2014, conforme fez saber Tony Sofrimento, director de Marketing e Relações Internacionais do órgão reitor da modalidade no país. Para a 37ª edição do BIC Basket, prova que arranca a 21 do mês em curso, com a disputada da primeira jornada, a direcção técnica da FAB promete ser impecável na aplicação de faltas de comparência.
De acordo com Tony Sofrimento, a Federação pretende realizar uma prova regular, pelo que solicita às direcções dos clubes a cumprirem escrupulosamente com o calendário da 37ª edição do BIC Basket.“Nós este ano vamos ser bastante rígidos no cumprimento do calendário porque queremos evitar faltas de comparência desnecessárias”, alertou Tony Sofrimento.
Entretanto, a falta de condições da maior parte das quadras que vão acolher os jogos da edição 37 do BIC Basket está a preocupar a direcção da Federação. De acordo com o antigo secretário-geral da FAB, Tony Sofrimento, o Pavilhão Arena do Kilamba é o único recinto que reúne todas as condições para acolher jogos do BIC Basket“Lamentavelmente devemos dizer que a maior parte dos recintos desportos não estão tecnicamente aptos, para receber jogos. O único campo que tem as condições exigidas é o Arena do Kilamba, mas não acredito que algum clube possa vir a utilizar aquela infra-estrutura.
Nos últimos tempos temos nos debatido com a melhoria destas quadras, mas em alguns casos são remodelações profundas, por isso, continuamos a minimizar a ausência de faltas de condições”. As alterações dos 24  e 14 segundos vai obrigar a adaptar os aparelhos para a tornar a competição mais célere.  
M.C