Africa Basquetebol

11 novembro 2014

ANGOLA : 1º de Agosto "baptiza" Casa Pessoal



Jan Jacques foi o primeiro a ser chamado pela organização para escolha da numeração das equipas que vão disputar a prova
Fotografia: Nuno Flash
A equipa sénior masculina do 1º de Agosto vai receber no dia 21 do mês em curso, no Pavilhão Victorino Cunha, a Casa Pessoal do Porto do Lobito, desafio que marca o regresso do conjunto lobitanga ao convívio dos grandes, segundo ditou o sorteio da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol (BIC Basket), realizado ontem, numa das salas de reuniões da sede do Banco BIC, situada no Talatona.

A primeira jornada reserva ainda as partidas Atlético Sport Aviação (ASA)-Grupo Desportivo Interclube, Universidade Lusíada-Sporting de Benguela, Futebol Clube Vila Clotilde-Atlético Petróleos de Luanda e Recretivo do Libolo-Progresso Associação do Sambizanga.
A cerimónia do sorteio da 37ª edição do BIC Basket que foi antecedida de assinatura de um acordo de patrocínio entre a direcção da Federação Angolana de Basquetebol e o Conselho de Administração do Banco BIC (ver peça a parte), contou com a presença de Jean Jacques da Conceição e Miguel Pontes Lutonda, duas figuras incontornáveis do basquetebol angolano.
Jean Jacques da Conceição e Miguel Pontes Lutonda, dois antigos internacionais angolanos, foram os responsáveis pela tiragem dos números que ditou o emparceiramento da edição 37 do BIC Basket. A incorporação dos play-offs constitui a principal novidade da prova que arranca a 21 do mês em curso, com o termo previsto para o mês de Maio de 2015.
A 37ª edição do BIC Basket vai ser disputado em duas fases. A fase regular e a fase final. A fase regular será disputada no sistema de todos contra todos a duas voltas, seguindo-se a fase final que terá a fase de grupos, fase de qualificação e a fase dos play-offs. Farão parte da fase de grupos as dez equipas que disputarem a fase regular divididos em dois grupos (A e B).

O grupo A vai ser constituído pelas as seis primeiras equipas da fase regular que disputarão entre si, no sistema de todos contra todos a uma volta. A equipa vencedora deste grupo apurar-se-á para a fase de qualificação encabeçando a série A, beneficiando de um ponto de bonificação. O emparceiramento das equipas será encontrado pela classificação geral das equipas na fase regular.

O grupo B será constituído pelas quatro equipas classificadas entre o sétimo e o décimo lugar da fase regular, que disputarão entre si, no sistema de todos contra todos a uma volta. A formação vencedora deste grupo apurar-se-á para a fase de qualificação encabeçando a série B, beneficiando também de um ponto de bonificação.

A fase de qualificação será disputada em duas sérias A e B. As cinco equipas melhor classificadas do grupo A compõem a série A, que disputarão entre si, no sistema de todos contra todos a uma volta, qualificando-se para os pla-offs as quatro equipas melhores classificadas. A série B será também constituída por cinco equipas, sendo o 6º classificado do grupo-A da fase anterior, juntando-se às quatro do Grupo - B, que disputarão entre si para as classificativas do 5º ao 10º lugar, também no sistema de todos contra todos a uma volta. 

Disputam as classificativas do 5º ao 10º lugar, seis equipas. O 5º classificado da Série A e o 1º, 2º, 3º, 4º e 5º da Série B, que competirão entre si no sistema de todos contra todos a uma (1) volta.  As equipas que se classificarem em 9º e 10º lugar descerão de divisão, podendo no Campeonato Nacional da Segunda Divisão habilitar-se as duas vagas para a época seguinte. 

As quatro equipas melhor classificadas da Série A disputarão o play- offs, beneficiando de um prémio no valor de  um milhão de Kwanzas pela qualificação. Competirão no sistema de eliminatórias o 1º com o 4º Classificado, e o 2º com o 3º Classificado, jogando as meias-finais a melhor de cinco (5) jogos. As equipas vencedoras jogarão a final a melhor de sete.

As equipas vencidas jogarão as classificativas do 3º e 4º lugar a melhor de três jogos. O emparceiramento das equipas será encontrado pela classificação geral das equipas na fase de qualificação.