Africa Basquetebol

14 novembro 2014

ELIMINATÓRIAS DA TAÇA DOS CAMPEÕES AFRICANOS: Meninas vencem e reentram na corrida

O FERROVIÁRIO de Maputo, em femininos, venceu na noite de ontem o Interclube de Luanda, por escasso um ponto de diferença (57-56) em partida da terceira jornada das eliminatórias da Taça dos Clubes Campeões Africanos em basquetebol, num dia em que as equipas masculinas claudicaram.
É caso para se dizer que o Ferroviário não ganhou para o susto. Numa grande partida de basquetebol, as ‘’locomotivas’’ sempre estiveram em desvantagem, mas nunca deixar o adversário folgar-se. Aliás, o equilíbrio foi a tónica dominante de uma partida entre duas equipas abertamente atiradas ao ataque.
Por muito tempo, o conjunto angolano cegou a pensar que com ou sem dificuldades iria vencer a contenda, até porque no primeiro até ao último período andava em vantagem. Puro engano, o Ferroviário de Maputo foi antítese de si mesmo e nesta partida, teve a oportunidade de contar com a recuperada Deolinda Nguelela, uma excelente armadora do jogo.
Mais do que ter uma base da qualidade da Deolinda, as ‘’locomotivas’’  tiveram uma Anabela Cossa bastante endiabrada e Odélia batalhadora no ataque.
Anabela fez 20 pontos no encontro maior parte deles por triplos, seguida de Odélia com 18, uma cifra que ajudou a equipa moçambicana da operar a reviravolta nos últimos dois minutos da contenda. Aliás, a equipa angolana nunca foi um bicho-de-sete-cabeças para o Ferroviário, o único senão das moçambicanas eram as constantes falhas de pontos debaixo da tabela e a perca de muitos ressaltos, para além de que as suas jogadoras mais adiantadas sofriam muitas faltas cujos respectivos lançamentos livres eram subaproveitados. Entretanto, quando este problema foi minimizado, a vantagem não tardou e a vitória foi conseguida á murros.
Com este triunfo, o Ferroviário passa a somar quatro pontos, menos um que Inter de Lunada, líder do grupo. O 1º agosto soma três no terceiro e último posto. Disto doutra forma, é precisos realçar que as ‘’locomotivas’’ deixaram tudo em aberto rumo à qualificação devendo vencer o 1º Agosto e, mais do que isso, esperando que as ‘’militares’’ percam frente ao Interclube.
EQUIPA MASCULINA ELIMINADA
Dia de contrastes para a família ‘’locomotiva’’.  Ontem, o primeiro a entrar em acção foi o Ferroviário de Maputo em masculinos e foi despachado pelo 1º Agosto, por 54-79, ficando desde já fora da Taça dos Campeões Africanos.
Sem argumentos para travar o poderio ‘’militar’’, o Ferroviário bem tentou siar do jogo com outro resultado, mas debalde., tendo perdido por um fosso de 25 pontos de diferença.
BEIRENSES COMPROMETEM
Os ‘’locomotivas’’ da Beira entraram bem com o jogo, catapultados pelos americanos Jeffrey e Petterson conseguiram ter alguma vantagem pontual no primeiro período, mas tinham muitas dificuldades a defender debaixo da tabela, para além de não faziam marcações cerradas a um Libolo com muitos atiradores para além da linha dos 6.25 metros.
Os angolanos foram crescendo com o jogo, aproveitando as lacunas da turma moçambicana para ganhar vantagem. O primeiro período terminou com o resultado a indicar 17-18 a favor do Libolo, um resultado que espelha o equilíbrio na quadra.
No segundo período, a equipa angolana aumentou o fosso, mas os beirenses tinham um Jeffrey bastante motivado, marcando pontos atrás de pontos. 29-35 para os angolanos foi o resultado ao intervalo e que deixava tudo em aberto até ao final da contenda.
Veio o terceiro período, o Libolo continuou a carregar e conseguiu sair desta etapa com uma vantagem de 10 pontos (46-56). A partida prometia, pois o Ferroviário não baixava os braços, sendo que no quarto tempo deu mais trabalho ao adversário, mas não evitou a derrota por 63-76, mesmo tendo deixado a pele na quadra. Este resultado negativo, mais um, deixa os beirenses numa situação delicada, dependendo de uma conjugação de resultados, para além de ter a missão de bater o 1º Agosto e o seu homónimo de Maputo.
O americano Jeffery foi o melhor marcador do encontro com 23 pontos, e á semelhança od seu compatriota Petterson são os autênticos carregadores do piano beirense nesta competição.
RESULTADOS DE ONTEM
Masculinos
Ferroviário de Maputo-1º Agosto (54-79)
Ferroviário da Beira-Recreativo do Libolo (63-76)
Femininos
-InterClube de Luanda-Ferroviário de Maputo (56-57)
JOGOS DE HOJE
Masculinos
15:00h Ferroviário da Beira-1º Agosto
19:00h-Ferroviário de Maputo-Libolo
Femininos
17:00h-Ferroviário de Maputo- 1º Agosto
SÉRGIO MACUÁCUA