Africa Basquetebol

11 novembro 2014

ELIMINATÓRIAS DA TAÇA DOS CAMPEÕES EM BASQUETEBOL: Angolanos ditam regras em Maputo

COM uma pedalada bem superior que a nossa e cheios de argumentos, os angolanos vão fazer jus ao seu favoritismo de chegar à Taça dos Campeões Africanos, quer em masculinos quer em femininos, suplantando os rivais do Índico.
Não é para menos, duas jornadas, dois ciclos vitoriosos ou melhor foi a segunda série de derrotas para as equipas moçambicanas, em ambos os sexos. O Ferroviário da Beira sucumbiu perante o 1º Agosto (56-93), o de Maputo vergou perante o Recreativo de Libolo (44-52), ambos em masculinos, e o Ferroviário de Maputo, já em femininos, arqueou-se frente as “militares” da capital angolana (51-59).
Missões quase impossíveis para as equipas moçambicanas chegarem à Taça dos Campeões depois destes resultados negativos, em parte ditado pelo basquetebol praticado nos dois países.
O Ferroviário de Maputo foi o último a jogar, e frente ao Libolo foi nele onde estavam depositadas as esperanças de pelo menos uma vitória no segundo dia desta competição. Debalde, o poderio angolano sobrepôs-se e os “locomotivas” da capital não conseguiram fazer o melhor que os compatriotas que os antecederam.
Mesmo batendo-se bem, o Ferroviário não conseguiu evitar as derrotas parciais de 9-19, 20-29 e 35-43, antes de ver a confirmar-se o doloroso resultado final de 44-52 que deixa os moçambicanos longe da Taça dos Campeões Africanos.
PODERIO “MILITAR”
Entretanto, o primeiro a entrar em acção nesta que é uma espécie de um duelo entre clubes moçambicanos e angolanos em basquetebol, foi o Ferroviário da Beira e foi de longe superado pelo 1º Agosto por 56-93.
Sem argumentos para se opor ao poderio angolano, cedo o Ferroviário da Beira rendeu-se às evidências e viu os “militares” a passearem a classe na quadra. Contudo, o primeiro período não foi tão mau para os “locomotivas” do Chiveve, que saíram com uma desvantagem de apenas dois pontos (19-21). A partir do segundo período as coisas começaram a deteriorar-se e o 1º Agosto foi demolidor, saindo com uma vantagem de 18 pontos (26-44). A situação agravou-se ainda mais no terceiro, com os angolanos a conseguirem uma vantagem de 26 pontos (44-70), isto antes de fixarem o resultado final em 56-93.
Esta derrota coloca o Ferroviário da Beira numa situação complicada, visto que na véspera havia perdido com Libolo, por 52-63.
LEIA DONGUE FOI A CARRASCO
Em femininos, o Ferroviário de Maputo baqueou frente à poderosa equipa do 1º Agosto que tem a moçambicana Leia Dongue a carregadora do piano. Aliás, esta foi o carrasco das “locomotivas” na tarde-noite de ontem.
Depois de um período bem conseguido pelas “locomotivas” (sem Leia no jogo) que saíram a vencer por sete pontos de diferença, 18-11, no segundo surgiu o “furacão” Leia Dongue. Bem acompanhada por Nacissela Maurício, a poste moçambicana não teve mãos a medir e nem tempo a perder, simplesmente, fez as “locomotivas” descarrilarem em pouco tempo.
Não é para menos, Leia municiou o ataque da equipa angolana e mais do que fazer muitos pontos ganhava muitos ressaltos, quer defensivos quer ofensivos, anulando “locomotivas” como Anabela Cossa, Odélia Mafanela, Ilda ou Ignivilde que haviam feito um bom primeiro período.
Foi um momento de pesadelo para o Ferroviário, que apenas conseguiu marcar dois pontos nesta etapa, contra17 do adversário que saiu com a vantagem de 20-28, numa clara demonstração de força.
No terceiro período, as “locomotivas” equilibraram o jogo, estiveram de longe melhores que no segundo período, mas não evitaram a desvantagem de nove pontos, ou seja, 39-48. Nesta etapa, o Ferroviário conseguiu marcar 19 pontos, contra 20 das angolanas.
À entrada para o quarto e último período tudo estava praticamente definido, mas nos últimos quatro minutos o Ferroviário acreditou que era possível vencer este 1º Agosto, que só rendia melhor com a Leia Dongue na quadra.
 Aliás, as “locomotivas” chegaram a encurtar o fosso para três pontos de diferença, com dois minutos por jogar, mas foram cometendo erros que acabariam por custar carro uma derrota por oito pontos de diferença, 51-59 numa boa partida de basquetebol.
Salientar que Leia foi a melhor marcadora do encontro com 21 pontos, mais seis que Ignivilde e mais 10 que Odélia (ambas do Ferroviário).
Quanto aos jogos para hoje destas competições, que decorrem no sistema clássico de todos contra todos em duas voltas, qualificando-se os dois primeiros de cada série, o destaque vai para o encontro entre os Ferroviário de Maputo e da Beira, em masculinos a partir das 15.00 horas, que antecederá Interclube-1º Agosto (femininos) e Libolo-1º Agosto (masculinos).
RESULTADOS DE ONTEM
Masculinos
Fer. Beira-1º Agosto (56-93)
Fer. Maputo-Recreativo de Libolo (--)
Femininos
Fer.Maputo-1º Agosto (51-59)
JOGOS DE HOJE
Pavilhão do Maxaquene
15.00h-Fer. Maputo-Fer. Beira (masculinos)
17.00h-Interclube-1º Agosto (femininos)
19.00h-Libolo-1º Agosto
SÉRGIO MACUÁCUA