Africa Basquetebol

12 novembro 2014

ELIMINATÓRIAS DA TAÇA DOS CAMPEÕES EM BASQUETEBOL: Beirenses reacendem sonho de qualificação



NO duelo entre as equipas moçambicanas, o Ferroviário da Beira venceu na tarde de ontem o seu homónimo de Maputo por escassos três pontos de diferença, ou seja, 63-60, reacendendo o sonho de qualificação para a Taça das Nações Africanas.
Numa grande partida de basquetebol, o Ferroviário da Beira sempre esteve à frente no marcador, mas nunca conseguia uma vantagem folgada. Aliás, o jogo começou muito fechado e, acima de tudo, táctico.
Ninguém dava espaços, daí que o marcador demorou para funcionar, mas quando começou, o jogo ganhou muita qualidade. 15-9, a favor do Ferroviário da Beira, foi o resultado do primeiro período.
No segundo, o Ferroviário da Beira tentou manter a vantagem, defendendo à zona e como forma de contornar esta maneira de estar do adversário, os “locomotivas” de Maputo optaram por um jogo exterior que poucos frutos dava.
Mesmo assim, aos poucos conseguiu alguns pontos até que igualou a partida. O espectáculo estava mais interessante neste período, o Ferroviário da Beira recorreu a Jeffrey (18 pontos) e Patterson (19), dois americanos que fizeram toda a diferença no encontro.
A experiência destes dois veio ao de cima, deixaram a defesa contrária nas “covas”, somando pontos atrás de pontos, em resposta ao crescimento ofensivo da equipa da capital do país.
Com 35-27 a favor dos beirenses foi-se ao intervalo, o resultado espelhava algum equilíbrio e deixava o terceiro período bastante promissor. Foi o que aconteceu, e nesta etapa a tendência do resultado final começou a evidenciar-se, o Ferroviário da Beira apareceu muito forte, muito por culpa do incansável Patterson que era uma autêntica dor de cabeça para os jogadores mais recuados da equipa de Maputo. Já na ponta final deste período, o Ferroviário de Maputo equilibrou e obrigou o seu adversário a cometer muitos erros, que aproveitou para encurtar a distância.
No quarto período assistiu-se a um jogo aberto, com as duas formações a atirarem-se ao ataque. Na fase de maior fulgor para a turma da capital do país, os beirenses sofrem um revés: o poste americano Jeffrey comete a sua quinta falta e é impedido de ajudar a sua equipa, numa altura em que mais do que nunca precisava dele, já que é um jogador possante e um “franco-atirador”.
O Ferroviário de Maputo tirou proveito disso, e viu a sua desvantagem a reduzir para apenas dois pontos com muito pouco tempo por jogar. Mas a falta de concentração de algumas das suas “pedras”, casos de Edson e Custódio, custou caro. Edson falhou muitos lançamentos livres, e Custódio perdia muitas bolas em zonas perigosas.
O resultado disso foi mais pontos para a turma da Beira, que com muito sacrifício e astúcia à mistura conseguiu manter a vantagem. Mesmo sobre o apito final quando o resultado estava 63-60 para os beirenses, Custódio Muchate só não fez os três preciosos pontos para a sua equipa igualar a contenda por mero azar. Diga-se mais do que a bola não ter entrado, pode-se considerar que saiu do “saco”. Este lance era um dos exemplos claros de uma ponta final frenética no duelo “locomotiva”.
Com o triunfo (63-60), o Ferroviário da Beira passou a somar quatro pontos e relançou-se na corrida pela qualificação.
Hoje a prova observa um interregno para retomar amanhã com partidas da segunda volta em ambos os sexos. Em masculinos, o Ferroviário da Beira bate-se com Libolo e o de Maputo joga com o 1.º Agosto. Em femininos, o Ferroviário de Maputo mede forças com Interclube de Luanda.
RESULTADOS DE ONTEM
Fer. Maputo-Fer. Beira (60-63)
1.º Agosto-Libolo ()
Femininos
Interclube de Luanda-1.º Agosto