Africa Basquetebol

05 novembro 2014

ANGOLA : 1º de Agosto procura jogos amistosos para zonal de Maputo



Técnico militar está confiante na conquista do passe de acesso à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos
Fotografia: Jornal dos Desportos
O técnico principal da formação sénior masculina do 1.º de Agosto, Paulo Macedo, procura adversários para testar a capacidade da sua equipa, antes do embarque para Maputo onde, de 8 a 15 do mês em curso, vai disputar o zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos.A menos de 72 horas do embarque para Moçambique, onde a partir de sábado começa a competir no zonal de apuramento, o técnico militar tenciona efectuar mais dois jogos de controlo, para aferir o potencial da equipa  campeã africana em título.

Depois de ter reavaliado o grupo no Torneio Internacional Victorino Cunha, prova vencida pelo Clube Central das Forças Armadas Angolanas, Paulo Macedo pretende fazer a última avaliação."Estamos à procura de adversários para fazermos mais dois jogos de controlo, antes de seguirmos para Maputo. Contactámos o Atlético Petróleos de Luanda e a Universidade Lusíada e se nos responderem positivamente vamos aproveitar para limar as últimas arestas", asseverou o "comandante" do Clube Central das Forças Armadas Angolanas.

Hoje, a equipa rubro e negra volta a realizar duas sessões de treinos no Pavilhão Victorino Cunha, depois de ter trabalhado ontem em sessão única.O poste Johne Pedro, atleta que na última segunda-feira se queixou  de dores na coluna, já treina sem qualquer limitação, e o mesmo se pode dizer do base Aramando Costa que havia recebido um toque involuntário no olho esquerdo numa disputa de bola com um dos seus colegas. Apesar de estar desprovido de uma das suas principais estrelas, o extremo base norte-americano Cedrick Ison, Paulo Macedo mostrou-se optimista na conquista de um dos passes de acesso à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos.
"O grupo tem correspondido às expectativas e estamos confiantes numa boa prestação que passe pelo alcance do passe de acesso à fase final.Estamos conscientes das dificuldades que vamos encontrar durante a competição mas, ainda assim, tudo vamos fazer para conquistar o zonal", disse. Representantes de dez países vão marcar presença no certame, Angola, Zâmbia, Zimbabwe, Suazilândia, Namíbia, África do Sul, Botswana, Lesoto, Malawi e Moçambique.  
A prova apura os dois primeiros classificados para a fase final. O 1.º de Agosto, com oito títulos, é o conjunto mais titulado do continente africano. Para a "operação Moçambique", Paulo Macedo trabalha com os seguintes atletas: Armando Costa, Francisco Sousa, Hermenegildo Santos, Islando Manuel, Edmir Lucas, Edson Ndoniema, Mohamed Cissé, Agostinho Coelho, Reggie Moore, Joaquim Gomes "Kikas", Felizardo Ambrósio, Mutu Fonseca e Johne Pedro.

Zonal de Maputo
Técnico Jaime Covilhã acerta pormenores

Jaime Covilhã, técnico principal da equipa sénior feminina do 1.º de Agosto, acerta os últimos pormenores  visando a sua participação do zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol.Depois de ter feito o pleno na competição doméstica na época transacta, destronando o Grupo Desportivo Interclube da Taça de Angola e do Campeonato Nacional, o técnico Jaime Covilhã tenciona estender as suas conquistas além-fronteiras, conquistando o zonal de Maputo em primeira instância, para posteriormente lutar pela coroa africana, que se encontra em posse da equipa da Polícia Nacional.

O técnico militar volta a orientar esta manhã mais uma sessão de treinos, no Pavilhão Victorino Cunha, "quartel-general" da equipa rubro e negra.Entretanto, a formação do Grupo Desportivo Interclube, actual campeã africana em título, foi a primeira equipa a pisar o solo moçambicano.No zonal de Maputo, Angola é representada pelas equipas do 1.º de Agosto, nas duas classes, Recreativo do Libolo e Grupo Desportivo Interclube, em femininos.