Africa Basquetebol

05 abril 2014

ANGOLA : Hoje há clássico


Estrelas das duas agremiações voltam a brilhar esta noite no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva
Fotografia: Jornal dos Desportos


A formação do Atlético Petróleos de Luanda recebe hoje a partir das 19h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o arqui-rival 1º de Agosto, em partida de maior cartaz da segunda jornada da segunda volta do Grupo A da 36ª edição do BAI Basket.
Os petrolíferos da capital baquearam no desafio da primeira volta do Grupo A, frente aos militares, com quem perderam por 81-78, em pleno Pavilhão Victorino Cunha, vão aproveitar o prélio desta noite para a tão almejada desforra.
A equipa do Eixo-viário continua desprovido de Miguel Kiala e Hermenegildo Mbunga, ambos a recuperarem das respectivas lesões, vai tentar derrotar o arqui-rival e tomar de assalto o segundo lugar do Grup
Depois de terem defrontado a sempre aguerrida formação do Grupo Desportivo Interclube, os comandados de Lazare Adingono voltam a ter hoje, mais um duelo de gigantes.
Num espaço de aproximadamente duas semanas, no mês dedicado à PAZ e à juventude, petrolíferos e militares vão defrontar-se por três ocasiões, duas para a final da 30ª edição da Taça de Angola e posteriormente petrolíferos e militares voltam a  defrontar-se   nos dias 15 e 18 do mês em curso.
 O extremo poste Leonel Paulo, afastado das quadras por lesão, pode constar esta noite nos «cinco» iniciais do técnico ao serviço do Atlético Petróleos de Luanda, que procura o seu primeiro título nacional.
Entretanto, a formação militar ontem venceu  o Clube Universidade Lusíada para a jornada inaugural da segunda volta do Grupo A, vai aproveitar o provável desgaste físico dos petrolíferos da capital, que ontem enfrentaram a sempre aguerrida equipa do Interclube.
Para o desafio desta noite, Paulo Macedo vai em busca do seu segundo anel doméstico, deve contar com todas as suas unidades, ao contrário do seu opositor que vai apresentar-se algo «fragilizado».
Com Leonel Paulo um tanto limitado, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas pode eventualmente superiorizar-se no jogo interior. Reggie Moore, Joaquim Gomes «kikas» e Felizardo Ambrósio «Miller» vão ter a missão de resguardar a sua zona restriti
Petrolíferos e militares vão seguramente proporcionar esta noite aos amantes da modalidade um grande espectáculo da «bola ao cesto», a julgar pela qualidade dos dois plantéis.
A formação que souber explorar convenientemente os erros do seu adversário, vai chamar a si a conquista dos dois pontos em disputa

BAI Basket
Recreativo do Libolo em busca da liderança

Depois de ter folgado ontem, por imperativo de calendário, a equipa do Recreativo do Libolo procura hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, regressar ao topo da tabela classificativa do BAI Basket, quando defrontar o Grupo Desportivo Interclube.Cem por cento vitoriosa na fase de grupos, a equipa do Recreativo do Libolo que a semana passada foi afastada da final da 30ª edição da Taça de Angola, pelo 1º de Agosto, vai procurar manter o ciclo de triunfos.
Apesar de jogar fora do seu quartel-general, os libolenses apresentam-se como favoritos à conquista dos dois pontos em disputa.
 Norberto Alberto, técnico ao serviço da formação da vila de Calulo, vai montar uma equipa que seja capaz de neutralizar os polícias que têm feito uma época irregular.
O trio maravilhoso constituído por Carlos Morais, Olímpio Cipriano e Eduardo Mingas mais uma vez vai assumir as rédeas do desafio desta noite, frente ao Interclube que procura ganhar pela primeira vez na presente época desportiva o Recreativo do Libolo.
A turma da Polícia, às ordens de Alberto Babo, vai procurar surpreender os actuais vice-campeões nacionais, apesar de reconhecer o potencial do seu opositor de mais logo.   

Ainda hoje, mais para o Grupo B, o Progresso Associação Sambizanga recebe a partir das 18h30 m, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, o Sporting Clube de Benguela. O equilíbrio vai seguramente marcar o desafio.

O Atlético Sport Aviação (ASA) recebe às 16h00, no Anexo, o Futebol Clube Vila Clotilde, líder incontestável do Grupo B, com dez pontos, num embate de difícil prognóstico.   
M.C