Africa Basquetebol

04 abril 2014

ANGOLA : Militares ensaiam jogo com rivais petrolíferos



Equipa rubra e negra pode tomar de assalto de forma provisória a liderança do BAI Basket em caso de vitória esta noite frente à Lusíada
Fotografia: José Soares
Com o pensamento virado totalmente para o clássico de amanhã, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, a formação do 1º de Agosto defronta esta tarde a partir das 16h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, a modesta equipa do Clube Universidade Lusíada, em partida a contar para a primeira jornada da segunda volta do Grupo A da 36ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos.
O Clube Central das Forças Armadas Angolanas pode tomar de assalto, ainda que à condição, a liderança provisória do BAI Basket, em caso de vitória esta tarde frente aos universitários, grémio que nesta fase de grupos ainda não alcançou qualquer triunfo. Segundo classificado do Grupo A, com sete pontos, contra oito, do Recreativo do Libolo, na primeira posição, a equipa rubra e negra apresenta-se como favorita à conquista dos dois pontos.
Moralizados com a passagem para a final da 30ª edição da segunda maior competição a nível da bola ao cesto, na qual deixaram pelo caminho a forte equipa do Recreativo do Libolo, a equipa militar, com maior ou menor dificuldade vai assegurar o triunfo.
Com um plantel completamente superior, quer em termos individuais, quer em termos colectivos, a equipa do rio seco não vai encontrar qualquer obstáculo diante da Universidade Lusíada, equipa que durante a primeira volta do Grupo A só amealhou derrotas, num total de quatro, ocupando o último lugar da tabela classificativa.
Sem qualquer caso clínico, a formação do 1º de Agosto, sob liderança do técnico Paulo Macedo, realizou ontem, no Pavilhão Victorino Cunha, a sessão derradeira de treino, visando o desafio de logo mais.
A equipa militar vai certamente aproveitar o desafio desta tarde, para ensaiar as estratégias a serem aplicadas amanhã, diante do arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, em partida de maior cartaz da segunda jornada da segunda volta do Grupo A. Paulo Macedo pode aproveitar o prélio desta tarde para dar mais minutos de jogo aos atletas que nesta fase têm sido pouco utilizados, casos de Islando Manuel, Agostinho Coelho, Adilson Baza, Edmir Lucas, Hermenegildo Santos e Francisco Machado. Armando Costa, Carlos Almeida, Cedrick Ison, Mário Correia, Joaquim Gomes Kikas, Felizardo Ambrósio Miller e Reggie Moore podem ser poupados, em função do clássico de amanhã.
O Clube Universidade Lusíada, sensação da fase regular da 36ª edição do BAI Basket, vai procurar dificultar ao máximo os intentos da equipa rubra e negra.
Os universitários vão tentar perder esta tarde por números não tão expressivos.

O Recreativo do Libolo, líder incontestável do Grupo A, com oito pontos, fruto de quatro triunfos, folga por imperativo de calendário. 1º de Agosto ocupa o segundo posto, com sete pontos, seguindo-se o Atlético Petróleos de Luanda, Interclube e Lusíada, com seis, cinco e quatro pontos.

BAI Basket
Polícias procuram segunda vitória no Grupo A

A jogar no seu reduto, o Grupo Desportivo Interclube procura esta noite, a partir das 18h00, a sua segunda vitória na fase de grupos, quando defrontar a formação do Atlético Petróleos de Luanda, em partida de maior cartaz da primeira jornada da segunda volta do Grupo A da 36ª edição do BAI Basket.Depois de ter perdido no desafio da primeira mão, por 81-78, partida disputada no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, a turma da Polícia vai seguramente aproveitar o factor casa para alcançar a sua segunda vitória na fase de grupos, relançando deste modo a sua luta pelo o passe de acesso à Final Four, última etapa do BAI Basket.
Alberto Babo, técnico luso ao serviço do Grupo Desportivo Interclube, pode contar já com os préstimos do base Edmundo Ventura, recuperado da mazela que o apoquentava nas costas.
Com a provável reintegração de Edmundo Ventura, a posição um (base) da formação da Polícia está mais reforçada.
A equipa do Atlético Petróleos de Luanda continua desprovida de Miguel Kiala e Hermenegildo Mbunga,ambos  por lesão, mas vai tentar arrancar mais uma vitória, a fim de se manter na perseguição aos lugares cimeiros do Grupo A.
Lazare Adingono vai procurar gerir da melhor maneira o seu plantel, tendo em atenção o desafio de amanhã, em que vai ter pela frente a forte formação do 1º de Agosto, em desafio a contar para a segunda jornada da segunda volta do Grupo A da 36ª edição do Campeonato Nacional da bola ao cesto.
O Pavilhão 28 de Fevereiro vai seguramente escaldar, dado o interesse das duas agremiações em alcançar os dois pontos em disputa.
A partida pode ser marcada pelo signo do equilíbrio, fundamentalmente, dada a ausência de alguns jogadores nucleares dos petrolíferos da capital. No Grupo B, o Clube Amigos de Viana recebe no Complexo do Dream Space, em Viana, a partir das 16h00, o Futebol Clube Vila Clotilde, lider incontestável do grupo, com oito pontos.
O Vila completou a semana passada cem anos de existência e é seguramente o favorito à conquista dos dois pontos . Na outra partida da jornada inaugural da segunda volta, o Progresso Associação do Sambizanga defronta a partir das 16h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, o Atlético Sport Aviação (ASA), num embate no qual não há favorito.
O Sporting de Benguela folga nesta ronda por imperativo de calendário. Vila ocupa o primeiro lugar do Grupo B, com oito pontos, seguido do ASA, com sete. Sporting de Benguela, Progresso Associação do Sambizanga e Clube Amigos de Viana ocupam os lugares imediatos, com seis, cinco e três pontos.
M.C

Amanhã  Benguela acolhe clinic
A província de Benguela acolhe amanhã e domingo o segundo clinic para treinadores de formação de basquetebol, numa organização do Sporting de Benguela, em parceria com a direcção da Federação Angolana de Basquetebol. Lançamentos, técnica individual, passe, fundamento decisivo nos jogos colectivos, contra-ataque, preparação física e outros temas vão dominar os dois dias da acção formativa que visa aumentar os conhecimentos dos treinadores que lidam directamente com os escalões de formação.
O programa revela que o professor Raul Duarte é o primeiro prelector a entrar em cena, com o tema sobre os lançamentos. Aníbal Moreira, seleccionador nacional feminino, vai debruçar-se sobre técnica individual ofensiva com os jogadores altos.
O professor Raul Duarte vai fechar o painel do período da manhã, com o tema do passe como fundamento decisivo nos jogos colectivos.
No período vespertino, Aníbal Moreira vai abordar o tema relacionado com os contra- ataques, ao passo que a preparação física (resistência muscular localizada) tem como prelector o professor Solito Gamba.

Domingo, no último dia da acção formativa, são abordados temas como transição ofensiva, lançamentos e preparação física.
M.C