Africa Basquetebol

01 abril 2014

ANGOLA : Militares confiantes no título

                       
Vice-presidente para o basquetebol do 1º de Agosto reafirmou o desejo de conquistar a Taça de Angola e o BAI Basket
Fotografia: Jornal dos Desportos
O vice-presidente para o basquetebol do 1º de Agosto, José Moniz, mostrou-se confiante no sucesso da equipa na 36ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo BAI Basket, competição que esta sexta-feira faz disputar a primeira jornada da segunda volta da fase de grupos.

O homem forte para a área do basquetebol do Clube Central das Forças Armadas Angolanas teceu estas considerações à comunicação social sexta-feira última, depois dos actuais campeões nacionais terem afastado das meias-finais a formação do Recreativo do Libolo, em pleno Complexo do Dream Space, após derrota por 76-102.
Apesar de ter perdido em casa, no desafio da primeira mão, por 87-95, o dirigente militar sempre acreditou na reviravolta da eliminatória, embora reconheça o potencial do seu adversário.
De acordo com o vice-presidente da equipa militar a vitória sobre o Libolo e a consequente qualificação à final da 30ª edição da Taça de Angola aumentou a auto-estima do grupo que se prepara com todos os cuidados para a ponta final do BAI Basket.
 «Nós sempre acreditamos no valor da nossa equipa. Apesar de termos perdido em casa, por 87-95, sabíamos que tínhamos valores suficientes para anular a vantagem que o nosso adversário trazia da primeira mão. Cumprido que está o primeiro objectivo que passava pela qualificação à final da Taça de Angola vamos agora virar as atenções para o BAI Basket», asseverou José Moniz.
O vice-presidente para o basquetebol da turma militar não escondeu o desejo de reconquistar o título do BAI Basket.
“Somos os campeões nacionais em título, por isso, tudo vamos fazer para arrebatar o troféu, apesar de reconhecer o valor de outros concorrentes”, finalizou.
Entretanto, a formação do 1º de Agosto realiza hoje, no Pavilhão Victorino Cunha, no final da tarde (17h00), mais uma sessão de treinos, com vista a deslocação esta sexta-feira, ao Pavilhão 28 de Fevereiro, onde vai defrontar a Universidade Lusíada, para a primeira jornada da segunda volta do Grupo A.
Sem qualquer caso clínico, Paulo Macedo vai poder contar com todas as suas principais unidades, numa dupla jornada em que vai ter pela frente o arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda. O Clube Central das Forças Armadas Angolanas ocupa nesta altura o segundo lugar do Grupo A, com sete pontos, menos um (oito), que o Recreativo do Libolo, na primeira posição.
Em quatro jogos, os libolenses conseguiram igual número de vitórias. Já os petrolíferos da capital ocupam o terceiro lugar da tabela classificativa do Grupo A, com seis pontos.

CASTIGO
FAB pune atletas
O Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Basquetebol puniu os atletas José Vemba Manuel Salvador, do Clube Universidade Lusíada, e Paulo Márcio Capita Barros, do Grupo Desportivo Interclube, com um jogo de suspensão, por conduta incorrecta durante a primeira volta da fase de grupos da 36ª edição do BAI Basket.
Conforme ainda o comunicado, os atletas acima referenciados foram-lhes aplicadas multas em kwanzas equivalentes a Usd 60,00 dólares (Akz. 6.000,00)
Entretanto, as emoções da 36ª edição do BAI Basket regressam já esta sexta-feira, com a disputa da primeira jornada da segunda volta da fase de grupos.

No Grupo A, a Universidade Lusíada recebe, a partir das 16h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o 1º de Agosto, ao passo que no fecho da ronda o Grupo Desportivo Interclube defronta no seu reduto o Atlético Petróleos de Luanda, a partir das 18h00. Folga por imperativo de calendário o Recreativo do Libolo.
Já no Grupo B, o Clube Amigos de Viana defronta, às 16h00, no Complexo do Dream Space, o Futebol Clube Vila Clotilde, ao passo que o Progresso Associação Sambizanga mede forças com o Atlético Sport Aviação (ASA), a partir das 16h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva.
 M.C

Federação acerta datas da “Final Four”

A direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol definiu já as datas do início da fase final da 36ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino.
De acordo com o comunicado a que tivemos acesso, proveniente do órgão reitor da modalidade, a série A, grupo reservado as equipas que vão discutir o título da 36ª edição do BAI Basket arranca a 25 do mês em curso, ao passo que a série B, reservada às formações que vão disputar do quinto ao oitavo lugares começa no dia 22.
Nuno Teixeira, director do gabinete técnico e de formação da Federação Angolana de Basquetebol, afirmou recentemente ao Jornal dos Desportos sobre a necessidade de se cumprir com rigor as datas previamente marcadas.
“Nós vamos procurar cumprir com as datas, muito em função dos compromissos internacionais que temos para este ano. Portanto, o Campeonato Nacional de basquetebol vai terminar em princípio na última quinzena de Maio próximo, daí que, vamos ter de ser rigorosos nas datas”, alertou o director do gabinete técnico e de formação da Federação Angolana de Basquetebol.
Ainda no mês de Maio, está previsto o início do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores feminino.
A Selecção Nacional sénior masculino vai disputar o Campeonato do Mundo de Espanha, ao passo que as senhoras vão fazer a sua estreia numa fase final de um Campeonato do Mundo, com palco na Turquia. Já a Selecção Nacional de sub-17 vai igualmente disputar pela primeira vez uma fase final de um Campeonato do Mundo. Dubai foi o país escolhido para acolher o certame. A FAB trabalha para proporcionar as melhores condições .       
M.C