Africa Basquetebol

03 abril 2014

ANGOLA : Clube Lusíada prepara estreia


Ex-técnico do Juventude quer transformar a Lusíada num grémio de referência no país
Fotografia: Jornal dos Desportos
Depois de ter sido um dos fundadores do Grupo Desportivo O Maculusso, o técnico Alexandre Neto foi convidado pela direcção da Universidade Lusíada a liderar o projecto de criação duma equipa altamente competitiva a nível dos seniores femininos nos próximos tempos.
Formada basicamente pelas jogadoras provenientes da extinta equipa do Juventude de Viana, a formação da Universidade Lusíada faz hoje, a partir das 18h00, diante do 1º de Agosto, a sua estreia no campeonato provincial da bola ao cesto.

Com menos de uma semana de preparação, o categorizado técnico ligado ao basquetebol feminino afirmou em entrevista ao Jornal dos Desportos que a sua agremiação vai entrar na competição para dotá-la de maior rodagem competitiva, tendo em atenção a disputa do campeonato nacional, que em princípio arranca a 31 de Maio próximo. Alexandre Neto, técnico que formou jogadoras como Nacissela Maurícia, Catarina Camufal, Felizarda Jorge, Elsa Eduardo, Teresa Gonçalves, Nguendula Filipe e Jacqueline Francisco, esta última, ligada hoje ao treino, enalteceu o gesto nobre da direcção da Universidade Lusíada, liderada por Rui Mingas, que decidiu acolher as jogadoras da extinta equipa do Juventude de Viana.

“Devo dizer que este é um projecto novo que surgiu com a extinção da equipa sénior feminina do Juventude de Viana. Algumas pessoas ligadas ao basquetebol sentiram a necessidade de não deixar as meninas sem a prática desportiva, tendo em conta o número reduzido de equipas e foi com este propósito que a Administração da Universidade Lusíada, na pessoa do doutor Rui Mingas, decidiu absorver as atletas e o corpo técnico, gesto que deve ser enaltecido pela sociedade civil e não só.”Alexandre Neto prometeu trabalhar arduamente para que nos próximos tempos a sua equipa seja capaz de ombrear de igual para igual com as chamadas equipas grandes a nível do basquetebol feminino, nomeadamente, Grupo Desportivo Interclube e 1º de Agosto.

“Como sabe, começámos a trabalhar há pouco menos de uma semana e por isso vamos aproveitar o campeonato provincial para rodarmos a nossa equipa, tendo em atenção o campeonato nacional, no qual pretendemos representar bem as cores da Universidade Lusíada”, prometeu Alexandre Neto.Numa primeira fase, a Universidade Lusíada vai trabalhar apenas com o escalão de seniores, estando prevista para os próximos anos a aposta nos escalões de formação, área que o técnico Alexandre Neto domina bem.

“Vamos arrancar numa primeira fase com os seniores e dada a grandeza do projecto, futuramente temos que criar os escalões de formação para potenciar a equipa principal”, asseverou o técnico Alexandre Neto.
A Universidade Lusíada tem como quartel-general as instalações do INEF. Grupo Desportivo Interclube, 1º de Agosto, Grupo Desportivo O Maculusso e Clube Universidade Lusíada começam a partir de hoje a competir no campeonato provincial de basquetebol de Luanda. A competição termina, em princípio, no dia 11 de Maio próximo.


CONSTATAÇÃO
“Estamos bem no sector feminino”

O técnico principal da equipa sénior feminina do Clube Universidade Lusíada, Alexandre Neto, considerou que a modalidade vive actualmente um momento de graça, em face das últimas conquistas, quer a nível da Selecção Nacional, quer a nível de clubes.
Apesar desta constatação, Alexandre Neto chamou a atenção para se trabalhar cada vez mais em toda a extensão do território nacional, no sentido de se aumentar o número de praticantes e consequentemente de clubes, para que o leque de opções a nível das Selecções Nacionais seja cada vez mais alargado.

“Penso que estamos a atravessar um bom momento a nível do basquetebol feminino. Nós estamos a ter uma projecção muito grande e prova disso são os últimos dois Campeonatos Africanos das Nações que nós conquistámos e fruto destas vitórias conseguimos disputar pela primeira vez os Jogos Olímpicos e este ano vamos também participar pela primeira vez numa fase final do Campeonato do Mundo, prova a decorrer na Turquia. Apesar destas vitórias, creio que devemos potenciar cada vez mais os clubes já existentes mas que têm poucos recursos e trabalharmos para a criação de novos clubes.”

Alexandre Neto aplaudiu a iniciativa da direcção da federação, pelo facto de ter levado o ano passado o campeonato nacional para a província do Bié, facto que no entender do nosso interlocutor motiva as demais províncias a apostarem na modalidade.
Questionado sobre as adversárias da Selecção Nacional no Campeonato do Mundo da Turquia, Alexandre Neto afirmou que “é uma grande valia o combinado angolano defrontar selecções como Estados Unidos, Sérvia e China.             
M.C