Africa Basquetebol

06 abril 2014

ANGOLA : 1º de Agosto vence clássico



Fotografia: Paulo Mulaza
A equipa do 1º de Agosto venceu ontem a formação do Petro de Luanda por 83-82, no último minuto da partida do clássico da segunda jornada da segunda volta do Grupo A, do campeonato nacional de basquetebol (BAI Basket), que decorreu na Cidadela Desportiva.

No primeiro quarto o Petro de Luanda mostrou-se mais esclarecido. Circulou mais a bola e apostou no jogo exterior no qual converteu cinco triplos de dez tentados. O 1º de Agosto chegou a empatar a partida a 14 pontos mas não conseguiu segurar o resultado, permitindo que o Petro o vencesse por seis pontos (20-14) no final do primeiro período. A formação militar esteve mal nos lançamentos exteriores, no qual de dez tentados converteu apenas dois.
No segundo período, o primeiro triplo veio de Pedro Bastos, decorridos dois minutos, numa altura em que o placard ainda não se tinha mexido para o lado militar. Island Manuel parece ter dado sorte a equipa militar ao converter os primeiros pontos de lançamentos livres. Daí em diante o 1º de Agosto só equilibrou a partida, enquanto o Petro passou a ficar alguns períodos sem marcar.
Com Domingos Bonifácio a ser o melhor cestinha do Petro com 26 pontos, o Petro aumentou a sua vantagem no jogo exterior ao converter oito de 13 tentados.
A cerca de um minuto para terminar o segundo período, o Petro vencia  por 32-27 mas um triplo de Reggie Moore permitiu a redução da vantagem (32-30), resultado com que as duas equipas foram ao intervalo maior. Apesar da magra vantagem no cômputo geral, o Petro perdeu a parcial por 12-16.
No terceiro período a formação militar entrou melhor. Também apostou no jogo exterior e apresentou um rigor táctico defensivo que lhe permitiu passar a frente no marcador (38-35).
Depois foi a vez dos Petrolíferos recuperarem da desvantagem (47-45). Com um parcial de 21-21, o Petro conseguiu terminar a frente no marcador.
O último quarto foi decisivo para o jogo. Reggie Moore pelo 1º de Agosto e Gestin Jonhson, pelo Petro de Luanda fizeram a diferença com lançamentos de três pontos. A partida chegou a registar mais de 13 empates no marcador. Nos últimos minutos os técnicos fizeram gestão do tempo com sucessivos minutos de desconto de tempo com jogadas tácticas com a finalidade de ganharem faltas, uma vez que as duas tinham cinco faltas colectivas. Resultado final 83 para o 1º de Agosto 82 para o Petro de Luanda. Reggie Moore foi o melhor cestinha dos militares com 20 pontos.
Com esta vitória, os militares assumiram o comando da prova com 11 pontos, após a derrota ontem do Recreativo do Libolo frente ao Interclube de Luanda por 90-104. Ainda ontem, para o Grupo B, o Sporting de Benguela bateu o Progresso do Sambizanga por 66-61