Africa Basquetebol

08 março 2014

ANGOLA : Competições africanas entregues á outros países

                       
Selecção Nacional sénior masculina vai defender o seu título africano conquistado na Costa do Marfim em 2013 na Túnisia
Fotografia: Jornal dos Desportos
Tunísia e Camarões foram os países escolhidos pela FIBA-África para acolherem os Campeonatos Africanos das Nações de Basquetebol em seniores masculinos e femininos de 2015, provas selectivas aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, em 2016, de acordo com o site do organismo que tutela a modalidade no continente africano.
A 28ª edição do Campeonato Africanos das Nações em seniores masculinos vai ter lugar na Tunísia, país que vai acolhe pela terceira vez uma competição do género.
Já a 24ª edição do Afrobasket a nível dos seniores femininos tem como palco os Camarões, país que vai albergar igualmente a competição pela primeira vez.
Angola tinha manifestado interesse em acolher em 2015 os Campeonatos Africanos das Nações, nas duas classes, tendo recebido inclusive a visita dos emissários da FIBA-África na última quinzena do mês de Fevereiro.
A delegação chefiada por Julian Farran vistou o Multiusos do Kilamba, Pavilhão construído no âmbito da realização da 41ª edição do Campeonato do Mundo de hóquei em patins, o Pavilhão Victorino Cunha e o Pavilhão 28 de Fevereiro, para além do Complexo da Cidadela Desportiva.
Ainda de acordo com o site do organismo que tutela a modalidade no continente africano, Angola surge como segunda opção, em caso de desistência quer da Tunísia quer dos Camarões.

Angola detém os títulos em masculinos e femininos. A Selecção Nacional sénior masculina conquistou em 2013 na Costa do Marfim, a 27ª edição do Afrobasket, ao passo que as senhoras arrebataram a 23ª edição do Campeonato Africano das Nações, prova disputada em Maputo, Moçambique.
Angola possui 11 títulos africanos, ao passo que a Selecção Nacional sénior feminina soma já dois Campeonatos Africanos das Nações. Ontem  o Jornal dos Desportos procurou ouvir a reacção da direcção da Federação Angolana de Basquetebol sobre a decisão da FIBA-África mas a   tentativa foi gorada.   
Taça de Angola
Inter com missão difícil frente ao 1º de Agosto

Com uma desvantagem de 30 pontos, a formação do Interclube procura hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, anular a vantagem do 1º de Agosto, que no desafio da primeira mão venceu 92-62, e forçar uma finalíssima nos quartos-de-final na 26ª  edição da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino.
A missão de virar o resultado a  seu favor afigura-se  difícil mas Alberto Babo, técnico da turma da Polícia, está esperançado em obter uma vitóri frente aos militares por uma margem superior a 30 pontos e forçar deste modo uma finalíssima.
Ontem, os pupilos de Alberto Babo realizaram a sessão derradeira de treino, no seu reduto, palco do desafio desta noite, referente à segunda-mão dos quartos-de-final da segunda maior competição a nível da "bola ao cesto".
Identificados os erros cometidos no prélio da primeira-mão  em que foram copiosamente batidos por 92-62, os policias pretendem agora surpreender a equipa rubro-negra, uma das fortes candidatas à conquista do troféu, que se encontra em posse do Atlético Petróleos de Luanda, conjunto que passeou classe nos quartos, diante da frágil formação do Sporting Petróleos do Bié.
Clinicamente a equipa goza de boa saúde, facto que vai permitir ao técnico Alberto Babo contar com todas as suas principais unidades.
Apesar da vantagem confortável (30 pontos), Paulo Macedo faz-se acompanhar  de todo o seu "arsenal", com excepção de Hermenegildo Santos, atleta que continua sob cuidados médicos.
As perdas sistemáticas de bola continuam a preocupar o técnico militar, que apelou os seus jogadores a pautarem-se pela postura do jogo da primeira mão.
"Se quisermos ultrapassar o Interclube teremos que necessariamente apresentar a postura que tivemos no desafio da primeira mão. Defender bem e atacar com eficiência", alertou Paulo Macedo que persegue o seu primeiro troféu a nível da Taça de Angola.
Para o confronto desta noite o técnico da equipa rubro e negra poderá convocar os seguintes atletas: Armando Costa, Adilson Baza, Edson Ndoniema, Mário Correia, Reggie Moore, Felizardo Ambrósio, Joaquim Gomes "Kikas", Mutu Fonseca, Cedric Ison, Edmir Lucas, Carlos Almeida e Islando Manuel.
Entretanto, quem já está apurado para as meias-finais da 26ª edição da Taça de Angola é o Atlético Petróleos de Luanda, que nos quartos-de-final afstou a fragil formação do Sporting Petróleos do Bié.                  M.C

No Dream Space
Libolo recebe Lusíada

A equipa do Recreativo do Libolo pode confirmar hoje à passagem às meias-finais da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino, quando receber a partir das 18h00, no Complexo do Dream Space, em Viana, a formação da Universidade Lusíada, em partida referente à segunda mão dos quartos-de-final da referida competição.
A formação do Recreativo do Libolo que não vai mais uma vez contar com os préstimos do internacional   Carlos Morais, que continua a recuperar de uma lesão no ombro direito, e Lefetu Selengue, este último suspenso por tempo inteterminada pela direcção técnica da federação angolana da modalidade, por falsificação de identidade, traz uma confortável vantagem do prélio da primeira mão, onde venceu os universitários por 91-65.
Apesar destas contrariedades, o representante da vila de Calulo com maior ou menor dificuldade vai carimbar o passe para as meias-finais, onde já lá está o Atlético Petróleos de Luanda.
O Clube Universidade Lusíada, uma das sensações da 36ª edição do Campeonato Nacional da "bola ao cesto", a par do Sporting de Benguela, vai tentar complicar as pretensões dos libolenses que pretendem assegurar o passe para as mais-finais já no desafio desta noite.
Superiores, quer em termos colectivos, quer em termos individuais, o Recreativo do Libolo vai chamar a si a conquista da vitória.
Entretanto, Norberto Alves, tecnico principal do Recreativo do Libolo recusou-se a prestar qualquer comentário sobre o caso "Lifetu Selengue", atleta que foi suspenso por tempo indeterminado pela direcção técnica da FAB.