Africa Basquetebol

21 março 2014

ANGOLA : Campeães africanas jogam em Moçambique

                       
Angolanas voltam à cidade de Maputo
Fotografia: Jornal dos Desportos
O torneio, que deve contar também com a presença dos seleccionados de Cuba, Brasil e Portugal, deve acontecer entre 20 e 25 de Junho, por ocasião do aniversário da Independência de Moçambique, e é uma organização da federação moçambicana, inserida no programa de preparação das Samurais, designação da selecção local, para o Campeonato do Mundo, na qualidade de segundo classificado do último Afrobasket feminino, disputado em Maputo e vencido por Angola.
No Mundial, Angola tem como adversários os Estados Unidos e a Sérvia, enquanto as moçambicanas, inseridas  no grupo B, jogam com as formações da Turquia, Canadá e França.

Polícias e militares jogam hoje

O 1º de Agosto e o Interclube protagonizam hoje, às 18h30, no pavilhão 28 de Fevereiro, o jogo de cartaz da quarta jornada da primeira volta de fase de grupos do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino.
O líder da competição, a par do Petro de Luanda, vem de uma derrota diante do Recreativo do Libolo e está proibido de fracassar, sob pena de ser afastado do topo. O técnico da equipa militar, Paulo Macedo, e os seus pupilos vão enfrentar uma equipa que se arruma ao gosto de Alberto Babo.
Apesar de perder o poste Eduardo Mingas, o Interclube é o quarto classificado da primeira fase do campeonato nacional e surpreendeu as equipas grandes. Para o jogo de hoje, Alberto Babo arrumou uma equipa que vai apostar no lançamento exterior, face à fragilidade dos seus postes debaixo da tabela. A jogar em casa, os polícias vão procurar contrariar todo o favoritismo da equipa militar.
Noutra partida, o Recreativo de Libolo visita às 16h00, no pavilhão 28 de Fevereiro, o Clube Universidade Lusíada. Moralizado pela vitória diante dos campeões nacionais, o clube de Calulo enfrenta a equipa não candidata. Face aos valores de cada conjunto, os pupilos de Norberto Alves são mais fortes, pelo que se depreende uma vitória sobre os estudantes. As cinco vitórias sobre o 1º de Agosto espelham o quanto é forte o Recreativo do Libolo. Por imperativo de calendário, o Petro de Luanda está de folga.

GRUPO B
Para os jogos classificativos do sexto ao último lugar do BAI Basket, o Progresso do Sambizanga e FC Vila Clotilde centralizam as atenções do grupo B, a partir das 16h00, no pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva.
Para o mesmo grupo, o Clube Amigos de Viana recebe às 16h00, no Complexo do Dream Space, em Viana, o Sporting de Benguela.
Com pouco rendimento na prova nacional, os aviadores folgam por força de calendário.

CLASSIFICAÇÃO

O 1º de Agosto e o Petro de Luanda lideram o Grupo A, ambos com cinco pontos, seguidos do Recreativo do Libolo, com quatro. A Universidade Lusíada e o Interclube ocupam as últimas posições da tabela classificativa, ambas com dois pontos. 

No Grupo B, Futebol Clube Vila Clotilde é o líder com seis pontos, seguido do Atlético Sport Aviação (ASA), com cinco; Sporting de Benguela, com três pontos; Progresso Associação Sambizanga, com dois pontos e Amigos de Viana na última posição.