Africa Basquetebol

18 março 2014

ANGOLA : Libolo tenta encurtar vantagem do 1º de Agosto

                       
Extremo base Carlos Morais desfalca esta noite a formação do Recreativo do Libolo
Fotografia: Jornal dos Desportos

A formação do Recreativo do Libolo procura esta noite, a partir das 18h00, no Complexo do Dream Space, em Viana, derrotar o 1º de Agosto e encurtar a vantagem dos militares que lideram o Grupo A do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket), com quatro pontos, contra dois da turma libolense.
Sem o extremo base Carlos Morais, atleta que continua ainda sobre cuidados médicos, em face da lesão que contraiu no ombro direito durante a parte final da fase regular da edição do BAI Basket, o Libolo vai procurar alcançar esta noite a segunda vitória consecutiva na prova, depois de ter vencido na segunda jornada a formação do Grupo Desportivo Interclube, por 77-70.
O MVP (Jogador Mais Valioso) da última edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, prova disputada na Costa do Marfim e ganha pelo seleccionado angolano, tem estado a treinar com o resto do grupo mas, a sua utilização no prélio desta noite está fora de hipótese, conforme apurou o Jornal dos Desportos, junto do departamento médico do grémio de Calulo.
Apesar desta contrariedade, os actuais vice-campeões nacionais vão tentar vencer o ciclo vitorioso do Clube Central das Forças Armadas, que na dupla jornada do último fim-de-semena fez o pleno, venceu a Lusíada e Atlético Petróleos de Luanda, por 81-61 e 81-78 respectivamente.
Ontem, os pupilos de Norberto Alves realizaram no Complexo do Dream Space, a sessão derradeira do treino, para o desafio desta noite, referente a terceira jornada do Grupo A.
Com menos uma partida, em relação aos seus mais directos adversários no que ao título diz respeito (1º de Agosto e Atlético Petróleos de Luanda), os libolenses vão em busca esta noite da sua segunda vitória consecutiva na prova. Moralizados com os triunfos na dupla jornada do fim-de-semana, a equipa militar que também continua desprovida do seu base, Hermenegildo Santos, campeão africano pela Selecção Nacional, por motivos de saúde, vai procurar vencer pela primeira vez o representante da Vila de Calulo, que na presente edição do BAI Basket venceu por duas ocasiões a turma rubro e negra.
Apesar de jogar no reduto do seu opositor, os comandados de Paulo Macedo só pensam no triunfo. Eduardo Mingas (Libolo) e Felizardo Ambrósio «Miller» (1º de Agosto) vão seguramente travar um duelo interessante na luta debaixo das tabelas, ao passo que na posição um (base) o despique vai estar a cargo de Armando Costa (1º de Agosto) e Francisco Sousa (Libolo). Ainda para o Grupo A, a Universidade Lusíada recebe hoje, a partir das 16h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Atlético Petróleos de Luanda, folga por imperativo de calendário o Grupo Desportivo Interclube.
Com maior ou menor dificuldade os petrolíferos da capital vão chamar a si a conquista dos dois pontos em disputa. A entrada da terceira jornada, o 1º de Agosto lidera o Grupo A, com quatro pontos, seguido do Atlético Petróleos de Luanda, com três, ao passo que o Libolo e Interclube o terceiro e quarto lugares, ambos com dois pontos, ao passo que a Lusíada ocupa a cauda da tabela classificativa, com um ponto.

BAI Basket
Vila quer surpreender Sporting de Benguela

Líder incontestável do Grupo B, com quatro pontos, o Futebol Clube Vila Clotilde defronta esta noite, a partir das 18h00, em Benguela, o Sporting local, em desafio referente a terceira jornada da edição do BAI Basket. Moralizado com o triunfo da ronda anterior, em que venceu o Atlético Sport Aviação (ASA), por 80-70, a formação do Futebol Clube Vila Clotilde, de Elvino Dias, vai procurar surpreender esta noite em Benguela, os verdes e brancos da cidade da Acácias Rubras, que na ronda anterior ganharam o Progresso Associação Sambizanga, por 66-54.
O equilíbrio vai seguramente marcar a partida entre o Sporting de Benguela e o Futebol Clube Vila Clotilde. O Vila ganhou por falta de comparência na primeira jornada o Clube Amigos de Viana que não estiveram presentes na quadra de jogos só apresentaram quatro atletas. Por seu lado, o Sporting de Benguela folgou na primeira jornada do Grupo B, por imperativo de calendário, ganhou na ronda dois, os sambilas, por 66-54. Já o Atlético Sport Aviação (ASA) perdeu na ronda anterior frente ao Vila, tem pela frente hoje, a partir das 16h00, a modesta equipa do Clube Amigos de Viana.
Com maior ou menor dificuldade os aviadores vão garantir os dois pontos em disputa, dado a superioridade da turma do aeroporto, quer em termos individuais, quer em termos colectivos. A entrada da terceira jornada do Grupo B, o Futebol Clube Vila Clotilde ocupa o primeiro lugar, com quatro pontos, seguido do Atlético Sport Aviação (ASA), com três, ao passo que o Progresso Associação Sambizanga está no terceiro posto, com dois pontos. A cauda da tabela classificativa do Grupo B é ocupada pelo Clube Amigo de Viana, com zero pontos.
M.C

Conclave da FAB - Associados pedem mais formação
A falta de quadros capacitados tem emperrado o desenvolvimento do basquetebol na maior parte das províncias. A revelação foi feita sexta-feira última pelos delegados das nove províncias, durante a realização da Assembleia-Geral Ordinária da Federação Angolana de Basquetebol, acto que teve lugar na Escola Nacional de Administração-ENAD.
Para além da falta de quadros que grassa a maior parte das associações provinciais de basquetebol, a falta de verbas também tem sido um dos aspectos que tem dificultado a execução dos trabalhos das associações. A maior parte das associações províncias não possuem instalações próprias o que torna mais difícil ainda o desempenho das suas actividades. Perante este mar de dificuldades, os delegados presentes na Assembleia-Geral Ordinária da FAB, solicitaram o apoio da direcção da Federação Angolana de Basquetebol, encabeçada por Paulo Alexandre Madeira.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, Carlos Cunha, presidente da Mesa da Assembleia da Federação Angolana de Basquetebol, considerou legítimas as preocupações apresentadas pelas associações províncias. «Penso que foi um encontro frutífero, não só pelo número de Associações que marcaram presença nos actos mas, sobretudo, pela forma como foram debatidos os vários temas que afligem a modalidade. Em face das dificuldades que as Associações apresentaram à Federação vamos traçar estratégias para ajudar as Associações a angarias patrocínios.
Vamos aproveitar algumas figuras de proa que temos para que junto destas províncias desenvolvam trabalho junto dos governos provinciais e a classe empresarial consigam verbas para minimizar as carências das Associações», asseverou Carlos Cunha. Carlos Cunha fez saber que a FAB vai elaborar um plano de formação para todas Associações provinciais, porque no seu entender só com a formação de quadros capacitados o basquetebol vai conhecer níveis de desenvolvimento desejáveis.
«Como sabe existe uma escola nacional, foi apresentada um balanço de formação até aqui feita. Claro que não é ainda o desejado daí que temos que alargar este plano de formação de quadros. Portanto, acredito que estamos no bom caminha, é preciso não dissociarmos dos problemas que a guerra trouxe ao país», alertou o presidente da Mesa da Assembleia-Geral da FAB. Carlos Cunha mostrou-se por outro lado, satisfeito com o desempenho do actual elenco federativo, destacou os feitos conseguidos pelas distintas selecções nacionais em 2013.
M.C

EM ABRIL  - Huíla realiza maratona
A Associação Provincial de Basquetebol da Huíla (APBH), agendou para o próximo dia 4 de Abril no município de Caconda, a realização de uma maratona desportiva com finalidade de despertar e atrair jovens residentes naquela municipalidade para aderirem a prática da modalidade. Diogo Gomes, secretário-geral da Associação de Basquetebol da Huíla afirmou que o objectivo da realização de actividades do género no âmbito da Dia da Paz em Angola nos municípios visa expandir a modalidade e para posteriormente  poder evoluir para um campeonato cada vez mais provincial.
Disse que no programa agendado pela Associação local para a presente temporada desportiva, constam  18 actividades dos quais  destacam-se  11 acções que tem a ver com torneios, de datas e efemérides, torneio de abertura e os campeonatos provinciais nos diversos escalões. Acrescentou que durante a época, a Associação almeja candidatar-se para albergar duas competições nacionais sobretudo o campeonato nacional na categoria dos sub-14, em ambos os sexos, no mês de Dezembro e o nacional sénior feminino, em Junho.
Diogo Gomes sublinhou que acções de formação de monitores a nível provincial para liderar o processo de massificação nos municípios, constituiu uma das prioridades do elenco liderado por Henriques Albano, para esta época. «Além disso, programamos a realização de acções de formação para treinadores, dirigentes e juízes. Temos contactos adiantados com o Comité Olímpico Angolano (COA) com objectivo de formar dirigentes desportivos a nível da nossa provincial, assim como de províncias vizinhas», sustentou.
Gaudêncio Hamelay |  Lubango