Africa Basquetebol

16 março 2014

ANGOLA : Adulteração de idades em destaque no Encontro Nacional

Luanda - A discussão sobre a adulteração de idades foi o destaque do II Encontro nacional do Basquetebol, realizado hoje, na Escola Nacional de Administração, em Luanda.

FOTO ARQUIVO: Moisés Graneira
Foto: António Escrivão
Durante o evento, os agentes da modalidade mostraram-se preocupados com assunto e identificaram alguns sinais que indiciam esta fraude, nos escalões de formação, como a definição muscular acentuada, sinais de puberdade e maior desenvolvimento das capacidades motoras.
Moisés Graneira, prelector do tema, sugeriu à Federação Angolana de Basquetebol que crie condições para que, antes do início das provas nestas categorias, sejam feitos exames de raio X, ressonância magnética, realização regular dos campeonatos em sub-12, 14, 16 e 18 e aconselhou os dirigentes a contactarem os familiares e conhecidos dos referidos jogadores.
Por sua vez, Manuel de Sousa “Necas” defendeu uma aproximação entre a FAB e as escolas que os jogadores frequentam para certificar-se da veracidade das idades.
“É importante resolver este problema nos clubes, para que as selecções nacionais não sofram”, salientou o antigo "triplista" do 1º de Agosto.
O encontro abordou também a candidatura (perdida) de Angola para os Afrobasket2015, a construção da nova sede da FAB, pressupostos necessários na introdução de atletas estrangeiros na competição interna (benefícios e constrangimentos), alta competição e treinamento de alto rendimento, relevância da intervenção do estado na definição dos objectivos das selecções nacionais nos Mundiais e Jogos Olímpicos.