Africa Basquetebol

17 março 2014

MOÇAMBIQUE : MUNDIAL DE BASQUETEBOL: Moçambique no grupo da anfitriã Turquia

A SELECÇÃO Nacional de Basquetebol Sénior Feminina ficou inclusa no Grupo “B” no Mundial da modalidade, juntamente com anfitriã Turquia, a França e o Canadá, segundo ditou o sorteio realizado sábado em Istambul.
Quis o sorteio que a equipa moçambicana ficasse sediada em Ankara, capital turca, uma das duas cidades que vai acolher a competição (outra é Istambul). A primeira partida do combinando nacional será diante do Canadá a 27 de Setembro, seguindo-se a França e a Turquia nos dias 28 e 29, respectivamente.
A selecção moçambicana não tinha muito por onde escolher pois, tratando-se de um Mundial, onde fazem parte as 16 melhores selecções, é fácil advinhar que todos são de elevada qualidade. A França, vice-campeã europeia, é a adversária mais forte do grupo e por via disso a potencial candidata a ficar em primeiro. A equipa da casa, a Turquia, evoluiu muito de uns tempos para cá e a jogar em casa terá uma palavra a dizer. O Canadá, do ponto de vista teórico, será provavelmente o oponente mais enquadrado com o nível das comandadas de Nasir Salé, até pela pouca experiência a este nível competitivo. Contudo, tudo isto são futurologias que se devem confirmar dentro da quadra. Enquanto isso, as vice-campeãs africanas têm direito de sonhar com uma brilhante campanha naquela que será a sua primeira participação numa prova deste quilate.
ANGOLA COM AS CAMPEÃS MUNDIAIS
Angola, que representará o Continente Africano, a par de Moçambique, pode-se queixar de total falta de sorte, já que terá que defrontar os Estados Unidos da América, para além da China e Sérvia, duas potências da bola-ao-cesto. A campeã africana vê-se em situação complicada
Apuram-se para a fase seguinte, ou seja, os quartos-de-final (de forma directa) – o primeiro classificados, enquanto o segundo e terceiro serão sujeitos a um “play-off” para seguirem em frente.
COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS E CALENDÁRIO
GRUPO A (Ankara): Brasil, Japão, Espanha e Rep. Checa
1ª Jornada (27 de Setembro)
 Brasil-Rep.Checa e Japão-Espanha
2ª Jornada (28 de Setembro)
Espanha-Brasil e Rep.Checa-Japão
3ª Jornada (29 de Setembro)
Brasil-Japão e Espanha-Rep.Checa
GRUPO B (Ankara): Moçambique, Turquia, França e Canadá
1ª Jornada (27 de Setembro)
Moçambique-Canadá e Turquia-França
2ª Jornada (28 de Setembro)
França-Moçambique e Turquia-Canadá
3ª Jornada (29 de Setembro)
Moçambique-Turquia e França-Canadá
GRUPO C (Istanbul): Coreia do Sul, Cuba, Austrália e Bielorrússia
1 Jornada (27 de Setembro)
Coreia do Sul-Bielorrússia e Cuba-Austrália
2 Jornada (28 de Setembro)
Austrália-Coreia do Sul e Bielorrússia-Cuba
3 Jornada (29 de Setembro)
Coreia do Sul-Cuba e Austrália-Bielorrússia
GRUPO D (Istanbul): Sérvia, China, EUA e Angola
1ª Jornada (27 de Setembro)
Sérvia-Angola e China-EUA
2ª Jornada (28 de Setembro)
EUA-Sérvia e Angola-China
3ª Jornada (29 de Setembro)
Sérvia-China e EUA-Angola