Africa Basquetebol

16 março 2014

ANGOLA : 1º de Agosto supera Petro de Luanda

                       
Militares chegaram a vencer os petrolíferos por 24 pontos no segundo período do jogo mais aguardado da segunda jornada
Fotografia: Santos Pedro
Os dois maiores emblemas do desporto nacional fizeram jus ao estatuto de "eternos rivais" na maior competição da bola ao cesto, ao protagonizarem uma partida electrizante.
Os adeptos de ambos os planteis viveram intensos momentos. A jogar no seu reduto, a equipa militar teve maior discernimento, sobretudo até ao terceiro quarto
O Petro de Luanda, às ordens do camaronês  Lazare Andigono, evidenciou significativas melhorias na desenvoltura dos sistemas tácticos, não obstante denotar algumas fragilidades no capitulo da finalização, com maior pendor para os lançamentos de longa distância, sector em que o norte-americano Roderick Nealy converteu apenas um em cinco tentados. Vadelício Joaquim encestou dois em três tentados e Justin Johson  falhou oito tentativas.
No quarto inicial, os visitantes denotaram alguma apatia. Paulo Santana, Waldelício Joaquim, Hermenegildo Mbunga e Domingos Bonifácio formaram o cinco inicial para se opor ao plantel composto por Cedric Ison, Mário Correia, Felizardo Ambrósi "miler", Armando Costa e Joaquim Gomes "Kicas". O Petro chegou a perder 22-08 a dois minutos do final do período em que os militares venceram por quatro pontos (24-28).
No segundo tempo, a pouco mais de dois minutos do fim os militares conservaram a vantagem de 24 pontos (24-48), indo para o intervalo com o placard a marcar 46-39. Seguiram-se dois tempos mais equilibrados em que os anfitriões venceram 59-57 e 81-78. O Petro passou para a frente do marcador na passagem do penúltimo minuto do terceiro tempo.
Com Cedrick Isoon em noite de glória (21 pontos) a equipa orientada por Paulo Macedo teve de fazer para merecer, pois o fraco rendimento de  Joaquim Gomes "Kicas" ( 11 pontos), Carlos Almeida (4), Armando Costa (7) e Mário Correia (8), contrastava com a boa performance nas hostes petrolíferas de Domingos Bonifácio, cestinha da partida com 23 pontos na sua conta pessoal, mais dois que Valdelício Joaquim (21), sem descurar de Roberto Fortes que amealhou 13 pontos.

FICHA TÉCNICA

Pavilhão Vitorino Cunha,  jogo da segunda jornada do grupo A da fase de grupos do campeonato nacional de basquetebol entre o  1º de Agosto e o Petro de Luanda, com lotação esgotada e sob arbitragem do trio Carlos Júlio, António Bernardo e Clésio Francisco, as equipas alinharam da seguinte forma:

1º de Agosto: Edson Ndoniema (10), Armando Costa (7), Adilson Baza (0), Mário Correia (8), Reggie Moore (9), Felizardo Ambrósio (11), Joaquim Gomes (11), Mutu Fonseca (0), Cedric Ison (21), Carlos Almeida (4), Edmir Lucas (0), Islando Manuel (0).
Treinador: Paulo Macedo

Petro de Luanda: Roberto Fortes (13), Justin Johson (6), Joaquim Pedro (0), Vladmir Gerónimo (0), Paulo Santana (2), Eric Norman (0), Leonel Paulo (0), Domingos Bonifácio (23), Valdelício Joaquim (21), Hermenegildo Mbunga (4), Abdel Gomes (0), Rederick Nealy (0)
Treinador: Lazare Adigono

DECLARAÇÃO DOS TÉCNCOS


Paulo Macedo Técnico do 1º de Agosto
"Partida equilibrada"

“Paulo Macedo reconheceu a réplica do adversário, não obstante a vitória caseira, tendo sublinhado que o seu plantel ainda não atingiu o apogeu e que os próximos dias serão de intenso trabalho, com vista as partidas subsequentes.
"Foi uma partida muito equilibrada, pois o Petro soube criar grandes dificuldades, numa altura em que o nosso plantel ainda carece de alguns acertos em determinados sectores do jogo, algo que vamos fazer com mais trabalho. Contudo, alcançamos uma vitória, o que é o mais importantes e vamos trabalhar no sentido de melhorar as nossa falhas para voltarmos a vencer os próximos desafios", disse.

Manuel Silva "Gi", Técnico adjunto do Petro
“Jogo bem disputado”

“No final da partida, o técnico adjunto do Petro de Luanda, Manuel Silva "Gi" reconheceu que jogar diante do 1º de Agosto é sempre uma tarefa difícil. De acordo com o treinador, a equipa só não venceu o jogo devido a fraca prestação da finalização.
"Foi um jogo bem disputado, em que as duas equipas souberam prendar os amantes da modalidade com um basquetebol de alto nível. O 1º de Agosto venceu bem, mas devo deixar claro que só não fomos mais felizes porque tivemos pouca sorte na finalização", referiu.

Mundial
Angola está no Grupo D

A selecção nacional de basquetebol em seniores femininos ficou emparcelada no Grupo D do campeonato do Mundo de basquetebol, que vai ser realizado em Setembro deste ano na Turquia.
As campeãs africanas vão disputar a prova ao lado dos EUA (campeão do mundo), Sérvia e China, segundo o sorteio realizado ontem em Istambul, Turquia, onde se encontra uma delegação da Federação Angolana de Basquetebol, que foi assistir à cerimónia. O continente africano estará representado ainda no mundial com Moçambique, a quem Angola bateu na final em Maputo. As moçambicanas estão enquadradas no grupo B, com a França, Turquia e Canadá.
No Grupo "A" o sorteio agrupou as formações da Espanha, República Checa, Brasil e Japão. O "C" é formado pela Austrália, Biolorússia, Cuba e Coreia do Sul.