Africa Basquetebol

09 janeiro 2014

ANGOLA : FAB adia nacional feminino

Clubes aguardam com ansiedade o veredicto do órgão reitor da modalidade sobre a província que vai acolher o evento
Fotografia: Jornal dos Desportos
A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) remarcou para Fevereiro próximo (de sete a 17), a disputa da XXVIII edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores feminino, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.

Ao contrário do que estava programado, duas províncias surgem agora como potenciais candidatas a acolher a edição 28 do Campeonato Nacional, designadamente, Bié, província que se predispôs a albergar o evento, ao passo que Luanda pode servir de alternativa.

De acordo com a nossa fonte, apesar das autoridades da província do Bié manifestar publicamente o seu total apoio à realização da prova, ficou no entanto, por se esclarecer em que se consubstancia o referido apoio.
Os clubes da capital, 1º de Agosto, Grupo Desportivo Interclube, Grupo Desportivo O Maculusso e Juventude de Viana alegaram falta de recursos financeiros para custear na totalidade as despesas inerentes à competição (transporte, hospedagem e alimentação).
Caso haja comparticipação do governo provincial do Bié e do comité organizador, a competição deve decorrer na cidade do Cuito, ao passo que a direcção da FAB pode subvencionar as participações do Juventude de Viana e do Grupo Desportivo O Maculusso, formações que não gozam de saúde financeira.  
Entretanto, caso a direcção da FAB não encontre respaldo no governo provincial do Bié, o Campeonato Nacional é disputado na província de Luanda, pelo que deve o órgão reitor da modalidade subvencionar a participação do Sporting do Bié e do Misto da Huíla. 
A competição estava inicialmente marcada para o período compreendido entre 5 a 14 do mês em curso, na cidade do Cuito, província do Bié, mais, alegadamente por questões técnicas e administrativas a direcção técnica da FAB viu-se forçada a adiar o certame.
Assim, Paulo Madeira, presidente da Federação Angolana de Basquetebol reuniu-se de emergência com o seu pelouro na última terça-feira, nas suas instalações sito no Complexo da Cidadela Desportiva, com o Campeonato Nacional de basquetebol em seniores feminino a dominar a agendo do referido encontro.
A formação do 1º de Agosto é a detentora do ceptro nacional.

BAI BASKET
Libolo adopta Dream Space como casa

A formação do Recreativo do Libolo vai doravante adoptar o Complexo do Dream Space como campo oficial para a realização dos seus jogos referentes a 36ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo BAI Basket.
No início da época desportiva 2013/2014, os actuais vice-campeões nacionais tinham indicado o Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, mas em virtude dos constrangimentos encontrados, fundamentalmente, nas sessões de treinos, o grémio de Calulo decidiu regressar ao Complexo do Dream Space, em Viana.
Assim, a equipa do Recreativo do Libolo que pode contar já nos próximos dias com o seu técnico principal, Norberto Alves, que se encontra em Portugal a gozar as férias de natal, recebe amanhã, no Complexo do Dream Space, o Clube Amigos de Viana, em partida de acerto de calendário do BAI Basket.
A equipa técnica do Libolo vai seguramente aproveitar o desafio de amanhã, frente aos Amigos de Viana, para corrigir eventuais erros, com vista a partida de sábado, diante do 1º de Agosto, actual campeão nacional e africano em título.
Ao contrário do que estava previsto, o desafio não se disputa no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, mas no Complexo do Dream Space.
Entretanto, o desafio Libolo-Petro de Luanda marcado inicialmente para o dia 18 do mês em curso, foi remarcado para o dia 30 do corrente. A partida entre o Sporting de Benguela e a Lusíada prevista para o dia 12 é disputada amanhã.
Rodrigues Ricardo, técnico-adjunto do Recreativo do Libolo, em declarações ao Jornal dos Desportos no final do jogo em que a sua formação bateu o ASA, por 94-85, afirmou que a sua colectividade está a preparar com todos os cuidados o desafio deste sábado, frente ao 1º de Agosto.
«Como sabe viemos de uma pausa resultante das férias de natal e é normal que a equipa ainda não esteja a reagir tal como desejamos. Mas, estamos a trabalhar com todos os cuidados para o jogo de sábado. Antes temos pela frente a Lusíada. É uma partida difícil para os dois contendores», prognosticou Rodrigues Ricardo. M.C

NO CUITO
Torneio dá rodagem

As equipas seniores femininas de basquetebol do Sporting do Bié e do Misto da Huila terminaram na última segunda-feira um torneio triangular que visou dar rodagem competitiva as respectivas equipas, que viram gorados os intentos  de participar do Campeonato Nacional da modalidade inicialmente marcado para a cidade do Cuito. 
No torneio, as equipas realizaram três partidas, onde o resultado nunca esteve em causa, mas  rodar as atletas para as competiçoes que se avizinham. 
José Heta, coordenador técnico da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla e chefe da delegação, afirmou que tiveram conhecimento do adiamento do Campeonato Nacional quando já estavam a caminho da cidade do Cuito, dai que tiveram de aproveitar a estadia na cidade e participar do torneio. 
«Não tivemos outra opção. Já aqui na cidade do Bié  tivemos conhecimento do adiamento da prova. Entao decidimos realizar estes três jogos para tirar proveito da viagem e dar competitividade a algumas atletas que vão competir no Campeonato Nacional de sub-18», disse. 
O dirigente  lamentou o adiamento do nacional e afirmou esperar que o mesmo venha a realizar-se no local anteriormente marcado (Cuito). 
O presidente da Associação de Basquetebol do Bié, Paulo Principe, criticou as equipas de Luanda por estar a monopolisar a modalidade  impedem dessa forma  a massificação nas restantes proviíncias do país. 
    João Constantino|Cuito