Africa Basquetebol

08 janeiro 2014

ANGOLA : Libolo continua invencível


Jogo colectivo dos aviadores foi incapaz de travar a senda de vitórias do Recreativo do Libolo do Kwanza Sul
Fotografia: Jose Soares
O Recreativo do Libolo derrotou ontem no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, o Atlético Sport Aviação (ASA), por 94-85, em desafio de acerto de calendário referente à quinta jornada da primeira volta da fase regular da XXXVI edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket).

As duas colectividades estiveram desprovidos dos seus treinadores principais, Carlos Dinis, por banda  da turma aviadora e Norberto Alves, do lado libolenses, tendo os adjuntos assumido o comando das respectivas equipas.Tal como se espera, as duas equipas entraram bastante determinadas, fundamentalmente, no quarto inicial.
A jogar na condição de equipa visitada, o Atlético Sport Aviação (ASA), campeão provincial em título, inaugurou o placard com lançamento dos seis metros e setenta e cinco centímetros. Wilson de Carvalho teve a responsabilidade de converter os primeiros pontos da sua agremiação.O período inicial foi jogado sob o signo de equilíbrio, apesar das duas equipas mostrarem-se presas em alguns movimentos, fruto da férias de natal. Ao cabo dos primeiros doze minutos registava-se um rigoroso empate a 29 pontos.
Com o internacional angolano Carlos Morais a sofrer uma marcação a todo terreno, a turma aviadora conseguiu superiorizar-se em algumas etapas do jogo do segundo quarto, ao contrário do Recreativo do Libolo que pecava sistematicamente na finalização.
Fruto da ineficácia dos libolenses, os pupilos de Jacinto Olim "Jabila" conseguiram uma parcial de 20-14, o que perfez 50-43, ao cabo dos primeiros 24 minutos.No reatamento, a equipa do Libolo entrou melhor, ao contrário do seu opositor que se mostrou bastante apática. 
Mais eficazes no ataque, onde privilegiavam a circulação da bola em todas as áreas de jogo, o Recreativo do Libolo superiorizou-se, tendo conseguido um parcial de 32-16, anulando deste modo, a vantagem de sete pontos que o Atlético Sport Aviação (ASA) trazia do segundo período.Com o extremo base Carlos Morais a liderar as acções ofensivas do Libolo, o representante da Vila de Calulo vencia ao cabo do terceiro período, por 75-66.
Com uma vantagem de nove pontos a entrada do quarto derradeiro (75-66), o ASA tentou por várias ocasiões assaltar o placar mas, os libolenes mostravam-se mais esclarecidos, quer a atacar, quer a defender.
Mais uma vez, o equilíbrio voltou a dominar o quarto derradeiro. Aliás, o rigoroso empate a 19 pontos atesta perfeitamente o equilíbrio que reinou durante os últimos doze minutos, tendo o resultado se fixado em 94-85 a favor do Libolo que mantém a invencibilidade no BAI Basket, somando agora dez pontos, tal como  o 1º de Agosto na quinta posição, contra oito do ASA, na sétima posição.
Eduardo Mingas, com 26 pontos foi o cestinha do desafio, ao passo que no ASA destacou-se Emanuel António, com 18. Petro e Interclube,lideram a prova,ambos com 12 pontos.

DESTAQUE
Eduardo Mingas brilha

O internacional angolano, Eduardo Mingas, poste, brilhou ontem, na vitória da sua equipa (Libolo) frente ao Atlético Sport Aviação ASA, por 94-85, ao anotar 26 pontos, em 47 minutos e 46 segundos, sendo por isso, a sua melhor marca da presente temporada desportiva.O penta campeão africano fez praticamente o jogo completo, já que descansou por apenas 14 segundos. 
Nos lançamentos dos dois pontos, Eduardo Mingas esteve em grande, ao conseguir 86 por cento. Dos 14 lançamentos converteu 12. Já nos lançamentos livres, Mingas obteve um percentual de 33 (2/6). Nos lançamentos a longa distância tentou um e falhou. Em termos de ressaltos conseguiu nove, sendo oito defensivos e um ofensivo, tendo sido também o rei dos ressaltos.

Carlos Morais e Olímpio Cipriano marcaram  13 e 12 pontos respectivamente, em 38 minutos e 46 segundos e 35 minutos e cinco segundos respectivamente.

FICHA TÉCNICA
Pavilhão Anexo: Cerca de meia centena de adeptos
Comissário: José Quizola
Arbitragem: David Manuel, Osvaldo Neto e Wilson Boaventura

ASA: Manuel Mariano (7), Eduardo Ferreira(17), Emanuel António (18), Mayzer Alexandre (8), Wilson de Carvalho (10), Yuri Suingui (7), Helder Goncalves (2), Zola Paulo (4), Yubi Manjor (3), Vasco Estevão (9).
Treinador: Jacinto Olim "Jabila"

Libolo: Francisco Sousa (6), Olímpio Cipriano (12), Luís Costa (12), Carlos Morais (13), José Miguel (6), Braulio Morais (9), Abdel Moussa (10), Filipe Abraao (0), Eduardo Mingas (26).
Treinador: Rodrigues Ricardo. 

Marcha do marcador: 29-29, 50-43, 66-75, 85-94

ADIAMENTO NACIONAL
Decisão da federação surpreende clubes

A decisão da direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol em adiar “sine die” a edição 28 do Campeonato Nacional sénior feminino, prova inicialmente marcada para o período de 5 a 14 deste mês, na cidade do Cuito, surpreendeu os clubes da capital que já se preparavam para embarcar para o local da competição.
Aníbal Moreira, técnico principal da formação do 1º de Agosto, actual campeã nacional, viu-se "confrontado" com a notícia do adiamento do Campeonato Nacional na última sexta-feira, com a viagem para o local da prova prevista para sábado.
"Tínhamos tudo preparado para seguir viagem no sábado mas, infelizmente, na sexta-feira recebemos a informação de que a prova estava adiada “sine die”", lamentou o comandante da equipa militar que tem as baterias viradas para a revalidação do ceptro.
Para o técnico da equipa rubro-negra, este adiamento vai provocar um "estrangulamento" no plano de preparação das equipas técnicas. "Como é evidente este adiamento acaba por estrangular todo um programa previamente elaborado pelas equipas técnicas. Vamos aguardar até que o órgão reitor da modalidade se pronuncie sobre as novas datas", finalizou Aníbal Moreira.
Quem também se mostrou surpreendido com o adiamento da edição 28 do Campeonato Nacional foi técnico principal do Grupo Desportivo Interclube, Apolinário Paquete. 

 Apesar de ter-se manifestado publicamente contra a realização da prova na cidade do Cuito, o técnico da equipa da Polícia tinha tudo preparado para participar do certame.

"Atenção que quando eu me manifestei publicamente contra a realização do Campeonato Nacional no Bié, fi-lo a título pessoal, e não veiculando a instituição onde presto serviço. Como é evidente a FAB é soberana nas decisões que toma é nós clubes estávamos dispostos a disputar esta prova que estranhamente sofreu adiamento",disse.Em comunicado, a FAB não avançou os motivos que estiveram na base do adiamento do Campeonato Nacional.
Interpelado pelo Jornal dos Desportos, Nuno Teixeira, director técnico da Federação Angolana de Basquetebol, alegou questões técnicas e administrativas como as causas do adiamento.

Entretanto, a direcção da FAB reuniu-se ontem ao princípio da noite para encontrar  novas datas para a realização do certame. Até ao fecho da nossa edição desconhecíamos as resoluções saídas do encontro. 
Melo Clemente