Africa Basquetebol

02 janeiro 2014

ANGOLA : Ano de glória


Angolanos mantém estatuto de melhor selecção a nível do continente africano depois de tropeçar no ano de 2011
Fotografia: Jornal dos Desportos
Tal como se esperava, a Selecção Nacional de Basquetebol sénior masculina mostrou o seu poderio no ano que ontem fechou as curtinas e conquistou a XXVIII edição do Campeonato Africano das Nações da "bola ao cesto", vulgo Afrobasket, prova disputada na República da Costa do Marfim. Com o ceptro africano conquistado, o combinado nacional, agora na versão Paulo Macedo, antigo internacional angolano, hoje nas vestes de seleccionador nacional, recuperou o anel continental perdido em 2011 a favor da similar da Tunísia, em Madagáscar.

Depois de ter perdido o ceptro africano em 2012, no Campeonato Africano das Nações da "bola ao cesto", colocando um ponto final o domínio avassalador de  catorze anos consecutivos, o combinado nacional recuperou a mística perdida em Abidjan.Inserido do Grupo C da fase preliminar do Grupo C do Afrobasket da Costa do Marfim, ao lado das selecções da República Centro Africana, Moçambique e Cabo Verde, os angolanos fizeram o pleno na fase preliminar da prova, apesar de terem se exibido muito aquém do seu real rendimento.
Sob liderança do extremo base Carlos Morais,  eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) do Campeonato Africano das Nações de 2013, a Selecção Nacional começou por vergar a sua similar de Cabo Verde, por expressivos 75-50. Frente aos irmãos do  Índico o combinado nacional não teve dificuldades em chamar a si o triunfo, por 91-73, tendo fechado a fase preliminar com uma vitória frente a República Centro Africana, por 85-80.Apesar das exibições menos conviventes, os pupilos de Paulo Macedo conseguiram ultrapassar as selecções de Marrocos e Costa do Marfim, nos quartos-de-final e meias-finais respectivamente.
Ante um ambiente adverso, Angola fez o jus o seu estatuto de melhor seleção do continente africano dos últimos vinte e cinco anos e conseguiu superar a forte seleção da Costa do Marfim, que jogando em casa tinha apostado tudo e mais alguma coisa para arrebatar o ceptro africano.Depois de superarem os donos da casa (Costa do Marfim) nas meias-finais, a Selecção Nacional, liderada por Carlos Almeida, Joaquim Gomes "Kikas", Eduardo Mingas, Carlos Morais, Armando Costa, Milton Barros, Reggie Moore e Felizardo Ambrósio suplantou na final a jovem selecção do Egipto, que contra todas as expectativas conseguiu o apuramento ao Campeonato do Mundo de Espanha, a disputar-se este ano na Espanha. 

Os angolanos conseguiram vencer por 57-40, numa partida onde a Selecção Nacional conseguiram dominar por complemento, apesar do equilíbrio que imperou em algumas etapas do desafio.Com a conquista da XXVIII edição do Campeonato Africano das Nações, Angola qualificou-se pela sétima vez numa fase final de um Campeonato do Mundo da modalidade, depois de Espanha-1986, Argentina-90, Canadá-1994, Indianapolis, Estados Unidos da América-2002, Japão-2006 e Turquia-2010.

Afrobasket
Angolanas conquistam bicampeonato

Depois de terem conquista pela primeira vez o anel continental em 2011, no Campeonato Africano das Nações disputado em Bamako, capital do Mali, a Selecção Nacional voltou a erguer no ano recém-terminado a coroa africana.Com este feito, as comandadas de Aníbal Moreira continuam a conservar o estatuto de melhor selecção a nível do continente africano.A Selecção Nacional que disputou pela primeira vez na sua história uma edição D os Jogos Olímpicos, em 2012, em Londres, fruto da conquista do Afrobasket 2011, as angolanos voltam a estar na maior montra do basquetebol, desta numa fase final de um Campeonato do Mundo, que este ano vai ser disputado na Turquia, em face da conquista do africano de Maputo, Moçambique.
Apesar da competição doméstica ser muito débil, resumindo-se em duas formações, designadamente, Grupo Desportivo Interclube e 1º de Agosto, o basquetebol angolano continua a sobrepor-se no continente africano. Contra todas as expectativas, as comandadas de Aníbal Moreira vergaram as moçambicanos em casa e conquistaram o bicampeonato africano da "bola ao cesto".Para além do título africano, Angola ficou ainda com o troféu de MVP (Jogadora Mais Valiosa) do Afrobasket de Moçambique, através da Nacissela Maurício, jogadora da formação do 1º de Agosto. Angola e Moçambique serão as representante do continente africano no Campeonato do Mundo da Turquia, prova marcada para este ano.

Sub-16
Angolanos arrebatam Afrobasket da categoria

Sob liderança do técnico angolano Manuel da Silva "Gi", a Selecção Nacional de basquetebol masculina na categoria de sub-16 conquistou a IV edição do Campeonato Africano das Nações, competição disputada em Antananarivo, Madagáscar.Apesar de não ter beneficiado de um estágio pré-competitivo no exterior do país, o combinado nacional chegou, viu e venceu a edição número quatro do Afrobasket da  categoria e consequentemente garantiu o apuramento a fase final do Campeonato do Mundo, que este ano se vai disputar no Dubai. O ano de 2013 foi sem sombra de dúvidas o ano das grandes conquistas para o elenco de Paulo Alexandre Madeira, que tomou posse apenas no dia 12 de Janeiro de 2013.
As excelentes exibições patenteadas quer na fase preliminar quer na fase derradeira da competição contribuíram para a conquista do quarto Campeonato Africano da categoria.Já a selecção feminina de sub-16, treinado pelo conceituado técnico Apolinário Paquete, não conseguiu atingir as meias-finais da referida competição.

Eleições na FAB
Tribunal adia tomada de posse 
O “envolvimento” do Tribunal Provincial de Luanda nas eleições da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), que culminou com a suspensão da tomada de posse da lista B, liderada por Paulo Alexandre Madeira, candidato declarado como vencedor do pleito pela Comissão Nacional Eleitoral, marcou sem sombras de dúvidas o primeiro trimestre do ano recém terminado. Pela primeira vez na história da FAB, três candidatos concorreram para ocuparem o cargo de presidente de direcção do órgão que tutela a modalidade no país. 
Tratou-se de Conceição Sampaio, líder da lista A, Paulo Alexandre Madeira (B) e António Henriques da Silva (C). O início da campanha começou com alguma turbulência, em face do pedido de impugnação da lista liderada por Paulo Alexandre Madeira, que exigia a saída da lista C, comandada porAntónio Henriques da Silva, alegadamente por irregularidades no processo dos seus membros.
Entretanto, o bom senso prevaleceu e a lista de António Henriques da Silva foi autorizada a participar da campanha e consequentemente do pleito eleitoral que teve lugar no dia 8 de Dezembro.Paulo Alexandre Madeira conseguiu vinte votos em quarenta totais, contra dezasseis de António Henriques da Silva, ao passo que Conceição Sampaio obteve apenas quatro votos.Paulo Alexandre Madeira veio a ser confirmado a 15 de Dezembro como novo homem forte da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), substituindo no cargo Gustavo da Conceição que cumpriu dois mandatos à frente da federação.