Africa Basquetebol

05 janeiro 2014

ANGOLA : Nacional sénior feminino adiado


Adiamento do campeonato feminino cria mau clima na associação do Bié devido a preparação antecipada de condições
Fotografia: Jornal dos Desportos
O presidente da Associação de Basquetebol do Bié, Paulo Príncipe, afirmou ao JD que o adiamento do campeonato nacional de basquetebol sénior feminino, com arranque previsto para hoje, deve-se ao finca-pé das equipas de Luanda que vão competir na prova.
Paulo Príncipe disse que apenas quatro equipas de Luanda vão competir na prova (de 5 a 15 deste mês) e que estas formações estão a pressionar a direcção da Federação para a mesma ser realizada em Luanda.
"As outras equipas que deviam fazer parte da prova era uma da Huíla e outra do Bié, um total de seis equipas, mas com a desistência das equipas de Luanda, a prova foi adiada", lamentou.

O presidente da Associação de Basquetebol do Bié lamentou ainda o facto de a federação não ter força para impor aos clubes o que está decido por esse órgão que rege o basquetebol nacional.
"Desde o ano passado que as equipas sabiam que o campeonato nacional sénior feminino devia ser disputado na cidade do Cuito. Agora, à última hora, as equipas de Luanda querem impor a sua vontade junto da federação. Afinal  quem manda no basquetebol nacional, a Federação ou os clubes de Luanda? ", interroga.
Paulo Príncipe afirma que essa posição das equipas de Luanda e da Federação de Basquetebol vem prejudicar a tão falada massificação do basquetebol no país.
"Muitas vezes dizem que os governos provinciais não apoiam a massificação do desporto nas províncias. E quando há este apoio os próprios clubes e a federação o desprezam. Assim como vamos massificar o basquetebol numa província que se dispõe a apoiar e não recebe o respeito da federação e dos clubes?" desabafa.

Federação angolana  
remete-se ao silêncio

O JD tentou ouvir ontem, sem sucesso, a versão da Federação Angolana de Basquetebol sobre o adiamento do campeonato nacional. Nas primeiras horas da manhã, o JD manteve contacto com a secretária-geral, Isabel Major, que informou que o adiamento devia ser tratado com o presidente da direcção, Paulo Madeira. O JD tentou manter contacto via telefone com o presidente da federação sem sucesso.

Com adiamento
Associação da Huíla descontente 

O secretário-geral da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla (APBH) manifestou no Lubango o seu descontentamento face ao adiamento do campeonato nacional em seniores femininos, anunciado pelo órgão reitor da modalidade no país.
Diogo Rodrigues Gomes afirmou que o adiamento por parte da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) é uma situação que às vezes cria descontentamento e um certo mal-estar no seio dos dirigentes, atletas e treinadores das agremiações que durante o tempo todo trabalharam com vista à participação na prova.
A província do Bié, como organizadora, havia criado todo um conjunto de condições para albergar essa competição.“O anúncio sobre o adiamento do campeonato criou-nos muitos transtornos. Enquanto associação vamos continuar a trabalhar para a manutenção do basquetebol feminino, para que não exista apenas quatro equipas nessa classe que já tem sido alvo de críticas a nível nacional e internacional quando decorrem os campeonatos. Por isso, queremos que também apareçam outras equipas a nível das províncias”, frisou.
Diogo Rodrigues Gomes disse que se existisse pelo menos cinco ou seis formações das províncias, sem contar com Luanda, o campeonato havia de ser disputado.

“Só temos possivelmente duas a três equipas a nível das províncias, sobretudo Bié e Huíla  e as equipas da capital condicionaram a realização desse campeonato...”, lamentou.
O dirigente huilano acredita que a FAB vai trabalhar na reprogramação desse campeonato mas espera que esta reprogramação não coincida com a época desportiva 2014.
Diogo Rodrigues Gomes contou que há uma parceria de intercâmbio entre a associação da Huíla e a do Bié, a nível de seniores masculino e feminino, para colmatar essa situação. O primeiro jogo entre as equipas do Misto da Huíla e do Bié realizou-se ontem e o segundo é em Março, na Huíla. 
Gaudêncio Hamelay, no Lubango