Africa Basquetebol

07 janeiro 2014

ANGOLA : ASA e Libolo jogam hoje para acerto de calendário

Depois das férias de Natal as emoções da «bola ao cesto» regressam esta tarde com a disputa de apenas uma partida
Fotografia: Jornal dos Desportos
A formação do Atlético Sport Aviação (ASA) recebe esta tarde, a partir das 16h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, o Recreativo do Libolo, em partida de acerto à quinta jornada da primeira volta da fase regular da 36ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo BAI Basket.

A partida que estava inicialmente marcada para o dia 29 de Novembro de 2013, não se realizou na data prevista em virtude da participação da equipa do Recreativo do Libolo na fase final da 28ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos, prova disputada na região de Sousse, Tunísia.
Com um plantel algo limitado, em termos de valores individuais, comparativamente ao seu opositor, a turma aviadora comandada pelo técnico Carlos Dinis tem aproveitado o seu jogo colectivo para «desfeitear» as chamadas equipas grandes.
Depois das férias de natal, as equipas participantes da 36ª edição do BAI Basket retomaram a preparação para a conclusão da primeira volta do «Nacional», na sua fase regular.

O Atlético Sport Aviação (ASA), actual campeão provincial vai procurar infringir esta tarde a primeira derrota ao representante da vila de Calulo, conjunto que está fortemente engajado na conquista da edição 36 do BAI Basket, depois de ter «fracassado» na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, em que ocuparam o terceiro lugar. Os libolenses haviam traçado como meta à conquista do anel continental.
A equipa do Aeroporto ocupa nesta altura o sétimo lugar da tabela classificativa, com sete pontos, contra oito do Recreativo do Libolo, na sexta posição.
Das quatro partidas que disputou, antes de seguir viagem para Sousse, Tunísia, o grémio do Cuanza Sul somou igual número de vitórias, registo que o português Norberto Alves quer manter até ao fim do primeiro turno da competição.
Carlos Morais, Olímpio Cipriano e Luís Costa, todas internacionais angolanas, constituem sem margens de dúvidas as principais estrelas do Recreativo do Libolo, sem desprimor como é evidente, dos demais atletas.
O equilíbrio vai seguramente marcar o desafio desta tarde, a julgar pelo potencial das duas agremiações, com o ASA a destacar-se pelo seu jogo colectivo, ao passo que os libolenses podem mais uma vez valer-se dos seus valores individuais.

No dia 10 do mês em curso, o Libolo defronta o Clube Amigos de Viana, ao passo que em Benguela, o Sporting local tem pela frente a Lusíada.

Já no dia 11, o Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva vai escaldar com Libolo-1º de Agosto, em desafio a contar para a nona jornada da primeira volta.

Petro de Luanda e Grupo Desportivo Interclube lideram de forma provisória a tabela classificativa do BAI Basket, ambos com 12 pontos, seguidos da Lusíada e Vila Clotilde, com 11 pontos cada. O 1º de Agosto ocupa o quinto posto, com dez pontos.

BAI BASKET
Formação militar regressa ao trabalho

Cumprido o período de férias de natal, a equipa sénior masculino de basquetebol do 1º de Agosto regressa esta manhã aos trabalhos, no Pavilhão Victorino Cunha, com atenção à disputa das partidas em atraso referentes a primeira volta da fase regular da 36ª edição do BAI Basket.

Depois de terem conquistado a 28ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos, os pupilos de Paulo Macedo têm agora as baterias viradas para o Campeonato Nacional, competição que o Clube Central das Forças Armadas Angolanas pretende reconquistar.
No regresso à competição doméstica, os actuais campeões nacionais medem forças com o Recreativo do Libolo, no dia 11 do mês em curso, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva.
O extremo poste Reggie Moore vai ser a grande atracção do treino desta manhã, depois de falhar a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, por lesão.
M.C

EM FEMININOS
Federação adia Campeonato Nacional

A direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol adiou sine die a 28ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores feminino, competição que inicialmente agendada de 5 a 14 do mês em curso, na cidade do Cuito, província do Bié.
Apesar do comunicado da FAB não especificar os reais motivos que estiveram na base do adiamento sine die da edição 28 do Campeonato Nacional sénior feminino, o Jornal dos Desportos apurou que órgão reitor da modalidade foi «forçado» a tomar tal decisão, em face da resistência de alguns clubes da capital do país que se recusam a jogar o «Nacional» na cidade do Bié.

Ontem, o Jornal dos Desportos procurou ouvir os representantes das principais colectividades da capital, nomeadamente, 1º de Agosto, Grupo Desportivo Interclube e Grupo Desportivo O Maculusso, infelizmente, fomos mal sucedidos.

Entretanto, o comité organizador tinha já criado as condições técnicas e administrativas para o arranque no último domingo do Campeonato Nacional sénior feminino.

A província do Bié está representada pela formação do Sporting, ao passo que a Huíla tinha preparado um Misto.
M.C