Africa Basquetebol

31 maio 2013

CABO VERDE : Santo Antão - SUB-18: VITÓRIA DO PORTO NOVO BASKET



O campeonato sub-18 começou em Santo Antão com vitória do Porto Novo Basket frente ao Solpontense. 




O campeonato regional e basquetebol, no escalão sub-18 masculino, começou, este sábado, dia 18, com o triunfo do Porto Novo Basket frente ao Solpontense, por 55-14.

Na segunda jornada, o Solpontense recebe, em Ponta do Sol, o Liceu de Coculi, numa prova que conta com a participação de três equipas. O Porto Novo, recorde-se, é o actual campeão em título, nesta categoria. Em relação ao campeonato sénior masculino, a primeira jornada, também agendada para sábado, ficou marcada pela falta de comparência da equipa da Povoação, no jogo com Porto Novo Basket. 

CABO VERDE : Cabo Verde no sorteio do Afrobasket feminino esta sexta-feira

O sorteio para o Afrobasket feminino acontece ao final da tarde desta sexta-feira, 31, no City Hall em Maputo, Moçambique, palco da prova máxima da bola ao cesto em África, marcado para o mês de Setembro próximo. Cabo Verde está entre as selecções qualificadas e vai disputar o seu terceiro Afrobasket.

Cabo Verde no sorteio do Afrobasket feminino esta sexta-feira
Além das nossas meninas, a prova vai contar com Moçambique, país organizador, Angola, Senegal, Mali, Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Kénia, Zimbabwe, Egipto e o vencedor da Zona 1: Tunísia ou Algéria. O Afrobasket feminino acontece em Maputo de 20 a 29 de Setembro deste ano.
O nosso país deverá estar representado no sorteio desta sexta-feira pelo árbitro Paulo Martinho, são-vicentino que encontra-se em Maputo a fazer uma formação para adquirir mais conhecimentos, e também pelo representante da Embaixada de Cabo Verde em Moçambique.
Enquanto isso, o treinador da equipa feminina, Zola, dá conta que os treinos estão a decorrer a bom ritmo no Gimnodesportivo Vavá Duarte, na cidade da Praia, mas ainda com apenas nove pré-seleccionadas. Nos próximos dias, o timoneiro nacional espera receber atletas de Portugal e também algumas que foi contactar nos EUA. Quanto ao sorteio para esta sexta-feira, Zola diz não ter preferência para adversários, limitando-se a avançar que qualquer equipa que calhar ao combinado nacional será difícil.
Esta será a terceira presença da selecção feminina na maior prova continental da modalidade da bola ao cesto. Na estreia em 2005, na Nigéria, as nossas meninas ficaram em 9º lugar e em 2007, no Senegal, subiram ao 7º posto. Desta vez, Zola traça a meta: formar uma boa selecção, não só para competir em Moçambique, mas também que desperta a sensibilidade das autoridades nacionais para esta modalidade que tantas alegrias já deu ao país e que já formou bons atletas.

ANGOLA : Paulo Macedo confirmado na selecção

                       
Paulo Macedo foi apresentado em conferência de imprensa
Fotografia: Jornal dos Desportos
O técnico angolano, Paulo Macedo, que ontem foi oficializado como o novo seleccionador dos decacampeões africanos, em conferência de imprensa, realizada nas instalações da FAB, sita no Complexo da Cidadela Desportiva, assumiu que objectivo do cinco nacional no Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos, com palco na Costa do Marfim, de 20 a 31 de Agosto próximo, passa pela reconquista do título perdido em 2011, a favor do seleccionado da Tunísia.

O substituto de José Carlos Guimarães teceu estas declarações durante a conferência de imprensa, que serviu igualmente para anunciar os 21 atletas pré-seleccionados para a “operação” Costa do Marfim, prova selectiva ao Campeonato do Mundo de Espanha, a disputar-se em 2014.“Nós fomos chamados para assumir este desafio e naturalmente, o objectivo passa pela reconquista do título perdido em 2011. As metas serão alcançadas de forma faseada, ou seja, temos de ganhar primeiro a fase preliminar e depois, quando chegar a fase do mata-mata estarmos bem, passando as meias-finais e posteriormente atingir a final. A partir daí, tudo pode acontecer. Eu não tenho dúvidas quanto à conquista da XXVII edição do Afrobasket porque nós temos o melhor conjunto a nível do continente”, garantiu o novo seleccionador dos decacampeões, que tem como coadjuvantes Jaime Covilhã e Walter Costa, este último seu adjunto na formação do 1º de Agosto.
Questionado sobre o porquê de tanta convicção, relativamente ao resgate do título africano perdido, o ex-internacional angolano, de 45 anos de idade, afirmou que “confio plenamente nas capacidades dos atletas que seleccionei para o Afrobasket da Costa do Marfim. Com este grupo não tenho qualquer dúvida de que seremos campeões e obviamente terei que contar com o apoio da comunicação social”, apelou o novo comandante do cinco nacional.
Paulo Macedo revelou por outro lado que as condições de trabalho postas à disposição da equipa técnica pela direcção da Federação Angolana de Basquetebol foram as ideais, razão pela qual, o objectivo passa pela reconquista do ceptro africano.

POSTE REGGIE MOORE ENTRE OS CHAMADOS 

A presença do norte-americano Reggie Moore nos pré-convocados da Selecção Nacional constitui sem sombras de dúvidas a principal surpresa da lista apresentada ontem pelo técnico Paulo Macedo para o Afrobasket da Costa do Marfim.
O extremo base Carlos Almeida, atleta que já havia anunciado oficialmente a sua retirada a nível da Selecção Nacional, é outra novidade, para além da ausência de Domingos Bonifácio, base do Recreativo do Libolo.

Eis os convocados: Armando Costa, Carlos Almeida, Felizardo Ambrósio, Islando Manuel, Joaquim Gomes “Kikas” e Reggie Moore (1º de Agosto); António Monteiro, Edson Ndoniema, Mutu Fonseca, Olímpio Cipriano e Roberto Fortes (Libolo); Carlos Morais, Hermenegildo Mbunga, Leonel Paulo e Paulo Santana (Petro); Eduardo Mingas e Milton Barros (Interclube); Valdelício Joaquim (Hawai University); e Yanick Moreira (South Planes College).

Reacção
Zé Carlos fala em conferência de imprensa

O técnico angolano José Carlos Guimarães, que foi afastado quarta-feira última do cargo de seleccionador dos decacampeões africanos, fala hoje, em conferência de imprensa, a partir das 10h00, na sede do Comité Paralímpico Angolano, sita no Complexo da Cidadela Desportiva, para explicar os motivos que estiveram na base do seu “divórcio” com a direcção da federação angolana da modalidade, liderada por Paulo Alexandre Madeira.
Apesar de estar ainda ligado contratualmente à direcção da FAB, vínculo este que termina a 31 de Agosto próximo, o ex-seleccionador nacional viu-se surpreendido quarta-feira pelo presidente do órgão reitor da modalidade, que lhe propôs para assumir o posto de assessor.
Depois de fazer parte da equipa técnica que disputou o Campeonato do Mundo de 2006, no Japão, e o Campeonato Africano das Nações em 2007, como adjunto de Alberto de Carvalho “Ginguba”, José Carlos Guimarães foi indigitado como seleccionador nacional dos decacampeões africanos em Maio de 2012, no consulado de Gustavo da Conceição.
O técnico dirigiu o cinco nacional no torneio pré-olímpico de Caracas, competição onde a Selecção Nacional não conseguiu o apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres.
M.C

Estágio
FAB reconfirma jogos amistosos

O presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Paulo Alexandre Madeira, reconfirmou ontem, em conferência de imprensa que serviu para a apresentação do novo seleccionador nacional, que a Selecção Nacional vai realizar oito a dez jogos de controlo, antes de rumar para o local da competição.
 De acordo com o presidente do órgão reitor da modalidade, estão já confirmados os amistosos com as selecções da Eslovénia, Croácia e Venezuela.
“Neste momento temos já três jogos confirmados com as selecções da Croácia, Venezuela e Eslovénia e estes jogos são realizados em Espanha, local onde o combinado nacional vai realizar o estágio pré-competitivo”, assegurou o número um da FAB, que ontem seguiu para Maputo, onde vai assistir ao sorteio do Afrobasket em seniores femininos.
Partidas com equipas da Liga ACB de Espanha estão também previstas.
Indagado sobre o “divórcio” inesperado com José Carlos Guimarães, Paulo Alexandre Madeira não foi suficientemente esclarecedor, prometendo aos profissionais da comunicação que está na próxima semana disponível para eventuais esclarecimentos.
M.C

Orçamento

Operação Abidjan custa cinco milhõe

Cinco milhões de dólares é o montante que a direcção da Federação Angolana de Basquetebol vai precisar para usar nas mais diferentes campanhas em 2013, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.
De acordo com a nossa fonte, o valor serve para o Campeonato Africano das Nações em seniores masculinos, com sede na Costa do Marfim, o Afrobasket a nível das senhoras, que é disputado em Maputo e os Afrobasket, em ambas as classes, nas categorias de sub-16.M.C

30 maio 2013

CABO VERDE : Federação faz tudo para ter Ivan Almeida no Afrobasket

Ivan Almeida, que desponta como um dos melhores basquetebolistas cabo-verdianos da actualidade, está a ser muito cobiçado na Europa, inclusive pelo Benfica que o quer ter no seu plantel na próxima época. Mas continuar em Portugal não está nos planos do atleta do Vitória Sport Clube, de Guimarães, que no próximo Verão vai participar no Summer League e nos Workouts, dois testes que o podem catapultar para a maior liga de basquetebol do mundo: a NBA. Entretanto a ida de Almeida para os EUA acontece no mês de Julho, uns dias antes da entrada em estágio da selecção nacional para a aventura do Afrobasket, marcado para o mês de Agosto, na Costa do Marfim. A Federação Cabo-Verdiana de Basquetebol (FCBB) já sabe deste facto, mas diz que vai buscar a sua estrela onde ela estiver para atacar a maior prova da bola-ao-cesto em África.

Federação faz tudo para ter Ivan Almeida no Afrobasket
Apesar do contacto do Benfica, o assédio que chega de Espanha e do sonho de um dia jogar na NBA, Ivan Almeida diz que ainda “está tudo em aberto” para a próxima época. Inclusive, porque o basquetebolista cabo-verdiano também olha com interesse as ligas alemã, grega e chinesa, num momento em que a sua eventual transferência do Vitória Sport Clube, de Guimarães, para o Benfica já sabe a pouco.
“O meu objectivo é jogar na NBA, em Espanha ou em França. Jogar em Portugal na próxima época seria manter o nível. Quero estar ao lado dos melhores basquetebolistas do mundo. Depois da época que fiz em Portugal, este é o momento certo para mostrar o meu talento e trabalho de muitos anos na maior liga de basquetebol do mundo, a NBA. Já provei a mim mesmo que o meu limite vai até onde eu quiser. Com trabalho, dedicação e muita disciplina, sei que consigo realizar o meu sonho”, ambiciona o melhor basquetebolista cabo-verdiano da actualidade.
E o sonho de Ivan Almeida poderá concretizar-se no próximo Verão. De 12 a 22 de Julho, estará em Las Vegas para participar no Summer League – teste que o pode catapultar directamente para os braços da NBA. Além do Summer League, o internacional cabo-verdiano também deverá testar as suas qualidades nos Workouts, outro exame individual ou colectivo, em que as equipas norte-americanas vão à caça de talentos. O show ainda não tem data marcada, mas também deve acontecer no Verão.
A presença de Ivan Almeida no Summer League e nos Workouts deverá acontecer pela mesma altura em que a selecção nacional de basquetebol inicia os treinos para o Afrobasket: 15 de Julho, na Praia. E é o próprio basquetebolista a avançar que a sua participação na maior prova da bola-ao-cesto em África “está em dúvida”. Mas lança a bola para o treinador.
“É claro que quero representar o meu país, mas não vou pôr em causa a minha carreira de profissional do basquetebol. Até agora a Federação nunca me ajudou na minha carreira como jogador”, lamenta o craque de 23 anos, dizendo por isso que vai carregar as suas forças no Summer League da NBA. “Tudo vai depender do treinador. É que provavelmente não vou poder fazer a preparação com os colegas, e fica mal apresentar-me nos últimos dias. Já tive essa experiência uma vez, foi má, e não arrisco fazer isso outra vez”, afirma prudente o craque crioulo. Mas só a ideia de que vai ficar sem Ivan Almeida é algo de que a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB) não quer ouvir falar. Afinal há todo um país que deposita grandes esperanças na sua estrela para ombrear com as melhores selecções africanas.
“Se precisarmos de algum atleta, temos de ir atrás dele onde estiver. O Ivan é jogador de selecção, o treinador conta com ele e mesmo 48 horas antes dos jogos pode apresentar-se sem problemas”, assegura Filomeno Costa. “É um basquetebolista que não precisa jogar para mostrar a sua qualidade já reconhecida. Os testes (Summer League e Workouts) também são de alta competição e não impedem os atletas de chegar a tempo à selecção e em boas condições físicas”, tranquiliza Meno Costa.
Conforme os planos da FCBB, os treinos da selecção começam a partir do dia 15 de Julho, na cidade da Praia. O Afrobasket aconteceu de 20 a 31 de Agosto. Cabo Verde está inserido no Grupo C, juntamente com Angola, Moçambique e República Centro-Africana.
Gigante Edy no Draft para ganhar experiência
Quem também quer dar o salto para a NBA é o “gigante” Edy Walter Tavares. Mas provavelmente não será desta. O internacional cabo-verdiano, que milita na equipa espanhola do Herbelife Gran Canária, confirma a sua inscrição no Draft do próximo mês de Junho, na Itália, mas diz que este ano vai à experiência, apenas para dar-se a conhecer nas lides do basquetebol mundial. Em princípio estou apenas inscrito. Isto não quer dizer que vou para a NBA.
Este ano inscrevi-me apenas para ser mais conhecido. É que comecei a jogar basquetebol um pouco tarde, daí que muita gente não me conhece. Mas é seguro que no próximo ano estarei melhor, mais experiente”, perspectiva Edy – o poste de 21 anos e 2,20 metros de altura – deixando entender as suas “remotas” possibilidades de ser repescado este ano por uma equipa da NBA. Por isso, Filomeno Costa reforça que Edy também é um jogador da selecção, e que será um dos convocados do seleccionador Alex Nwora para o Afrobasket.

ANGOLA : Selecção nacional testa Afrobasket com Eslovénia e Croácia

Luanda - A selecção nacional de basquetebol sénior masculina vai defrontar, em Julho, em Madrid (Espanha), as congéneres da Eslovénia e Croácia, no quadro da sua preparação para o Campeonato Africano das Nações da modalidade (Afrobasket2013), a realizar-se em Agosto, na Côte d’Ivoire.
A confirmação dos jogos foi avançada hoje, quinta-feira, em Luanda, pelo presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Paulo Madeira, durante a conferência de imprensa em que se apresentou o novo seleccionador, o angolano Paulo Macedo, e a lista de 21 atletas convocados para a prova de Abidjan (20 a 30 de Agosto).   
O responsável fez um resumo sobre a preparação da selecção, cujo estágio pré-competitivo no Reino de Espanha inicia a 17 de Julho, indicando ainda a realização de jogos, num total de dez, com equipas da Liga Espanhola e mistos de estrangeiros a evoluírem neste país europeu, além de existir contactos para outro encontro com uma terceira selecção europeia.
Os jogadores apresentam-se dia 3 de Junho para exames médicos e a 16 do mesmo mês a selecção desloca-se à província do Bié, onde vai dar início dos trabalhos e uma semana depois passa por Benguela e Luanda.
Paulo Madeira disse estarem acauteladas todas as condições inerentes à preparação dos deca-campeões africanos no país e no exterior.
 
Eis os seleccionados:
Armando Costa, Carlos Almeida, Edmir Lucas, Felizardo Ambrósio, Hermenegildo Santos, Islando Manuel, Joaquim Gomes "Kikas", Reggie Moore (1º de Agosto), António Monteiro, Edson Ndoniema, Muto Fonseca, Olímpio Cipriano, Roberto Fortes (Recreativo do Libolo), Carlos Morais, Nivaldo Mbunga, Leonel Paulo, Paulo Santana (Petro de Luanda), Eduardo Mingas e Milton Barros ( Interclube).
 
Completam a lista Valdelício Joaquim (Hawai University / EUA) e Yanick Moreira (Southern Planes College), também dos Estados Unidos da América.
 
Angola integra o grupo C do Afrobasket2013 com as selecções de Cabo Verde, Moçambique e República Centro Africana (RCA). A Tunísia é a campeã em título.

ANGOLA : Duas partidas abrem provincial da Huíla em cadetes

Lubango – As formações do Heja Sport e o Sporting do Lubango defrontam-se hoje, quinta-feira, na abertura do torneio provincial de basquetebol em cadetes masculinos, prova a realizar-se no quadro dos festejos dos 90 anos da fundação da sede capital da Huíla, a assinalar-se nesta sexta-feira.
O outro jogo oporá o Desportivo da Huíla à Escola 27 de Março. Os desafios terão lugar no pavilhão do Benfica do Lubango.
Na sexta-feira, jogarão os vencedores de hoje, assim como os derrotados, respectivamente para a disputa do troféu e do terceiro lugar.

ANGOLA : Lista dos jogadores convocados para Afrobasket2013

Luanda - Relação nominal dos jogadores hoje convocados para a selecção de Angola que vai disputar o Afrobakset2013, que se disputa em Agosto na Côte d'Ivoire:

Relação nominal

(1º de Agosto)
Armando Costa
Carlos Almeida
Edmir Lucas
Felizardo Ambrósio
Hermenegildo Santos
 Islando Manuel
 Joaquim Gomes "Kikas"
 Reggie Moore

(Recreativo do Libolo)
 António Monteiro
 Edson Ndoniema
 Muto Fonseca
 Olímpio Cipriano
 Roberto Fortes

(Petro de Luanda)
 Carlos Morais
 Nivaldo Mbunga
 Leonel Paulo
 Paulo Santana

(Interclube)
  Eduardo Mingas
 Milton Barros

(Hawai University / EUA)
 Valdelício Joaquim
 (Southern Planes College)
Yanick Moreira

 Treinador principal: Paulo Macedo
 Adjunto: Walter Costa
 Adjunto: Jaime Covilhã



ANGOLA : FIBA decide homenagear angolano Jean Jacques

Jean-Jacques, antigo basquetebolista angolano
Jean-Jacques, antigo basquetebolista angolano
Namibe  – O antigo poste internacional angolano Jean Jacques da Conceição foi escolhido para o Hall da Fama da FIBA, um evento da organização internacional da modalidade, cujo objectivo é reflectir a história do basquetebol e as suas personalidades que se realiza a 19 de Junho, na sede da FIBA em Mies, nos arredores de Genebra.
 De acordo com o site oficial da FIBA, Jean Jacques, a maior referência do basquetebol angolano, integra um grupo de 12 personalidades mundiais de 10 países (entre jogadores, treinadores e apoiantes da modalidade) que serão homenageados na edição de 2013 do FIBA Hall of Fame. Seis ex-jogadores, três treinadores, dois funcionários técnicos e colaborador completam a dúzia de distinguidos
O principal objetivo da FIBA Hall of Fame é refletir a história da modalidade e das suas personalidades. O principal critério para a selecção para a FIBA Hall of Fame é a realização proeminente a nível internacional e a contribuição para o desenvolvimento do basquetebol.
 De nome completo Jean-Jacques Nzadi da Conceição, de nacionalidade angolana, nascido em 3 de Abril de 1964 em Kinshasa, com 2,02 metros, praticou basquetebol entre 1982 a 2003. Iniciou no 1º de Agosto, passando depois pelo Benfica em Portugal, Unicaja Malaga em Espanha, Limoges em França e Portugal Telecom.
 Conquistou com a selecção nacional de Angola sete Afrobasket, designadamente em 1989, 1992, 1993, 1995, 1999, 2001 e 2003. Representou a selecção também nos campeonatos do mundo de 1986, 1990 e 1994 e nos Jogos Olímpicos de 1992.
 Em 2011, em Antananarivo, no âmbito das comemorações do 50 º aniversário da FIBA África, Jacques foi nomeado o jogador de basquetebol mais valioso do continente.
 Compõem o grupo de jogadores os ícones nacionais Jean-Jacques Conceição,  Angola, Andrew Gaze,  Austrália, Paula Gonçalves, Brasil, da Sérvia, Zoran Slavnic a par de David Robinson e Teresa Edwards, EUA.
 Juntam-se a eles, os lendários treinadores Pat Summitt, dos EUA, bem como o falecido John 'Jack' Donohue, do Canadá,  e da Itália, Cesare Rubini. Estes nomes (treinadores e jogadores) em conjunto já conquistaram ao todo 14 medalhas olímpicas e oito de campeão do mundo FIBA.
 Junta-se a eles os oficiais técnicos Valentin Lazarov, da Bulgária e Costas Rigas, da Grécia, bem como o mecenas Aldo Vitale, da Itália.
 A cerimónia de consagração para a edição de 2013 da FIBA Hall da Fama será realizado no Naismith Arena, um espaço de exposição e de eventos no piso térreo da Casa de Basquetebol.
 A FIBA Hall of Fame foi inaugurada oficialmente em 1 de Março de 2007.

Lista de homenageados:

JOGADORES
Jean-Jacques da Conceição (Angola)
 Teresa Edwards (EUA)
 Andrew Gaze (Austrália)
 Paula Gonçalves (Brasil)
 David Robinson (EUA)
 Zoran Slavnic (Sérvia)

TREINADORES
John 'Jack' Donohue (Canadá) póstumo
Cesare Rubini (Itália) póstumo
Pat Summitt (EUA)
FUNCIONÁRIOS TÉCNICOS
Valentin Lazarov (Bulgária)
Costas Rigas (Grécia)

ANGOLA : Macedo substitui Zé Carlos

                       
Técnico militar torna-se no sexto comandante dos decacampeões Africanos da “bola ao cesto”
Fotografia: Kindala Manuel
A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) vai apresentar hoje, às 10h00, nas suas instalações, sita no Complexo da Cidadela Desportiva, o técnico Paulo Macedo, como o novo seleccionador dos decacampeões africanos, em substituição de José Carlos Guimarães, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.
Depois de ter rescindido o contrato de trabalho com o técnico José Carlos Guimarães, no final da manhã de ontem, Paulo Madeira e os seus colaboradores reuniram-se de emergência no seu gabinete, no período da tarde, para se encontrar o substitudo então seleccionador nacional.
Dois nomes estavam sobre a mesa, designadamente, Alberto de Carvalho “Ginguba”, técnico que conduziu o cinco nacional ao nono título africano, isto em 2007, prova disputada em Angola, e Paulo Macedo, tendo a escolha recaido para este último.
De acordo com a nossa fonte, a excelente campanha realizada pela equipa do 1º de Agosto na temporada 2012/2013, onde a formação militar conquistou nada mais, nada menos, do que cinco troféus, dos seis que disputou, isto a nível doméstico e além fronteiras, pesou de que maneira na hora da decisão.
O internacional angolano vai dirigir a Selecção Nacional no Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo Afrobasket, com palco na Costa do Marfim, de 20 a 31 de Agosto próximo, competição selectiva ao Campeonato do Mundo de Espanhã, prova a decorrer em 2014.
Depois de ter sido indigitado como técnico principal da equipa militar, no princípio da época recém terminada, Paulo Macedo conquistou cinco títulos, designadamente, Supertaça Wladimiro Romero, Taça Victorino Cunha, Campeonato Nacional (BAI Basket), Taça dos Clubes Campeões Africanos e o Zonal de Maputo.
O técnico angolano vai ter a  missão de resgatar o título perdido em 2011, em Antananarivo, capital do Madagáscar, a favor da selecção da Tunísia.
Paulo Macedo torna-se deste modo, no sexto técnico dos decacampeões africanos, depois do professor Victorino Cunha, Mário Palma (luso-guineense), Luís Magalhães (português), Alberto de Carvalho “Ginguba” e José Carlos Guimarães.
 O combinado nacional segue viagem a 16 de Junho próximo, para a província do Bié, a fim de dar início a sua preparação, antecedido dos indispensáveis exames médicos, que serão realizados em princípio no Centro de Medina Desportiva.
Posteriormente, o grupo, agora às ordens de Paulo Macedo segue para a província de Benguela. De acordo com o plano de preparação apresentado recentemente pela direcção da Federação Angolana de Basquetebol, liderada por Paulo Alexandre Madeira, o combinado nacional segue na primeira quinzena do mês de Julho, para o Reino de Espanha, palco do estágio pré-competitivo, antes de rumar para o local da competição, isto a 17 de Agosto, três dias antes do início do Campeonato Africano das Nações. Entretanto, Angola figura no Grupo C, juntamente com as selecções de Cabo Verde, Moçambique e República Centro Africana.

Federação rescinde com José Carlos

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol, presidida por Paulo Madeira, rescindiu unilateralmente ontem o vínculo contratual com o técnico José Carlos Guimarães, que devia conduzir os destinos da Selecção Nacional no Campeonato Africano das Nações, Afrobasket, a decorrer de 20 a 31 de Agosto próximo, na Costa do Marfim, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte próxima do ex-seleccionador nacional.
O técnico assinou um contrato válido por duas épocas, com a direcção cessante do órgão reitor da modalidade, liderada na altura por Gustavo da Conceição e viu ontem o seu “casamento” desfeito pelo actual presidente da FAB, Paulo Madeira.
As duas partes estiveram reunidas no fim da manhã de ontem, nas instalações da FAB, e José Carlos Guimarães ficou a saber que não orientava o cinco nacional no Campeonato Africano das Nações, prova selectiva para o Campeonato do Mundo de 2014, a disputar-se em Espanha.
Para minimizar eventuais encargos financeiros para o órgão reitor da modalidade, em face do rompimento unilateral do contrato que devia terminar logo após o Afrobasket da Costa do Marfim, Paulo Madeira convidou o ex-seleccionador nacional dos decacampeões africanos para assessorá-lo até ao fim do Campeonato Africano.
Esta proposta não foi bem acolhida por José Carlos Guimarães que já tinha apresentado a lista dos pré-seleccionados para a “operação” Costa do Marfim, abandonando de imediato as instalações da FAB. O rompimento entre José Carlos Guimarães e a direcção da FAB há muito que era anunciada por Paulo Madeira nos seus pronunciamentos públicos.
M.C

28 maio 2013

MOÇAMBIQUE : Costa do Sol cilindra Maxaquene



O COSTA do Sol derrotou copiosamente o Maxaquene, em jogo mais aguardo da quarta jornada do Torneio de Abertura em basquetebol a nível da cidade de Maputo. “Os “canarinhos” venceram por 82-59.
Maputo, Terça-Feira, 28 de Maio de 2013:: Notícias
 
Noutros desafios, o líder Ferroviário derrotou, à tangente, a aguerrida Universidade Pedagógica, por 52-49, num dos jogos mais renhidos da ronda. Aeroporto venceu a frágil equipa da Bela Rosa por uma diferença de 10 pontos, ou seja, 65-55.
O Desportivo da Matola, que semana passada chegou a ameaçar desistir da prova por falta de condições, venceu a A Politécnica por 68-55.
Em seniores femininos, o Ferroviário bateu o Costa do Sol, por 66-37, resultado que espelha o poderio “locomotiva” neste torneio.
O Desportivo caiu aos pés da A Politécnica B, por 53-40. A Liga Muçulmana bateu A Politécnica A por 67-58.

ANGOLA : Balanço do torneio 18 de Maio agrada direcção da Federação

                       
Torneio disputado no pavilhão anexo II da Cidadela foi ganho pelo ASA
Fotografia: Jornal dos Desportos
A secretária-geral da Federação Angolana de Basquetebol, Isabel Major, considerou “positivo” o balanço do torneio “18 de Maio”, que encerrou no domingo último no pavilhão anexo número II da Cidadela Desportiva, com vitória do ASA.
O evento, visou saudar o dia da modalidade, a Universidade Lusíada terminou no segundo posto, seguido do Sporting Club de Benguela e do Vila Clotilde.
A prova deveria ter contado com a presença da selecção de Moçambique e da equipa nacional de Esperanças, com o intuito de preparar o torneio da Lusofonia, a ter lugar em Novembro do ano em curso em Doha, mas a indisponibilidade da equipa moçambicana esteve na base da alteração pelo que o órgão reitor procedeu, a inclusão do Sporting de Benguela.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, Isabel Major disse que o torneio foi benéfico para o basquetebol nacional, já que possibilitou que as equipas fizessem três jogos bem disputados, aliando-se o factor de contar com a presença do Sporting de Benguela, única agremiação que disputou a Taça de Angola em 2013.
Segundo a responsável, o bom nível de basquetebol praticado, pelas equipas, e o nível organizativo do certame, permite tirar ilações positivas sobre os resultados, a serem alcançados na próxima edição, uma vez ser pretensão do órgão reitor tornar a regular a competição, ora terminada.
A dirigente deixou claro que os resultados não foram o elemento fundamental, tendo aproveitado para reiterar votos de encorajamento ao trabalho levado a cabo pelas equipas técnicas das formações que proporcionaram bons momentos de basquetebol, numa altura em que o Nacional sénior masculino já foi encerrado.
“O balanço do torneio é positivo, pois as quatro equipas tiveram a possibilidade de realizar jogos que lhes dotou de maior rodagem competitiva. De realçar a presença do Sporting de Benguela, na qualidade de única equipa que disputou a Taça de Angola. A federação tem estado a resolver várias questões que vão permitir melhores resultados nos próximos eventos”, disse.

26 maio 2013

ANGOLA : Reggie Moore festeja título


Fotografia: Jornal de Angola
Em Angola desde 2008, ano em que ingressou no Recreativo do Libolo, o extremo poste norte-americano Reggie Moore festejou, ao serviço da formação militar do Rio Seco, o primeiro título de campeão nacional de basquetebol, três anos depois de se ter mudado para o clube rubro-negro.
Além do jogador de 1,93m de altura, cujo processo de naturalização está em curso para que possa representar a Selecção Nacional no Campeonato das Nações, Afrobaskt 2013, a decorrer de 20 a 31 de Agosto, Abidjan, Costa do Marfim, na condição de estreantes estão Edimir Lucas, Islândio Manuel, Hermenegildo Santos, Agostinho Coelho e Francisco Machado.
Apesar de se ter sagrado campeão no Petro de Luanda, o extremo-base norte-americano Cedric Isom não podia ter estreia melhor no clube do Rio Seco. Sem ter chegado a acordo para renovação de contrato com os petrolíferos, o jogador de 27 anos assinou pelo 1º de Agosto, formação com a qual venceu ainda este ano a Taça dos Clubes Campeões Africanos, Supertaça Wlademiro Romero e troféu Victorino Cunha.
Francisco Machado, extremo-poste saído do Interclube para o Clube Central das Forças Armadas Angolanas, comemorou também pela primeira vez a conquista do troféu. O atleta angolano, que jogava em Portugal e representa os rubro-negros desde o início da época, também não podia ter arranque melhor nos agostinos.
Edimir Lucas, outro estreante nas hostes militares, chegado de Londres, onde jogava, é outra das apostas estreadas com o título.
O extremo Agostinho Coelho, ex-Petro de Luanda, junta-se aos seis estreantes ao restrito lote de campeões nacionais.
Islândio Manuel e Hermenegildo Santos, jogadores oriundos das escolas de formação do 1º de Agosto, ergueram no escalão sénior a primeira taça a jogarem com regularidade.
Embora já disputassem alguns jogos na equipa principal, os dois atletas não tinham influência directa nas partidas da “Final Four”.
Repetentes na conquista de campeonatos nacionais estão os veteranos e experientes Carlos Almeida e Joaquim Gomes “Kikas”, a que se juntam os não menos calejados Armando Costa, Felizardo Ambrósio, Filipe Abraão, Hélder Ortet “King” e Adilson Baza.

ANGOLA : Papangulo aguarda chamada à selecção


Fotografia: Jornal de Angola
O extremo do 1º de Agosto Islândio Manuel “Papangulo” aguarda ansioso pela convocatória da Selecção Nacional de basquetebol sénior masculina, a ser tornada pública na próxima quinta-feira, em conferência de imprensa, a decorrer na sede da Federação Angolana da modalidade (FAB).
Depois de se sagrar campeão nacional com o seu clube, o jogador de 22 anos, 1,94m de altura e 93kg, traçou como objectivo chegar à pré-selecção nacional, cuja preparação arranca a 16 de Junho, na província do Bié, visando a disputa do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket 2013, de 20 a 31 de Agosto, em Abidjan, Costa do Marfim.
“O objectivo de qualquer atleta, seja ele mais velho ou mais novo, é representar a selecção do seu país. Embora com menos idade em relação a muitos dos prováveis convocados, não fujo à regra enquanto jogador. Gostaria muito de poder estar na pré-selecção”, confessou.
Na eventualidade de o seleccionador nacional, José Carlos Guimarães, o convocar, Islândio Manuel, promete empenho e dedicação, de modo a dificultar as contas do treinador.
“Se for chamado, vou dar o máximo para estar entre os 12. Seria uma honra para mim ajudar a selecção a reconquistar o Afrobasket perdido em 2011. O objectivo é voltarmos a sagrar-nos campeões africanos”.
Quanto à conquista do Campeonato Nacional, o extremo, oriundo dos escalões de formação do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, é de opinião que “este foi o campeonato mais difícil e disputado que alguma vez vi em Angola”.
Islândio considera o Recreativo do Libolo a equipa mais difícil de vencer porque, contra o Petro de Luanda, “os jogadores entram já motivados. Sabemos que o campo enche e o é o nosso eterno rival. Mas contra o Libolo não. Temos de nos transcender”.
Em relação a Paulo Macedo, seu treinador nos juniores e agora nos seniores, o jogador diz que só tem a dizer coisas boas. “Até agora, trata-me como um atleta júnior, o que honestamente gosto. Não é por jogar com atletas experientes que tenho de pensar que já sei tudo. Tenho de continuar a trabalhar com humildade e afinco. O nosso técnico merece as distinções que recebeu, assim como ser campeão nacional”.
No Afrobasket, Angola está no grupo C, ao lado da República Centro Africana (RCA), Moçambique e Cabo-Verde. O grupo A, é constituído pela Costa do Marfim, Egipto, Senegal e Argélia. O B inclui a Tunísia, Ruanda, Burkina-Faso e Marrocos, e o D, Nigéria, Camarões, Congo e Mali.

ANGOLA : Equipa do 1º de Agosto pensa em dois reforços

                       
                                                  Depois do êxito alcançado na época recém terminada, que culminou com a conquista de quatro dos seis troféus em dis
José Monis acredita que a equipa vai repetir a proeza da época recém terminada
Fotografia: Jornal dos Desportos
puta, a direcção do 1º de Agosto já está no mercado à procura de reforços para a equipa sénior masculina de basquetebol, tendo em vista a época desportiva 2013/2014, garantiu o vice-presidente José Monis.

Sem adiantar nomes e muito menos a proveniência dos dois atletas que vão reforçar o plantel do actual campeão nacional em título, por estarem em fase de negociações, o vice-presidente para a área de basquetebol dos militares revelou apenas que se trata de um extremo e um poste.
“Apesar de estarmos ainda em período de festa, dado à época brilhante que tivemos, já começamos a trabalhar para a temporada 2013/2014. Sentimos que a nossa equipa precisa de ser reforçada, daí que estamos em negociações com alguns jogadores que se mostraram disponíveis a fazerem parte do nosso projecto”, afirmou José Monis.

Questionado sobre possíveis saídas de jogadores, o vice-presidente do clube rubro-negro afirmou “que no momento certo, a comunicação social e a massa associativa do clube vão ficar a saber das entradas e possíveis saídas”.
José Monis disse ainda que o processo de renovação da equipa iniciado na temporada passada vai continuar, por formas a preparar o grupo para os próximos seis anos.

“O nosso projecto é a longo praza, por isso, temos de preparar uma equipa que garanta troféus nos próximos seis anos, daí que a renovação do plantel tenha de ser uma constante”, disse.
Indagado sobre os êxitos alcançados pela equipa na temporada recém terminada, em que arrebatou a Supertaça Wladimiro Romero, Taça Victorino Cunha, Campeonato Nacional e Taça dos Clubes Campeões Africanos, José Monis afirmou que “por reconhecer a competência do técnico Paulo Macedo, os troféus alcançados não são de todo surpresa”.

“Sabíamos da competência do técnico Paulo Macedo, por isso é que decidimos colocá-lo como técnico principal. Foi um trabalho árduo porque não é fácil renovar uma equipa e manter os índices de produtividade”, referiu o vice-presidente para o basquetebol.
José Monis reconheceu a necessidade de se valorizar cada vez mais os técnicos angolanos, desde que sejam competentes, porque, no seu entender, os treinadores estrangeiros que vierem treinar as equipas angolanas têm de estar acima dos nacionais.

O Jornal dos Desportos soube que o extremo, Felipe Abraão, campeão africano em 2009, e Hélder Ortet, devem abandonar a equipa rubro-negra, ao passo que Edson Ndoniema, atleta que representou as cores do Recreativo do Libolo está de entrada no clube
 
REVELAÇÃO
Mário Correia pode deixar clube
O internacional cabo-verdiano Mário Correia, extremo base, pode abandonar a formação do 1º de Agosto, caso o processo de nacionalização não se efective antes do início da época desportiva 2013/2014, disse o vice-presidente para o basquetebol da turma militar.
Em fim de contrato, o extremo base cabo-verdiano, campeão nacional pelo 1º de Agosto na temporada 2010/2011, foi cedido a meio da época ora finda ao ASA, em virtude do “excesso” (dois) de estrangeiros no plantel militar.
“O número limite de estrangeiros em cada equipa é dois e nós tínhamos três, razão pela qual não conseguimos utilizar o Mário Correia. Demos entrada do processo para nacionalizar o atleta, mas até hoje não temos resposta positiva. Se conseguirmos nacionalizar o atleta antes do início da época 2013/2014, vamos poder contar com ele. Se não, vamos mesmo perder o atleta”, lamentou José Monis.   
M.C 

25 maio 2013

MOÇAMBIQUE : TORNEIO DA ABERTURA EM BASQUETEBOL - Ronda que promete


O ENCONTRO entre “canarinhos” e “tricolores” no fim da tarde de amanhã (17:00 horas) é o destaque da terceira jornada do Torneio da Abertura em basquetebol em seniores masculinos a nível da cidade de Maputo.
Maputo, Sábado, 25 de Maio de 2013:: Notícias
 
As duas formações têm encontro marcado no pavilhão da A Politécnica, sendo que o vencedor da contenda pode pressionar o líder Ferroviário, que terá pela frente, à mesma honra, a aguerrida equipa da Universidade Pedagógica.
O Desportivo da Matola bate-se com A Politécnica, a partir das 15:30 horas no pavilhão da A Politécnica e Bela Rosa mede forças com Aeroporto.
Em femininos, o Desportivo bate-se, no seu pavilhão, com A Politécnica B, jogo que se inicia às 16:50 horas. No campo do Ferroviário, os donos da casa terão pela frente o Costa do Sol. A A Politécnica A recebe a toda-poderosa Liga Muçulmana. O embate começa as 14:00 horas.

ANGOLA : Asa e Lusíada jogam hoje

                       
Aviadores e estudantes da Lusíada defrontam em jogo que homenageia dia da modalidade
Fotografia: Mota. Ambrósio
Os amantes da bola ao cesto deslocam-se no princípio da noite de hoje ao pavilhão anexo II da Cidadela Desportiva para presenciarem a segunda jornada do torneio “18 de Maio”, cuja partida de destaque recai para o confronto entre a Universidade Lusíada e o Atlético Sport Aviação, a partir das 18h00. Antes, o Vila Clotilde procura a primeira vitória frente ao Sporting de Benguela.
O Atlético Sport Aviação, às ordens de Carlos Dinis, revelou ser o principal candidato ao torneio que vai conhecer o seu final amanhã. Ontem, a equipa aviadora venceu o Sporting de Benguela por 73-69, equipa orientada pelo técnico Emanuel Trovoada, numa partida em que a turma do aeroporto não precisou dos préstimos do extremo poste, Mário Correia.
Bem disciplinados do ponto de vista táctico, o Sporting de Benguela soube dar a réplica necessária ao adversário, pois não permitiu que a superioridade física e maior experiência da equipa de Luanda redundasse numa abismal diferença no marcador.
 Face à replica evidenciada, o trabalho efectuado pelo catedrático Emanuel Trovoada está a surtir os efeitos preconizados pela direcção da equipa representante da cidade das acácias rubras.
Por seu turno, a Universidade Lusíada continua a dar mostras de crescimento quer em termos tácticos quer no nível técnico dos seus atletas. Depois de terem vencido ontem o Vila Clotilde por 83-77, entram para o jogo de hoje frente ao ASA mais galvanizados, o que permite prognosticar uma jornada menos tranquila para o técnico Carlos Dinis.
O torneio está a ser disputado com muito fair-play, razão pela qual os adeptos da “bola ao cesto” mostram-se satisfeitos com a direcção da Federação Angolana de Basquetebol, liderada por Paulo Madeira, em homenagear a modalidade com o evento que vai conhecer o seu vencedor amanhã.
Quem vai levar o troféu?

24 maio 2013

ANGOLA : Torneio saúda dia da modalidade

                       
Prova devia contar com a participação da selecção nacional de Moçambique
Fotografia: Jornal dos Desportos
Futebol Clube Vila Clotilde e Clube Universidade Lusíada medem forças hoje, a partir das 18h00, no pavilhão anexo número dois da Cidadela Desportiva, duas horas depois do ASA defrontar o Sporting de Benguela, em partidas pontuáveis para a primeira jornada do torneio nacional “18 de Maio”, alusivo ao dia do basquetebol, a decorrer até domingo.
Organizado pela Federação Angolana de Basquetebol, o evento tinha como propósito preparar a selecção de Esperanças, com vista à disputa do Torneio da Lusofonia, marcado para Novembro deste ano, em Doha, mas a composição dos participantes foi alterada devido à indisponibilidade da selecção de Moçambique.
De acordo com a secretária-geral da Federação Angolana de Basquetebol, Isabel Major, o facto da equipa moçambicana não poder corresponder ao convite formulado por Angola, levou a direcção do órgão reitor da modalidade a incluir o Sporting Clube de Benguela.
A responsável reconhece que a participação de Moçambique e da selecção de esperanças podia dar maior competitividade ao certame, mas está certa de que as quatro equipas estão à altura de proporcionar momentos de bom basquetebol aos amantes da modalidade, numa altura em que a maior competição doméstica chegou ao fim.
“As condições estão criadas para que, na hora indicada, o torneio em homenagem ao basquetebol comece a ser disputado. A questão de prémios não é a mais importante, pois o objectivo é mantermos a dinâmica do basquetebol, uma vez terminada a época desportiva, mas tudo foi acautelado”, garantiu.
Questionada sobre as ilações sobre o nível de basquetebol praticado pelos atletas nacionais no Bai Basket, Isabel Major foi pragmática ao dizer que o facto do vencedor da prova só ser encontrado a duas jornadas do fim do Nacional espelha bem o equilíbrio entre as equipas que disputaram a última fase, o que pressupõe que os jogadores estiveram em boa forma desportiva.
“Qualquer um dos atletas mostrou estar dotado de níveis técnicos que reflectem a qualidade do basquetebol que se pratica no nosso país, mas isto é um processo que continua até à formação da equipa que vai competir no Afrobasket de Abidjan 2013”, disse Isabel Major. 

23 maio 2013

MOÇAMBIQUE : MINI-BÁSQUETE - Cintilam estrelas na Beira

UM total de 16 equipas constituídas por petizes disputa desde o passado sábado partidas de mini-básquete no Pavilhão do Ferroviário da capital de Sofala.
Maputo, Quinta-Feira, 23 de Maio de 2013:: Notícias
 
Representando nomes de vários distritos e localidades daquela província, nomeadamente Beira, Búzi, Tica, Caia, Nhamatanda, Marínguè, Machanga, Mafambisse, Nhangau, Cheringoma, Marromeu, Chemba, Inhaminga, Lamego, Chibabava e Gorongosa, as equipas participantes vão, durante oito semanas, bater-se para os lugares cimeiros e, acima de tudo, os integrantes vão demonstrar os passos que lhes possam levar ao estrelato no “bola-ao-cesto” no futuro.
Efectivamente, logo às primeiras horas da manhã do passado sábado, centenas de crianças já estavam preparadas, agrupadas e equipadas para enfrentarem um desafio que lhes ia na alma, ou seja, de um dia serem estrelas na modalidade de basquetebol no país e, quiçá, na NBA.
Organizado pelo Millennium bim, este é o sétimo evento que decorre na capital provincial de Sofala e, segundo o representante daquela instituição financeira, Francisco Mata conta já com mais de 1600 participantes. Para além da cidade da Beira, o evento também está presente em outras oito cidades, nomeadamente Maputo, Xai-Xai, Tete, Nampula, Quelimane, Manica, Nacala e Matola, sendo que estas duas últimas urbes entram pela primeira vez.
"Quando há oito anos iniciámos este projecto, foi com o intuito de contribuir para a promoção da prática desportiva junto dos jovens, e também participar na revitalização do basquetebol infantil no país”, disse Mata.
Para além da alegria, dos benefícios do desporto e da formação que um vasto número de crianças vivencia, o torneio mini-básquete Millennnium bim leva igualmente formação às equipas técnicas e aos monitores e, ainda, aposta na reabilitação de instalações desportivas.
Depois de ter recordado aos petizes que outros participantes como eles que já estiveram em eventos anteriores são hoje grandes estrelas de várias selecções da modalidade no país, Francisco Mata apelou para que cada um se esforçasse para que, tal como outros, também brilhem no futuro.
Por seu turno, a directora provincial da Acção Ambiental, Ermelinda Xavier Manquenze, disse, em representação do Governo de Sofala, que a iniciativa era vital para o descobrimento de novos talentos para o desporto moçambicano, neste caso vertente, de basquetebol.
"Para além de praticarem basquetebol também vamos aliar a isso as boas práticas para que possamos ter boa saúde”, afirmou Manquenze.
Fora disso, apontou ainda que a prática desportiva abre igualmente valores de solidariedade, auto-estima e consolidação dos valores humanos.

ANGOLA : D´Agosto campeão da regularidade

                       
Equipa rubra e negra arrebatou mais um troféu
Fotografia: Santos Barroso
Apesar de ter rejuvenescido o seu plantel, a equipa do 1º de Agosto soube manter a regularidade durante a época desportiva 2012/2013, facto que contribuiu para o seu sucesso nas mais variantes frentes em que esteve engajado.
De facto, o êxito alcançado pela turma militar, dirigida por um técnico angolano, por sinal, ex-internacional, é de todo merecido, porquanto, entre as equipas que disputaram a XXXV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket, fundamentalmente, as quatro que estiveram na fase derradeira da competição, o conjunto rubro e negro foi o que conseguiu manter os índices de produtividade acima da média, ao contrário das demais formações.
Depois da sangria que sofreu, com as saídas de Miguel Pontes Lutonda, atleta que decidiu encerrar a sua brilhante carreira desportiva, aos 41 anos de idade, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo, Vladimir Ricardino, só para citar estes, nada fazia crer que ao fim da temporada a colheita fosse tão grande.
Paulo Macedo, que durante várias épocas trabalhou como técnico-adjunto, quer no consulado de Mário Palma, quer na gestão de Luís Magalhães, aceitou o desafio lançado pela direcção do 1º de Agosto, tendo assumido um grupo com jovens pouco experientes.
Das seis competições em que esteve engajado, designadamente, Campeonato Provincial, Taça Victorino Cunha, Taça de Angola, Supertaça, Campeonato Nacional e Taça dos Clubes Campeões Africanos, a equipa do 1º de Agosto conseguiu nada mais, nada menos, do que quatro troféus.
Os militares perderam apenas o Campeonato Provincial e a Taça de Angola, para o Interclube e Petro de Luanda, respectivamente.
A ousadia demonstrada pelo técnico Paulo Macedo, ao colocar atletas jovens, que apesar de estarem ligados há muitos anos à equipa principal, casos de Islando Manuel e Hermenegildo Santos, não constituíam opções para os técnicos estrangeiros que por lá passaram, transformou o conjunto rubro e negro numa equipa homogénea.
Neste particular, é de destacar ainda o contributo dado pelos norte-americanos ao serviço da equipa militar, Reggie Moore e Cedrick Ison, este último distinguido com o troféu de MVP (Jogador Mais Valioso) do recém-terminado BAI Basket.  
Depois de ter ficado em terceiro lugar na fase regular, atrás do Petro de Luanda e do Interclube, os militares superiorizaram-se entre as demais equipas nas etapas seguintes, tendo vencido as duas últimas fases, a fase de Grupos e a “Final Four”.
Em 12 jogos que disputou na “Final Four”, a equipa conseguiu nove vitórias, tendo averbado apenas três derrotas. Os militares marcaram 1.099 pontos e sofreram 1.035 e amealharam 22 pontos na classificação final.

TERCEIRO LUGAR
Lazere Adingono termina no pódio

No ano de estreia, o camaronês Lazare Adingono, técnico contratado pela direcção do Petro de Luanda para resgatar o título perdido em 2011, não conseguiu melhor do que um terceiro lugar na “Final Four” da XXXV edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos.
 Com um plantel algo limitado, em termos de valores individuais, o “novo” comandante da equipa do Eixo-viário conseguiu introduzir um modelo de jogo baseado na pressão a campo inteiro, marca que caracterizava o basquetebol angolano.
Ainda assim, os petrolíferos da capital lutaram até ao fim, tendo sido ultrapassados pelo 1º de Agosto, que se tornou campeão antecipado a duas jornadas do fim do BAI Basket.
Com o terceiro lugar alcançado no Campeonato nacional de basquetebol em seniores masculinos, para além da Taça de Angola, o saldo do técnico Lazare Adingono na temporada 2012/2013 acaba por ser positivo. A qualidade de jogo apresentada pela equipa tricolor deixou bem impressionados os amantes da “bola ao cesto”.
Os petrolíferos da capital terminaram a prova com 18 pontos, fruto de cinco vitórias e sete derrotas. A equipa marcou 1.113 pontos e sofreu 1.142.

DOMÍNIO
Militares dominam troféus individuais

Além de ter ganho a XXXV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket, a formação militar dominou igualmente nos troféus individuais, com quatro.
Joaquim Gomes “Kikas”, Armando Costa, Cedrick Ison e Reggie Moore foram os atletas laureados na última terça-feira, no Pavilhão do Rio Seco, no encerramento da edição 35 do BAI Basket.
Cedrick Ison, extremo base, foi eleito MVP do recém-terminado “Nacional”. Joaquim Gomes “Kikas” foi melhor marcador de dois pontos, ao passo que Reggie Moore foi melhor nos lançamentos a longa distância. Em termos de assistência, Armando Costa superou os demais concorrentes.
M.C

ATITUDE
Inter aguerrido

Com um conjunto formado à base de retalhos, a formação do Grupo Desportivo Interclube conseguiu um quarto lugar, uma classificação que podia ter sido melhor, se a direcção da turma da Polícia tivesse reforçado a equipa no verdadeiro sentido da palavra.
Alberto de Carvalho “Ginguba”, técnico angolano que foi chamado para dirigir a equipa, fez um trabalho notável e, se não fosse as limitações do seu plantel, talvez o rendimento do seu grupo fosse diferente.
Aliás, os polícias durante a “Final Four” conseguiram exibições de encher os olhos, transformando-se num verdadeiro carrasco dos actuais campeões nacionais (1º de Agosto).
Eduardo Mingas e Milton Barros, ambos internacionais angolanos, terminaram a época em grande. A “boa” campanha realizada pelo Interclube na “Final Four” deve-se em parte a estes dois jogadores, para além de Joaquim Xavier.
O Recreativo do Libolo, agora moldado à Luís Magalhães, acabou por ser destronado do título, pelo 1º de Agosto, ficando com o segundo lugar.
Apesar do desaire, os libolenses lutaram igualmente até ao limite, mas acabaram por ser superados pela equipa militar.
M.C
Sorteio é dia 28 em Maputo
A FIBA-África agendou para 28 deste mês, em Maputo, Moçambique, o sorteio para a fase final do Campeonato Africano de Basquetebol feminino em que Cabo Verde e Angola, como detentora do título, constam na lista de 12 selecções participantes.
O Campeonato Africano de Basquetebol feminino realiza-se de 20 a 28 de Setembro em Maputo e o sorteio tem como palco os Paços do Concelho Municipal da capital moçambicana.
Além de Cabo Verde, tomarão parte neste sorteio outras onze seleções femininas, tais como Angola (campeã em título), Camarões, Costa do Marfim, Egpito, Mali, Moçambique (país anfitrião) Nigéria, Quénia, Senegal, Zimbabué, e o vencedor da Zona 1 que deve sair da Tunísia/ Argélia.
Durante a semana do sorteio, os oficiais da FIBA-África aproveitam o momento para analisar a preparação para o Afrobasket, levada a cabo pela Federação Moçambicana de Basquetebol.
Um conjunto de equipas consideradas de enorme qualidade numa competição que se espera muito equilibrada, onde vão estar presentes as melhores atletas africanas da modalidade.
Uma das preocupações que podem encontrar prende-se com a falta de pavilhões para acolher tão importante prova, uma vez que o Pavilhão do Maxaquene, considerada a catedral do basquetebol moçambicano, continua em obras, está encerrada há mais de um ano. Angola vai defender o título, conquistado há dois anos no Malia prova que dá acesso ao Campeonato do Mundo da Turquia.

22 maio 2013

AFROBASKET 2013 - Selecções nacionais preparam-se no estrangeiro


ESTE é um ano especial para as selecções nacionais de basquetebol de seniores masculinos e femininos visto que vão disputar o campeonato africano da modalidade, a mais importante competição do continente.


 
No sentido de brindarem os milhões de moçambicanos com uma prestação condigna no Afrobasket, ambas as selecções já iniciaram com os trabalhos de preparação em solo pátrio, sendo que nas próximas semanas devem começar a adquirir ritmo competitivo através de uma “onda” de estágios que a Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) vai proporcionar além-fronteiras.
A equipa masculina, primeira a entrar em acção, no Afrobasket de Abidjan, Costa do Marfim (20 a 31 de Agosto), deverá estagiar no próximo mês em Angola e entre os meses de Julho e Agosto na Turquia. A base do estágio passa pela realização de jogos de controlo que darão a possibilidade de Milagre Macome (Mila), seleccionador nacional, tirar ilações em relação à real condição física, técnica e táctica dos seus pupilos.
Para a turma feminina, orientada por Nazir Salé, a FMB tem programada uma autêntica “tournée” de estágio com passagens por Portugal, Itália, Brasil e China nos meses de Julho, Agosto e Setembro. Refira-se que a selecção feminina gozará do privilégio de jogar em casa, se se atender que a capital do país será anfitriã do Afrobasket (20 a 29 de Setembro).
Nesta altura os treinos das equipas masculina e feminina decorrem nos pavilhões da Escola Americana e da Académica, respectivamente.

ANGOLA : Jogador fair play Bai Basket considera molde disputa desgastante

Luanda – O poste do Recreativo do Libolo do Kwanza Sul e jogador fair play do Campeonato Nacional Sénior Masculino de Basquetebol (Bai Basket), Abdel Boukar, afirmou nesta terça-feira, em Luanda, que os moldes de disputa da presente época da competição trouxeram muito desgaste.
 Em declarações à Angop, no final da última partida da quarta volta da fase final, disputada no pavilhão do Rio Seco, disse que é um sistema que dá mais jogos e maior nível competitivo aos jogadores, só que também esgota fisicamente as equipas.
 Segundo o atleta, a sua equipa fez de tudo para revalidar o título e o facto de não conseguir o feito não se deveu ao sistema da competição, mas ao facto de o 1º de Agosto ter sabido aproveitar as oportunidades na fase final.
 Frisou que a segunda posição na presente época é um tónico para trabalharem mais e poderem fazer diferente na próxima edição.
O Recreativo do Libolo ficou na segunda posição do Bai Basket, com 18 pontos. A equipa já conquistou um campeonato.

ANGOLA : Poste do Interclube sugere alteração no modo de disputa do Bai Basket

O poste do Interclube Eduardo Mingas sugeriu nesta terça-feira, em Luanda, que a Federação Angolana de Basquetebol mude os moldes de disputa do Campeonato Nacional Sénior Masculino (Bai Basket) de final four para play four, para evitar-se os campeões antecipados.
 Em declarações à Angop, no final do jogo de encerramento da prova, disse que a conquista antecipada do 1º de Agosto na primeira jornada da última volta tirou o carácter de final da competição.
 O atleta salientou que a mudança do sistema de disputa pode acabar com os vencedores antecipados, embora na última volta, porque o campeonato estava muito equilibrado e que num outro sistema só poderia achar-se o vencedor no último jogo.
 Em relação ao empenho da sua equipa, Eduardo Mingas frisou que conseguiram atingir uns dos seus objectivos, que era chegar à ultima fase, mas a luta pelo título também fazia parte dos seus objectivos.
 Informou que terminada está época, está disposto a renovar o seu vínculo com o Interclube, para mais épocas.
O Interclube ficou na quarta posição da prova, sendo Eduardo Mingas eleito o melhor ressaltador.

ANGOLA : Estrangeiros no Bai Basket devem ser mais-valia - Ex-atleta

Luanda - O antigo jogador do 1º de Agosto e da selecção nacional de basquetebol Fernando Barbosa defendeu a integração de jogadores estrangeiros no Campeonato Nacional (Bai Basket), desde que se trate de mais-valias.
De acordo com actual director-geral da formação "militar", a presença de bons jogadores, independentemente da nacionalidade, enriquece a competição, desde que se trate de jogadores que aumentem a competitividade na prova.
“Quando os jogadores estrangeiros são bons, obrigam os nacionais a trabalharem mais para conquistar um lugar na equipa e quem ganha com isto é o basquetebol angolano, uma vez que os atletas vão treinar arduamente para superar-se”, explicou.
Realçou, por outro lado, que a integração de estrangeiros é negativa quando são inferiores aos nacionais.
“Jogador de outra nacionalidade tem que ser muito forte. Quando é inferior aos nossos, e mesmo assim tem mais tempo de jogo, enfraquece a modalidade e consequentemente a selecção nacional”, acrescentou.

ANGOLA : Cedric Ison disponível para os vice-campeões africanos

Luanda - O base extremo norte-americano do 1º de Agosto Cedric Ison, melhor jogador da temporada 2012/13, afirmou nesta terça-feira, em Luanda, que está disponível a representar a selecção nacional de basquetebol no Campeonato Africano de 2013.
 De acordo com o atleta, que jogou no campeonato rwandês antes de vir para Angola, tudo depende da federação angolana.
“Estou disponível, caso seja possível”, adiantou o ex-basquetebolista do Petro de Luanda, realçando que nunca representou qualquer selecção nacional.
No entanto, o presidente da FAB, Paulo Madeira, afirmou que decorre o processo de apenas um jogador para, provavelmente, representar Angola no Afrobasket2013 em Abidjan (Cote D'Ivoire) de 20 a 31 de Agosto, que pode ser também o poste norte-americano Reggie Moore.

ANGOLA : D´Agosto folgado no dia da consagração

                       
Carlos Morais (número seis) foi decisivo na vitória do Petro de Luanda sobre a fornação do Grupo Desportivo Interclube
Fotografia: Jornal dos Desportos
A formação do Petro de Luanda confirmou o terceiro lugar da XXXV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket, ao derrotar ontem, no Pavilhão do Rio Seco, a equipa do Grupo Desportivo Interclube, após prolongamento, por 100-110, em partida referente a última jornada da referida competição. Ao cabo dos 48 minutos regulamentares as duas agremiações estavam igualadas a 94 pontos.
Com o terceiro lugar em disputa, dado que as duas primeiras posições há muito que estavam definidas, primeiro para a equipa militar e o segundo para o Libolo, Petro de Luanda e Interclube proporcionaram ontem, um grande espectáculo da "bola ao cesto" para a alegria dos amantes da modalidade, que lotaram o Pavilhão do Rio Seco, palco que acolheu a cerimónia de encerramento da época desportiva 2012/2013.
Empatadas em termos de pontuação (15 pontos) a entrada da última jornada da "Final Four", as duas agremiações bateram-se de igual para igual, como de resto, aconteceu durante toda a fase derradeira da competição. O rigoroso empate a 26 pontos, ao cabo dos primeiros 12 minutos, atesta perfeitamente como foi a disputa da partida de atribuição do terceiro e quarto lugares.
Com uma defesa pressionante em toda a extensão da quadra, os comandados do camaronês Lazare Adingono, conseguiram um parcial de 22-16, o que perfez 48-42, ao cabo dos primeiros 24 minutos. Eduardo Mingas, Joaquim Xavier e Milton Barros passaram a comandar as acções ofensivas da turma da Polícia, que na etapa complementar superiorizou-se em algumas etapas de jogo.
No terceiro período, o Interclube conseguiu um parcial de 29-22, tendo as equipas terminadas empatadas a 71 pontos. Quando tudo parecia correr a feição para os petrolíferos da capital, que até então lideravam o placard (65-48), os polícias reagiram e conseguiram reduzir a desvantagem para dois pontos (65-63).
Eduardo Mingas, atleta que terminou a prova em grande, igualou a partida a 94 pontos, mesmo no soar do apito final, com um lançamento a longa distância, tendo ainda sofrido uma falta mas, o trio de arbitragem constituído por António Bernardo, Mbunga Pedro e Deidi Figueiredo fez vista grossa, não assinalou a infracção do jogador do Petro de Luanda, na circunstância, Carlos Morais.
No prolongamento, a formação do Petro de Luanda foi mais feliz, vencendo o desafio, por 110-100. Carlos Morais, Petro, com 25 pontos, foi o cestinha do encontro. O norte-americano Keith Kothran anotou 21. Já no Interclube, Eduardo Mingas e Joaquim Xavier terminaram com 24 e 22 pontos respectivamente.

PREPARAÇÂO
Operação Costa do Marfim começa no Bié

A semelhança do que aconteceu em 2011, para o Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo Afrobasket, a Selecção Nacional, vice-campeã africana vai começar a sua preparação para a "operaçáo" Costa do Marfim, no interior do país, mas concretamente na província do Bié, de acordo com o comunicado da FAB a que tivemos acesso ontem, no Pavilhão do Rio Seco.

Depois do anúncio da convocatória do seleccionador nacional, José Carlos Guimarães, prevista para o dia 30 do mês em curso, nas instalações do órgão reitor da modalidade, sita no Complexo da Cidadela Desportiva, seguir-se-ão os indispensáveis exames médicos, a serem realizados provavelmente no Centro de Medicina Desportiva, isto no período compreendido entre 3 a 14 de Junho próximo.

No dia 16, os comandados de José Carlos Guimarães, técnico angolano que tem a missão de resgatar o título perdido em Antananarivo, capital do Madagáscar, rumam para a província do Bié, onde será montada a base do cinco nacional.
Posteriormente, a Selecção Nacional segue para a província de Benguela, onde dará seguimento da sua preparação, isto no dia 23. Os decacampeões africanos regressam a Luanda no dia 30 de Junho, para logo em seguida, rumar para o Reino de Espanha, palco do estágio pré-competitivo.
No território espanhol vão ser realizados vários jogos de controlos, com equipas da primeira linha da Liga ACB. Estão já confirmados amistosos com as selecções da Nova Zelândia, Monte Negro para além da Macedónia.
O cinco nacional pisa o palco da competição no dia 17 de Agosto, três dias antes do início da fase final da XXVII edição do Afrobasket da Costa do Marfim, prova selectiva ao Campeonato do Mundo de Espanha, em 2014. Para o Afrobasket de 2011, o cinco nacional começou a sua preparação na província de Cabinda, passando depois por Benguela.M.C

BAI-BASKET
Equipa militar vence no adeus

Já com título assegurado a duas jornadas do fim da XXXV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, a equipa do 1º de Agosto recebeu e venceu ontem, no Pavilhão do Rio Seco, o Recreativo do Libolo, por 101-93, em partida que marcou o encerramento da época desportiva 2012/2013.
Com o Pavilhão do Riso Seco completamente lotado, os militares brindaram a sua massa associativa, que ontem, marcou presença para festejar o título de campeão nacional 2013.
Apesar de o desafio servir apenas para o cumprimento de calendário, dado que as duas primeiras posições a muito que estavam definidas, as duas equipas exibiram-se a mais alto nível para o gáudio dos adeptos. Joaquim Gomes " Kikas", com 18 pontos foi o cestinha do jogo.

Ison eleito MVP
Cedrick Ison, extremo base do 1 de Agosto, foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da XXXV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. Ison bateu na concorrente o seu compatriota (americano) Reggie Moore.

O extremo base do Petro de Luanda, Carlos Morais, foi o melhor marcador da "Final Four", com 260 pontos marcados. Joaquim Gomes " Kikas", poste do 1 de Agosto foi melhor marcador dos dois pontos, com uma média de 71, 6%.

Já o norte-americano Reggie Moore, do 1 de Agosto, foi o melhor nos lançamentos de três pontos, com 47, 3%. Nos lançamentos livres, Domingos Bonifácio, do Recreativo do Libolo, esteve em destaque, com 85%.

Eduardo Mingas, poste do Interclube, foi o rei dos ressaltos, com 176 ressaltos, ao passo que Cedrick Ison foi considerado o melhor assiste, com 48%. Armando Costa foi o melhor recuperador.

Paulo Macedo (1 de Agosto), venceu na categoria de melhor treinador de 2013. Fernando Pacheco "Baganha" foi distinguido como melhor apito do ano. Abdel Bouckar ficou com o prémio “Fair-Play”.
M.C

CLASSIFICAÇÃO
1º de Agosto
2º Libolo
3º Petro
4º Interclube
5º Lusíada
6º ASA
7º Cduan
8º Progresso
9º Vila
10º Amigos Viana

21 maio 2013

MOÇAMBIQUE : Ferroviário avassalador



O FERROVIÁRIO voltou a estar em grande no torneio de abertura de basquetebol seniores masculinos e femininos, repetindo o êxito da primeira ronda, na qual venceu em ambos os sexos.
Maputo, Terça-Feira, 21 de Maio de 2013:: Notícias
 
Na noite de sexta-feira, os “locomotivas” bateram copiosamente o Aeroporto por uma diferença de 61 pontos, ou seja, por 92-3, em seniores masculinos. Em femininos o Ferroviário bateu o Maxaquene por 64-37, num dos jogos mais esperados da ronda.
Os “locomotivas” confirmam, com estes resultados, a hegemonia na prova, apesar de em femininos terem um adversário de peso, a Liga Muçulmana, campeã nacional e africana em título.
Noutras partidas, o Desportivo da Matola derrotou a Bela Rosa por uma margem de 10 pontos de diferença, ou seja, 42-32.
A A Politécnica bateu o Costa do Sol por 44-39, num dos jogos mais equilibrados. A Universidade Pedagógica derrotou o Maxaquene por 67-49.
Em femininos, a A Politécnica B perdeu no seu reduto diante da Liga Muçulmana por expressivos 85-36 e a A Politécnica A, por sua vez, venceu o Costa do Sol por 54-24.

ANGOLA : "Estrelas" lavam carros em acção solidária

Com objectivo de recolher donativos para o dispensário anti-lepra e tuberculose de Luanda, um grupo de jogadores de basquetebol participa no próximo domingo de uma campanha de lavagem de carro.
 Durante o acto, os basquetebolistas vão “largar” a bola, pegar na esponja e escova para lavarem carros no Fayol, junto a Shopprite (Palanca). Os automobilistas terão de pagar 1.500 kwanzas e escolher o jogador para limpar a viatura. Os valores angariados servirão para comprar material para o dispensário.
Entre os lavadores destacam-se os basquetebolistas Osvaldo Vieira, Eduardo Mingas, Milton Barros, Leonel Paulo, Bráulio Morais, Carlos Morais, Paulo Santana, Abdel Bouckar, Mutu Afonso, Luís Costa, Armando Costa, Kikas Gomes, Felizardo Ambrósio, Mário Correia, Churry, Ivo Luango, além dos técnicos Lazare Adingono, Manuel da Silva e Carlos Dinis.
Apesar da iniciativa envolver apenas basquetebolistas, Paulo Santana, porta-voz da actividade, explicou que está aberta a todos os desportistas interessados, informando que Irene Gonçalves (futebol) e Antónia de Fátima “Faya” (judo) também estão envolvidas.
 
Apelou aos lavadores de carros a voluntariarem-se para trabalhar com os jogadores e ajudar na causa.


ANGOLA : Encerramento do Bai-Basket esta tarde

                       
Petrolíferos e polícias batem-se pelo pódio esta tarde
Fotografia: Jornal dos Desportos
O Pavilhão do CODENM acolhe hoje as duas partidas, a contar para a última jornada da quarta volta, 12ª no geral, da XXXV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculino, que tem já o 1º de Agosto como campeão nacional antecipado.

Ao contrário do que estava inicialmente agendado, com o Petro de Luanda a receber o Interclube, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, o encontro foi transferido para o reduto da equipa militar, face a cerimónia de premiação que a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) vai realizar esta noite, para marcar o encerramento da edição 35 do BAI Basket.
 Assim, os petrolíferos da capital defrontam os polícias, a partir das 16h00, no Pavilhão do CODENM, e duas horas mais tarde, ou seja, às 19h00, o 1º de Agosto já com o troféu da temporada 2013 assegurado vai medir forças com o Recreativo do Libolo.
Se a questão do título a “muito” que esta arrumado, o mesmo não se poderá dizer do terceiro lugar, que continua em aberto à entrada da última jornada do BAI Basket.
Petro de Luanda e Interclube são os protagonistas da luta pelo terceiro posto do Campeonato Nacional que hoje se despede dos seus adeptos.
As duas agremiações ocupam os dois últimos lugares da “Final Four”, curiosamente, com a mesma pontuação (15 pontos).
Depois de terem falhado os objectivos traçados no início da época, que passava pela conquista do ceptro nacional, petrolíferos da capital e polícias batem-se agora por um lugar no pódio.
O Petro de Luanda, algo desmotivado, com a perda do título a favor do arqui-rival, 1º de Agosto, pode ser surpreendido pelo Interclube, que apesar de falhar a conquista do título acabou por fazer uma campanha sensacional.
Perspectiva-se, no entanto, uma grande partida com desfecho imprevisível, a julgar pelo nível de basquetebol que as duas colectividades têm demonstrado ao longo da época.
Já no fecho da 12ª jornada, o 1º de Agosto, campeão antecipado do BAI Basket, vai seguramente procurar brindar a sua massa associativa com mais um triunfo, no adeus à edição 35 do Campeonato Nacional.O equilíbrio vai certamente prevalecer no desafio, numa noite em que serão laureados os dez mais do BAI Basket e não só.

BAI Basket
Cedrick Ison pode vencer troféu de MVP

O norte-americano, Cedrick Ison, extremo base, pode ser confirmado logo mais, como o vencedor do troféu de MVP (Jogador Mais valioso) da XXXV edição do BAI Basket, após o encerramento da referida competição.
Cedrick Ison, a par do seu compatriota, Reggie Moore, foram sem sombras de dúvidas os principais responsáveis pela conquista do 17º troféu por banda da equipa militar, que regressa à ribalta pelas mãos do técnico angolano, Paulo Macedo.
Ison e Moore fizeram a diferença num plantel que foi completamente rejuvenescido no início da temporada.Apesar da balança pender mais para Cedrick Ison, Reggie Moore constitui igualmente um dos candidatos fortes à conquista do tão prestigiado troféu de MVP.
Depois de ter representado as cores do Petro de Luanda na época passada, foi dispensado no fim da temporada, Cedrick Ison pode erguer hoje o seu primeiro troféu individual ao serviço dos campeões africanos em título.
Já a nível dos ressaltos, Miguel Kiala, Hermenegildo Mbunga, ambos do Petro de Luanda, Felizardo Ambrósio, Joaquim Gomes “Kikas”, Reggie Moore, todos do 1º de Agosto, e Eduardo Mingas, do Interclube, são apontados como os principais candidatos à conquista do troféu de melhor ressaltador.

CERIMÒNIA
Direcção da FAB assegura prontidão

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol tem todas as condições asseguradas para realizar esta a noite no Pavilhão do CODENM, a cerimónia de encerramento da XXXV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculino, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.
“Temos tudo preparado para realizarmos a nossa cerimónia de encerramento da época desportiva 2012/2013”, garantiu a nossa fonte.Antes da cerimónia de encerramento, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) vai homenagear o árbitro internacional, Domingos Francisco Simão, que se despede do apito, depois de 35 anos de actividade ao mais alto nível.
Para além das medalhas e troféus para o primeiro, segundo e terceiro classificados do BAI Basket, o vencedor da edição 35 do “Nacional”, no caso, 1º de Agosto, vai embolsar cerca de vinte mil dólares norte-americanos.

20 maio 2013

ANGOLA : Ausência de atletas atrapalha D’Agosto

O técnico principal do 1º de Agosto, Aníbal Moreira, mostrou-se preocupado pelo déficit de atletas que a sua equipa registou desde o início do Torneio de Abertura de basquetebol sénior feminino, cuja primeira fase terminou sábado com a pesada derrota, por 70 – 49 frente a congénere do Interclube.

A ausência de atletas como Nachissela Maurício, Felizarda Ambrósio, Domitila Ventura, Ângela Cardoso, Felizarda Jorge e Isabel Francisco, por questões clínicas, na óptica do treinador, está a reflectir-se na má prestação da equipa nos três jogos efectuados, muito embora os adversários também tenham pautado por algumas fragilidades do ponto de vista estrutural.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Aníbal Moreira considerou “complicada” a situação do basquetebol feminino militar, uma vez que o leque de atletas que se encontra a contas com lesões ser fundamental na manobra da equipa. Os dados clínicos apresentam prognósticos pouco animadores, facto que ameaça, em grande medida, os objectivos da equipa, que passam pela revalidação do título nacional.
“O 1º de Agosto está a atravessar uma etapa complicada, em função das lesões que as nossas atletas contraíram, daí que os resultados do torneio de abertura não se tenham, até agora, reflectido na ansiedade dos nossos adeptos”, disse. Moreira ressaltou que “as lesões das atletas foram contraídas na época anterior” e isso os deixa “muito preocupados”. “Vamos esperar que algo venha a ser feito para sairmos desta crise”, disse esperançado.
O também seleccionador nacional considerou de prematuro fazer uma abordagem sobre a situação da selecção, tendo em vista o Campeonato Africano de Basquetebol, que a República de Moçambique vai acolher em Agosto do ano em curso. Moreira sublinhou que a situação pode ter repercussões no combinado nacional, uma vez que a maior parte das atletas com quem arrebatou o ouro na última edição da prova se encontra na mesma situação.
“Anda é muito prematuro falar da selecção nacional, mas não podemos esconder a nossa preocupação neste sentido, pois, a maior parte das jogadoras que constituíram o grupo de campeãs africanas, quer provenientes do 1º de Agosto, quer do Interclube, encontra-se indisponível, o que complica a sua recuperação de forma desportiva. Contudo, acreditamos em encontrar as melhores alternativas”, frisou Aníbal Moreira.

Angola conquistou a medalha de ouro com um leque de atletas, onde se destacam Sónia Guadalupe, Nguendula Filipe, jogadoras que a par das norte-americanas ao serviço da equipa da Polícia Nacional foram as grandes ausentes na fase inicial do torneio de abertura.
HELDER JEREMIAS

19 maio 2013

ANGOLA : Resultados e Classificação

Luanda - Resultados e classificação do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino, após a disputa da segunda jornada da quarta e última volta. 
 
Libolo-Petro (100-96) 
Interclube-1º de Agosto (96-98) 
 
Classificação: 
1. 1º de Agosto, 20 pontos
2. Libolo, 17
3. Petro, 15
4. Interclube, 15
 
Última jornada do Bai Basket (terça-feira): 
 
1º de Agosto- Recreativo do Libolo (Pavilhão do Rio Seco)
Petro de Luanda - Interclube (Pavilhão anexo da Cidadela),

ANGOLA : Paulo Macedo elogia evolução da modalidade

Luanda – O técnico da equipa de basquetebol do 1º de Agosto, Paulo Macedo, afirmou no sábado, em Luanda, que a modalidade evoluiu muito nos últimos anos depois de Angola perder a primeira posição no Africano.
 Em declarações à Angop, a antiga estrela do basquetebol nacional disse, em rescaldo da fase final do Bai Basket, que as equipas desenvolveram muito a nível competitivo e de atletas, o que trará grandes glórias na selecção nacional.
 Em relação ao campeonato nacional, salientou que foi bem disputado, embora em várias fases as equipas fossem obrigadas a gerir de uma forma equilibrada para conseguir os seus objectivos.
 Quanto ao segredo da conquista antecipada do título, Paulo Macedo apontou o "bom" balneário da equipa, que, na sua óptica, fez um trabalho muito duro mesmo com as limitações devido a lesões.