Africa Basquetebol

08 dezembro 2013

ANGOLA : Desportivo da Huíla conquista troféu

 A equipa vencedora somou três pontos mais três no final do certame organizado pela Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, enquadrado nas celebrações do 57.º aniversário da fundação do MPLA a assinalar-se na próxima terça-feira, dia 10.
Na categoria de cadetes, o Sporting do Lubango levou o troféu masculino ao vencer a formação do Heja Spor Clube do Lubango por 51–43 e totalizou no cômputo geral três pontos mais quatro.
Mário Belarmino Tchipongue, treinador do Clube Desportivo da Huíla, reconheceu que o torneio veio dignificar o desporto, porquanto a província da Huíla tem carência de jogos. Para o técnico, os certames desta natureza visam aumentar o número de jogos e servem de estímulos para a participação no próximo campeonato nacional. 

Para a treinadora da equipa feminina do Benfica do Lubango de juniores, Francisca Diniz, o torneio serviu de antecâmara para os nacionais e possibilitaram dotar de performances competitivas as equipas masculinas e femininas locais.
Francisca Diniz caracterizou o nível técnico apresentado pelos atletas como “meio fraco”. A treinadora justificou que os campeonatos locais são “fracos”, mas o torneio serviu para tirar ilações sobre a evolução técnica das equipas.