Africa Basquetebol

06 dezembro 2013

ANGOLA : Petro defronta o ASA com os olhos no segundo lugar do BAI Basket

                       
Petrolíferos da capital ocupam o terceiro lugar da tabela classificativa do Campeonato Nacional da “bola ao cesto”
Fotografia: Jornal dos Desportos
A formação do Petro de Luanda pode alcançar hoje o segundo lugar, em caso de vitória esta tarde (16h00), no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, frente ao Atlético Sport Aviação (ASA), em partida a contar para sétima jornada da primeira volta da fase regular da XXXVI edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket.
Actuais terceiros classificados, com oito pontos, os mesmos que o 1º de Agosto e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, equipas que ocupam as duas primeiras posições, os petrolíferos da capital vão “aproveitar” a ausência dos libolenses que preparam a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos em Coimbra, Portugal, para tomarem de assalto o segundo lugar da tabela de classificação do BAI Basket.
A equipa do Eixo-viário tem de se aplicar ao máximo para conquistar os dois pontos, já que pela frente vai ter um adversário que normalmente complica as chamadas equipas grandes.A vitória obtida este ano frente ao poderoso 1º de Agosto, para o campeonato provincial, vai servir seguramente de alerta para os pupilos de Lazare Adingono que têm que abordar o jogo desta tarde com maior determinação, para não serem surpreendidos.
O Petro de Luanda que aguarda o convite da Fiba-Afrique, a fim de participar na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos da “bola ao cesto”, depois de ter falhado o apuramento na Zâmbia, vai tentar neutralizar as acções ofensivas dos comandados de Carlos Dinis, técnico angolano que ano após ano é obrigado a reformular a sua equipa.
Os aviadores vão aproveitar o seu jogo colectivo para surpreender os petrolíferos da capital, que em termos de valores individuais estão melhor servidos do que o ASA.
O 1º de Agosto, um dos representantes do país na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, a par do Libolo, recebe hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Victorino Cunha, a Lusíada, numa partida em que a equipa militar é claramente favorita.
O Interclube recebe às 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, a modesta formação do Futebol Clube Vila Clotilde, ao passo que o Clube Amigos de Viana vai medir forças com o Progresso Associação do Sambizanga, a partir das 16h00, no Dream Space. O desafio que envolve as equipas do Sporting de Benguela e Recreativo do Libolo fica adiado sine-die, em face desta última estar a preparar em Coimbra a sua presença na fase final da XXVIII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos da “bola ao cesto”.
Amanhã realiza-se a oitava jornada que compreende o seguinte cartaz: Sporting de Benguela-Clube Amigos de Viana, Progresso-Vila, Interclube-Lusíada e ASA-1º de Agosto.

BASQUETEBOL
Morais concorre para atleta africano

O internacional angolano Carlos Morais, extremo base, de 28 anos de idade, concorre para o prémio de melhor atleta do ano que caminha para o seu final, numa organização da revista “África Stop Sports”.
Além de Carlos Morais, considerado MVP (Jogador Mais Valioso) da XXVII edição do Campeonato Africano das Nações de basquetebol, prova disputada na Costa do Marfim, fazem parte da lista as angolanas Nacissela Maurício e Nadir Manuel, ambas campeãs africanas pela Selecção Nacional.
Nadir Manuel, poste do Interclube, foi preponderante na conquista do terceiro anel continental da sua agremiação. Os futebolistas Samuel Eto´o, Didier Drogba e Yaya Toure figuram entre os possíveis vencedores da edição de 2013.A direcção da Federação Angolana de Basquetebol, liderada por Paulo Madeira, também foi catalogada para concorrer ao prémio de melhor federação do continente africano. O processo de votação online está em curso no site da revista “África Stop Sports” (www.africatosports.com). 
MC