Africa Basquetebol

01 dezembro 2013

ANGOLA : Federação felicita Interclube pelo título

                       
Equipa da Polícia superou pela quarta vez as militares na presente época desportiva
Fotografia: Dombele Bernardo
O director de Marketing e Relações Internacionais da Federação Angolana de Basquetebol, Tony Sofrimento felicitou a formação do Grupo Desportivo Interclube pela conquista da XIXI edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores feminino, prova disputada em Marrocos de 22 a 29 de Novembro último.
A turma da Polícia arrebatou a Taça dos Clubes Campeões Africanos pela terceira vez, ao vencer na final a formação do 1º de Agosto, por escasso um ponto, 61-60, destronou deste modo, o Desportivo de Maputo.
«Em nome da direcção da Federação Angolana de Basquetebol gostava de felicitar a formação do Grupo Desportivo Interclube por ter conquistado a XIX edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos. Pela primeira vez tivemos uma final angolana e creio que mais uma vez mostramos o poderio do nosso basquetebol, por isso, gostava igualmente de dar os parabéns ao 1º de Agosto».
O novo director de Marketing e Relações Internacionais da FAB congratulou-se igualmente pelo facto do «cinco» ideal da XIX edição do Taça dos Clubes Campeões Africanos serem atletas que militam no basquetebol angolano, apesar de não constar nenhuma atleta angolana.
«Lamentavelmente não tivemos nenhuma atleta angolana no ‘cinco ideal’ mas, o facto das ‘cinco’ distinguidas actuarem no nosso país, é motivo de grande satisfação porque acaba por valorizar sempre a nossa competição”, disse Tony Sofrimento.
O responsável federativo espera, que a conquista da XIX edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos da «bola ao cesto» por parte do Interclube, a equipa comandada por Apolinário Paquete possa galvanizar as outras meninas no sentido de aderirem à prática da modalidade.
«Espero muito sinceramente que esta vitória sirva de motivação para as outras meninas apostarem na prática da modalidade porque só assim podemos ter mais atletas e  mais clubes espalhados pelas 18 províncias».
A finalizar, Tony Sofrimento felicitou igualmente a direcção do Interclube, presidida por Alves Simões, face aos investimentos que tem feito nos últimos tempos, particularmente no basquetebol feminino, e apelou às demais agremiações a seguirem o  exemplo.
«A conquista do terceiro título atesta perfeitamente os investimentos que direcção do Interclube tem feito nos últimos tempos. Creio que as demais equipas deviam seguir o mesmo exemplo».
Para chegar à final a formação do Interclube venceu na fase preliminar o Eagle Wings do Quénia, por 69-41, First Deepwater da Nigéria, por 65-39 e Ir Tanger de Marrocos, por 87-30. Nos quartos-de-final a turma da Polícia venceu o Dolphins da Nigéria, por 92-35, ao passo que nas meias-finais derrotaram o Eagles Wings, por 76-50.
Já a equipa do 1º de Agosto que também fez o pleno na fase preliminar, começou por ganhar o Dolphins da Nigéria, por 72-52, seguiu-se o triunfo frente ao Usiu do Quénia, por 71-45, fechou a fase preliminar com uma vitória diante do COD Meknes de Marrocos, por 84-53. Nos quartos-de-final, a equipa militar derrotou o Ir Tanger de Marrocos, por 89-27 e nas meias-finais bateu o Firsts Deepwater, por 79-53.