Africa Basquetebol

02 dezembro 2013

MOÇAMBIQUE : Não haverá “nacionais”de basquetebol este ano!

JÁ não se vão disputar os campeonatos nacionais de basquetebol, em seniores masculinos e femininos, provas que habitualmente decorrem no mês de Dezembro, em virtude de reescalonamento do quadro competitivo.
Assim, segundo o presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), Francisco Mabjaia, as provas irão decorrer entre os meses de Março e Maio do próximo ano, conforme o novo calendário competitivo, recentemente aprovado pela instituição que dirige.
“Na sequência de mudanças do calendário competitivo já não teremos nacionais em Dezembro, conforme já estava programado e que igualmente havíamos anunciados há semanas. Em coordenação com a Liga Nacional de Basquetebol, decidimos passar as provas para o próximo ano e serão disputadas de forma regular, não em uma semana, como vinha acontecendo”, explicou.
Mabjaia revelou, por outro lado, que a mudança do calendário é resultado da “pressão” que a FMB tem vindo a sofrer da família de basquetebol que alega que deve ser ajustado à realidade de outros países africanos.
“Em face disso, achámos melhor operar a mudança agora, uma vez que temos esta oportunidade, pois os campeonatos provinciais e da cidade de Maputo, em particular, atrasaram, ou seja, ainda estão em curso”, enfatizou.
Refira-se que o “nacional” de seniores masculinos estava marcado para 10 a 22 de Dezembro próximo na capital do país, e em princípio devia juntar oito equipas. O Ferroviário da Beira é actual campeão em título.