Africa Basquetebol

20 agosto 2013

MOÇAMBIQUE : AFROBÁSKET – ABDIJAN 2013: Moçambique estreia-se hoje frente à Rep. Centro-Africana

ARRANCA hoje o Afrobásket em seniores masculinos, prova que durante pouco mais de uma semana decorrerá em Abidjan, Costa do Marfim. Moçambique é uma das 16 equipas presentes e esta noite estreia-se frente à República Centro-Africana no Grupo C. A Selecção Nacional começa defrontando aquela que é teoricamente a mais acessível do seu grupo, onde terá a companhia de Angola e Cabo Verde.
É importante para a equipa moçambicana entrar a vencer para ganhar alento para as partidas de amanhã e sábado diante de Angola e Cabo Verde, respectivamente.
Um triunfo na estreia coloca-a em condições favoráveis de disputar um dos dois lugares que dão acesso aos quartos-de-final.
Num grupo em que a língua dominante é o português, antevê-se tarefa espinhosa para os treinados de Milagre Macome, visto que terão que ombrear com Angola, a maior potência do básquete africano e com Cabo Verde uma selecção que vem registando uma subida de nível deslumbrante. O terceiro lugar conquistado no Afrobásket-2007 reflecte, por si, a qualidade do básquete cabo-verdiano.
Com um estágio de sensilvemente duas semanas na Espanha, o combinano nacional seguiu domingo para Abidjan, melhor capacitado do ponto de vista da sua performance táctica e física. Mas com tão pouco tempo de preparação ao mais alto nível, os objectivos no Afrobásket não são muito ambiciosos, embora a actual geração já tenha dado mostras de fazer maravilhas à semelhança do que aconteceu nos Jogos Africanos.
Defender o décimo lugar alcançado no Afrobasket -2011, em Antananarivo, Madagáscar, é a principal meta da equipa nacional, pelo que passar aos quartos-de-final já seria um feito histórico.
São 16 equipas que até o dia 31 do mês em curso vão dusputar a maior competição do continente. Eis as selecções e os respetivos grupos.
Grupo A – Costa do Marfim, Egipto, Senegal e Argélia
Grupo B – Tunísia, Ruanda, Burkina Faso e Marrocos,
Grupo C – Moçambique, Rep. Centro-Africana, Angola e Cabo Verde.
Grupo D – Nigéria, Camarões, Rep. Democrática do Congo e Mali.
A Tunísia é a actual detentora do título. Apuram-se para o Mundial-Espanha 2014 os primeiros três classificados.