Africa Basquetebol

19 agosto 2013

ANGOLA : Selecção respira ares de Abidjan

                       
Delegação angolana desembarcou ontem à noite na capital do basquetebol continental
Fotografia: José Cola
Com o objectivo de reconquistar o título, a Selecção Nacional de basquetebol sénior masculino desloca-se, esta noite, de Espanha para Abidjan, capital da Costa do Marfim onde vai disputar, de 20 a 31 deste mês, a 27ª edição do campeonato africano da modalidade “Afrobasket’2013”.

A equipa angolana, vice-campeã de África, preparou-se durante três meses para reconquistar o troféu perdido no campeonato passado, no Madagáscar (2011), a favor da Tunísia, tendo realizado o estágio pré-competitivo na cidade de Madrid, onde venceu os dez jogos de controlo que efectuou. 
A Selecção Nacional, inserida no grupo C, começa a prova amanhã, dia 20, frente à congénere de Cabo Verde, seguindo-se Moçambique (dia 22) e termina a primeira fase diante da República Centro Africana (24). Todos os jogos vão ser realizados às 21h00. 
Para a missão de trazer o ouro ao país, o técnico Paulo Macedo tem à disposição os bases Armando Costa, Milton Barros, Hermenegildo Santos, os extremos Olímpio Cipriano, Carlos Almeida (capitão), Leonel Paulo, Carlos Morais, os extremo-postes Reggie Moore, Felizardo Ambrósio e os postes Eduardo Mingas, Kikas Gomes e Valdelício Joaquim.

TÉCNICO ANGOLANO

Paulo Macedo, actual seleccionador sénior masculino de basquetebol de Angola, foi um “exímio” base que cedo (1979) se iniciou na modalidade, nos escalões de formação do Clube Desportivo 1º de Agosto, equipa onde fez carreira. Com curta passagem pelo basquetebol português (contribuiu para a subida de divisão do Sporting Clube de Portugal), Paulo Macedo pôs termo à carreira de basquetebolista na época 1995 no clube que o viu “nascer e crescer” como jogador.