Africa Basquetebol

22 agosto 2013

ANGOLA : Manter a chama vitoriosa

                       
Angolanos e moçambicanos lideram o Grupo C da fase preliminar com dois pontos cada
Fotografia: AFP
A Selecção Nacional sénior masculino de basquetebol defronta hoje, a partir das 21h00, no Pavilhão Palácio dos Desportos, a selecção de Moçambique, em partida referente à segunda jornada do Grupo C da fase preliminar da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, prova que decorre em Abidjan, capital da Costa do Marfim.
A partida de mais logo, entre angolanos e moçambicanos, vai decidir a liderança do Grupo C, dado que as duas selecções triunfaram na ronda inaugural da edição número 27 do Afrobasket, prova que vai apurar os três primeiros classificados para o Campeonato do Mundo de 2014, competição a disputar-se em Espanha.

Os decacampeões vergaram os tubarões martelo, designação oficial da selecção de Cabo Verde, por expressivos 75-50, ao passo que os irmãos do Índico derrubaram a forte selecção da República Centro Africana, bi-campeã africana, por 70-66, por isso, a primeira surpresa do Afrobasket 2013.

Ontem, as duas selecções aproveitaram o dia, para rever alguns fundamentos técnicos e tácticos que não correram de feição no prélio da estreia, apesar de terem vergado os seus adversários. Na única sessão de treinos de ontem, realizada no final do dia, o seleccionador Nacional, Paulo Macedo, chamou a atenção dos seus pupilos a fim de melhorarem os índices de concentração durante os 40 minutos de jogo, de forma a evitar maiores perdas de bola, tal como aconteceu no desafio de estreia, frente à selecção de Cabo Verde.
Entretanto, Paulo Macedo, técnico que procura o núcleo duro dos decacampeões africanos que têm a missão de resgatar o título perdido em 2011, no Afrobasket de Antananarivo, a favor da selecção da Tunísia, pode eventualmente utilizar os doze embaixadores escolhidos para representar as cores da Bandeira Nacional, tal como aconteceu no jogo frente a equipa de Cabo Verde. Reggie Moore, 32 anos de idade, e Hermenegildo Santos, 23 anos, fizeram as respectivas estreias na última terça-feira.
O norte-americano de origem, Reggie Moore, extremo poste, apontou apenas 3 pontos, ao passo que o seu companheiro, Gildo, base, não anotou qualquer ponto. Para o desafio desta noite, o seleccionador Nacional deve utilizar o “cinco” que defrontou a selecção de Cabo Verde, designadamente, Armando Costa, Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Felizardo Ambrósio “Miller” e Eduardo Mingas. Uma eventual vitória coloca os vice-campeões africanos na liderança isolada do Grupo C da fase preliminar do Campeonato Africano das Nações que hoje disputam os jogos referentes a segunda jornada dos grupos A e C.
Angola e Moçambique lideram a série, ambos com dois pontos. Os moçambicanos que protagonizaram a maior surpresa do Grupo C, em que derrotaram a forte selecção da República Centro Africana, bi-campeã africana, pretendem repetir a proeza no desafio desta noite, frente aos decacampeões africanos.

IMPRENSA
Olímpio o mais mediático 

O internacional angolano, Olímpio Cipriano, extremo base, é o atleta mais mediático a nível da imprensa que faz a cobertura da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações da Costa do Marfim, cuja abertura aconteceu na última terça-feira.
Apesar de ter falhado a 26ª edição do Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto”, em virtude de ter sido dispensado pelo então seleccionador Nacional, o francês Michel Gomez, alegadamente por questões disciplinares, competição que se disputou em Antananarivo, o internacional angolano, tricampeão africano, a par de Armando Costa, Eduardo Mingas e Carlos Morais, tem merecido um especial destaque nos jornais, rádios e estações televisivas que acompanham milimetricamente o certame.
Na partida de estreia do combinado nacional frente a congénere de Cabo Verde, medalha de bronze no Campeonato Africano das Nações disputado em Angola, o extremo base do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, teve uma actuação discreta, sobretudo no capítulo ofensivo. Olímpio Cipriano, Carlos Morais, Carlos Almeida, este que também regressa a uma fase final de um Afrobasket, Eduardo Mingas, Felizardo Ambrósio “Miller, Armando Costa, Joaquim Gomes “Kikas” para além do estreante Reggie Moore constituem as grandes esperanças da Selecção Nacional que procura o 11º título africano.

Angola que se estreou em 1980, conquistou os Afrobasket de 1989, 1991, 1993, 1995, 1999, 2001, 2003, 2005, 2007 e 2009. M.C

RECONHECIMENTO - Macedo acredita na melhoria 
O seleccionador Nacional, Paulo Macedo, acredita que o desempenho do combinado nacional que persegue em Abidjan o 11º título africano e consequentemente o apuramento pela sétima vez numa fase final de um Campeonato do Mundo, vai melhorar jogo após jogo o que vai permitir alcançar os objectivos traçados para a competição. Paulo Macedo teceu estas declarações à comunicação social no final da partida da última terça-feira, em que a Selecção Nacional vergou a de Cabo Verde, por expressivos 75-50, partida que marcou o encerramento da primeira jornada do Grupo C.
Apesar do triunfo, os decacampeões africanos claudicaram em algumas etapas do desafio, fundamentalmente, no segundo e derradeiro quarto, facto que foi minimizado pelo antigo internacional angolano, hoje nas vestes de seleccionador Nacional, pelo facto de ser o jogo de estreia. “Por se tratar do primeiro jogo é completamente normal que os atletas em determinados momentos do jogo mostrem algum nervosismo.
Acredito que durante o percurso da prova que vamos melhorar em todos os aspectos os índices de produtividade”, asseverou Paulo Macedo, técnico que se estreia numa fase final de um Campeonato Africano das Nações, depois de se sagrar tri-campeão africano ao serviço da Selecção Nacional. Se defensivamente o combinado nacional esteve acima da média no confronto frente aos cabo-verdianos, isto em termos globais, o mesmo já não se pode dizer no capítulo ofensivo, onde foram registadas muitas perdas de bola.M.C

GRUPO A
Costa do Marfim e Senegal lutam pela liderança da série 

A segunda jornada do Grupo A da fase preliminar da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto” começa hoje, a partir das 18h00, quando as selecções da Costa do Marfim e do Senegal se defrontarem para a liderança da série.
O primeiro embate de gigantes deste Grupo realizou-se na última terça-feira, quando os senegaleses bateram por escassos dois pontos de diferença (72-70) os egípcios, considerados com um dos grandes pretendentes ao título africano. O segundo embate de gigantes realiza-se hoje, em que os dois contendores tencionam lutar até à exaustão para o alcance dos dois pontos em disputa e o assalto à liderança do Grupo A da fase preliminar do Afrobasket 2013, com palco em Abidjan.
Moralizados com os triunfos que obtiveram na jornada inaugural, costa-marfinenses e senegaleses vão electrizar o modesto Pavilhão do Palácio dos Desportos, local que acolhe todos os jogos da edição número 27 do Campeonato Africano das Nações. Depois de terem sido eliminados nos quartos-de-final nas edições de 2009 e 2011, na Líbia e Madagáscar, a selecção do Senegal quer ajustar contas, num confronto francófono.
As jornadas iniciais do Afrobasket da Costa do Marfim têm sido dominadas por confrontos entre lusófonos e entre francófonos. A jogar em casa e com o apoio do público, a Costa do Marfim, que busca o terceiro título continental, é o principal favorito à conquista dos dois pontos em disputa.
Os costa-marfinenses têm de mostrar esse favoritismo nas quatro linhas, a julgar pela qualidade de basquetebol que os senegaleses mostraram frente ao Egipto, na jornada inaugural. Por isso, perspectiva-se uma grande partida da “bola ao cesto” logo mais, entre as selecções da Costa do Marfim e do Senegal.

PRIMEIRA VITÓRIA
Cabo Verde e RCA em jogo de aflitos 

A selecção de Cabo Verde volta a ter hoje uma partida difícil, a partir das 13h30, no Pavilhão do Palácio dos Desportos, quando defrontar a forte equipa da República Centro-Africana, duas agremiações que perderam na jornada inaugural do Grupo C da fase preliminar da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto”. Os cabo-verdianos baquearam frente aos angolanos, com quem perderam por expressivos 50-75, ao passo que os centro-africanos foram vergados pelos moçambicanos, por 66-70.
Apesar de nesta fase as quatro equipas de cada grupo transitarem para os oitavos-de-final, os lugares cimeiros de cada série passam a ser importantes, em face dos cruzamentos na fase posterior da prova. Com Mário Correia e Rodrigo Mascarenhas a comandarem as “operações”, a selecção de Cabo Verde vai tentar vergar a República Centro-Africana, conjunto que também se vê na obrigação de alcançar o primeiro triunfo, sob pena de estar arredado dos dois primeiros lugares do Grupo C.
As duas selecções ensaiaram ontem as estratégias que vão utilizar no embate desta tarde. Em face do que produziram nos encontros da primeira jornada perspectiva-se uma partida marcada pelo equilíbrio. Na outra partida de perdedores, a selecção do Egipto, pentacampeã africana, vai ter pela frente a similar da Argélia, a partir das 16h00. Os egípcios perderam na primeira jornada do Grupo A frente aos senegaleses, por 70-72, ao passo que os argelinos sucumbiram ante os anfitriões, por 47-64.
Dada a rivalidade que existe entre estas duas selecções, espera-se que a partida seja também equilibrada do primeiro ao último minuto. Egípcios e argelinos ocupam os últimos lugares do Grupo A, ambos com um ponto, ao passo que Costa do Marfim e Senegal partilham a liderança da série, com dois pontos cada.MC

PRETENSÃO
Equipa do Ruanda define objectivo

O seleccionador do Ruanda, Moise Mutokambali, pretende terminar o Campeonato Africano das Nações entre os dez primeiros classificados, depois de ter o 12º posto no Afrobasket de 2011, prova disputada em Antananarivo, capital do Madagáscar. Em entrevista ao site da Fiba-Afrique, o número um da equipa ruandesa, que faz a sua quarta aparição consecutiva numa fase final do Afrobasket, disse que o décimo lugar passa a ser a grande meta a alcançar.
"Nós na edição passada ficámos no 12º lugar. Fizemos a nossa preparação e vamos lutar para no mínimo melhorar dois lugares", asseverou Moise Mutokambali. BAPTISMO Conjunto ruandês cilindra burkinabes Depois de pregar um susto nos minutos iniciais, a selecção do Burkina Faso, que fez a sua estreia numa fase final do Campeonato Africano das Nações, não teve forças e sucumbiu ontem, frente à similar do Ruanda, com quem perdeu por expressivos 61-80, em partida referente à primeira jornada do Grupo B.
Apesar de estar a competir pela primeira vez num certame do género, a selecção do Burkina Faso conseguiu em algumas etapas do desafio colocar em sentido a formação do Ruanda que disputa o quarto Campeonato Africano de forma consecutiva. Mas à passagem do segundo turno, os ruandeses, liderados pelo norte-americano de origem, Cedrick Ison, atleta da formação do 1º de Agosto, campeão nacional de Angola, assumiram o comando das “operações” até ao apito final, com o resultado fixado em 80-61.
O resultado ajusta-se perfeitamente, por aquilo que as duas equipas produziram ao longo da partida. Ainda ontem, para o Grupo D, a selecção dos Camarões, de Lazare Adingono, não teve dificuldades em despachar os congoleses, por 74-43, partida que abriu a jornada número um. A selecção dos Camarões dominou o encontro do primeiro ao último minuto, ao contrário do Congo que esteve simplesmente apático durante toda a partida. MC