Africa Basquetebol

21 agosto 2013

ANGOLA : Bom começo

                       
Vice-campeões africanos mostraram classe frente a Cabo Verde medalha de bronze de 2007 feito que os irmãos do arquipélago pretendem repetir na Costa do Marfim
Fotografia: AFP
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol estreou-se, ontem, com vitória, ao derrotar no pavilhão Palácio dos Desportos, de Abidjan, a similar de Cabo Verde, por 75-50, em partida que marcou o encerramento da primeira jornada do Grupo C da fase preliminar da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket.
Os decacampeões africanos entraram em grande estilo, com o extremo base Carlos Morais a converter dois lançamentos de longa distância nos minutos iniciais do quarto inicial. A três minutos do fim, o combinado nacional vencia por um parcial de 17-7.
Com um cinco constituído por Armando Costa, Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas e Felizardo Ambrósio “Miller”, a Selecção Nacional esteve bem quer a defender, quer a atacar. Neste quarto, os angolanos conseguiram marcar 25 pontos, contra 10 dos cabo-verdianos.
E quando se esperava pela mesma postura no segundo período, os pupilos de Paulo Macedo baixaram consideravelmente de produtividade, ao contrário do seu opositor que nesta etapa marcou 18 pontos, contra 13 de Angola, o que perfez 38-28, a favor dos vice-campeões africanos, ao cabo dos primeiros 20 minutos.
Reggie Moore, Joaquim Gomes “Kikas”, Milton Barros, Leonel Paulo e Olímpio Cipriano não conseguiram conter o ímpeto atacante dos cabo-verdianos. Depois do intervalo, a Selecção Nacional voltou a exibir-se ao mais alto nível no terceiro período, tendo vencido por um parcial de 28-10. No quarto derradeiro, os angolanos limitaram-se a gerir a vantagem que tinham, fixando o resultado final em 75-50.
Reggie Moore e Hermenegildo Santos fizeram as respectivas estreias no cinco nacional que lidera o Grupo C, com dois pontos. Carlos Morais, com 19 pontos, foi o cestinha da partida, seguido de Carlos Almeida, com 12. Mingas e Felizardo Ambrósio “Miller” marcaram dez e nove pontos, respectivamente.

GRUPO A
Ainda ontem, num jogo electrizante referente ao Grupo A, entre as selecções do Senegal e Egipto, ambas penta-campeãs africanas, a vitória sorriu para os senegaleses, por escassos dois pontos de diferença (72-70).
A selecção do Senegal entrou melhor no desafio, ao contrário do seu opositor, que perdeu ao cabo dos primeiros 20 minutos, por uma margem de nove pontos (32-41).
Depois de estar a vencer por uma margem de 10 pontos, os senegaleses permitiram a igualdade no placard (70-70), quando restavam seis segundos para o termo do desafio. Displicentes na defesa, os egípcios consentiram mais dois pontos que deram a vitória à selecção do Senegal, por 72-70.
Na outra partida do Grupo A, a Costa do Marfim, país anfitrião, derrotou a similar da Argélia, por 64-47, partida em que os donos da casa dominaram do primeiro ao último minuto. Os argelinos foram impotentes para travar a Costa do Marfim que está apostada em conquistar o seu terceiro título africano.

CARLOS JÚLIO APITOU

Carlos Júlio, um dos mais categorizados árbitros angolanos esteve ontem em evidência na vitória da selecção do Senegal frente ao Egipto, por 72-70. O árbitro angolano liderou o trio de juízes.

Preparação
Selecção Nacional retempera energias

Depois da primeira vitória obtida ontem, frente à selecção de Cabo Verde no encerramento do Grupo C, os decacampeões africanos retemperam hoje as energias, com vista o desafio de amanhã, diante de Moçambique, partida referente à segunda jornada.
Depois da surpresa protagonizada ontem pela selecção de Moçambique que derrotou a forte equipa da Republica Centro Africana, os pupilos de Paulo Macedo estão em estado de alerta máximo. Hoje, a Selecção Nacional realiza duas sessões de treinos, onde são arquitectadas as estratégias a serem utilizadas no embate de amanhã.
Depois do triunfo de ontem, os angolanos estão completamente moralizados, a fim de alcançar a segunda vitória consecutiva nesta fase preliminar da edição número 27 do Afrobasket que está a ser jogado sob o lema “Protege o Basquetebol na luta contra o vírus da SIDA”.
Paulo Macedo pode utilizar o “cinco” inicial que defrontou o seleccionado de Cabo Verde. O combinado nacional traçou como meta a recuperação do título perdido em 2011, no Campeonato Africano das Nações que decorreu em Antananarivo, a favor da Tunísia.  
  M.C

Em abidjan

Equipa da Nigéria está desfalcada

A selecção da Nigéria, apontada como uma das candidatas à conquista do título africano, disputa o Afrobasket desfalcada de seis dos seus principais jogadores que ajudaram o país a conseguir o apuramento aos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Dos 12 atletas que protagonizaram tal façanha em 2012 apenas seis estão presentes em Abidjan, nomeadamente, Ike Diogu, Al-Farouq Aminu, Chamberlain Oguchi, Richard Oruche, Alade Aminu e Olumide Oyedeji.
Ficaram de fora Anthony Oludewa Skinn, Ekene Ibekwe, Ade Dagunduro, Koko Archibong, Ejike Ugboaja e Derrich Obasohan, este último terceiro melhor marcador do Afrobasket  2011.

Surpresa

Moçambique verga a RCA

A selecção de Moçambique protagonizou ontem, no Pavilhão Palácio dos Desportos, a primeira surpresa da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, ao derrotar a República Centro Africano, bi-campeão africano, por 66-70, em partida que abriu a jornada número um do Grupo C da fase final da referida competição.
Apesar do triunfo, os moçambicanos sentiram imensas dificuldades para levar de vencida a bem arrumada equipa dos cetro-africanos, que foram superiores nos dois primeiros períodos.
Com uma defesa organizada e um ataque eficiente, a República Centro Africana bateu os irmãos do Índico no quarto inicial, por 17-8. Fruto dos erros defensivos cometidos pelos moçambicanos, os centro-africanos mantiveram o domínio e foram para intervalo maior com uma vantagem de 12 pontos (39-27). A selecção de Moçambique que amanhã mede forças com a Selecção Nacional melhorou significativamente a sua defesa e conseguiu neutralizar as acções ofensivas da República Centro Africana.
Fruto desta postura, os moçambicanos terminaram o terceiro período com uma vantagem de quatro pontos. O último período foi bastante emotivo, com  os moçambicanos, a  levar a melhor sobre os centro-africanos, vencendo-os por 70-66.
M.C

Marrocos quer surpreender 

Igualados em termos de títulos, um para cada selecção, a Tunísia, actual campeã africana em título, e Marrocos, protagonizam hoje, a partir das 21h00, no Pavilhão Palácio dos Desportos, em Abidjan, o jogo de maior  cartaz da primeira jornada do Grupo B da fase preliminar da 27.ª edição do Campeonato Africano das Nações que arrancou ontem na Costa do Marfim.
Apesar de ter pela frente a forte selecção da Tunísia, actual campeã africana em título, a formação marroquina tenciona surpreender o seu adversário, num encontro onde o equilíbrio será a tónica.
Depois de ter realizado uma boa preparação, marcada com participações em torneios internacionais a nível da Europa, a selecção marroquina que conquistou o seu primeiro e único anel continental no longínquo ano de 1965, prova disputada na Tunísia, quer voltar a inscrever o seu nome na galeria das melhores selecções.
Entretanto, desfalcado de duas das suas principais unidades, a selecção da Tunísia traçou como objectivo primordial a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014, em território espanhol.
De acordo com o seu seleccionador, Adel Tlatli, a revalidação do título africano não consta das prioridades do seu grupo, pelo que a qualificação para o mundial de Espanha passa a ser o principal objectivo.
O Campeonato Africano das Nações da Costa do Marfim apura os primeiros três classificados para a maior cimeira desportiva mundial a nível da “bola ao cesto”. Mais o discurso calculista do seleccionador tunisino é encarado pelos críticos da modalidade como uma forma de retirar a pressão dos seus pupilo.

Hoje
Ruanda “baptiza” Burkina Faso

Liderados pelo extremo base de origem norte-americana, Cedric Ison, atleta que milita na equipa do 1.º de Agosto, a selecção do Ruanda baptiza hoje, a partir das 13h30, no Pavilhão Palácio dos Desportos, a similar do Burkina Faso, formação que disputa pela primeira vez na sua história uma fase final de um Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket.
Com um grupo bastante experiente em termos de participações em fases finais de um Campeonato Africano das Nações, os ruandeses vão procurar esta tarde ultrapassar os burkinabes que estão dispostos a não serem os bobos de festa.
Apesar de enfrentar um adversário desconhecido nas lides da “bola ao cesto” a nível do continente africano, a selecção do Ruanda está em estado de alerta, de forma a não ser surpreendida no desafio desta tarde.
Por seu lado, o Burkina Faso tenciona continuar a fazer história, depois de conseguir a qualificação inédita para uma fase final de um Campeonato Africano das Nações.
Duas horas mais tarde, mas para o Grupo D, a selecção dos Camarões mede forças com o Congo, num prélio onde os pupilos de Lazare Adingono são apontados como principais favoritos à conquista dos dois pontos em disputa.
Ainda para o Grupo D, a Nigéria, apontada como uma das favoritas à conquista do título africano, a par de Angola, Costa do Marfim, Tunísia, Camarões, Senegal e Egipto, defronta, a partir das 18h30, a selecção do Mali, um “gigante” adormecido.
MC

Ausências  -  Irmãos Almeida falham Afrobaske

Os irmãos cabo-verdianos Ivan Almeida e Joel Almeida foram os principais ausentes ontem no jogo de estreia da sua selecção frente ao seleccionado angolano, desafio que marcou o encerramento da primeira jornada do Grupo C da fase preliminar da 27.ª edição do Campeonato Africano das Nações da Costa do Marfim.
A Federação cabo-verdiana de Basquetebol tinha retomado as negociações com os dois atletas mas não houve acordo. As partes já tinham chegado a um consenso com ajuda do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, mas o acordo acabou por cair por terra. Ao que o site “SAPO Desporto” apurou, a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol não cumpriu com o prometido e os dois atletas acabaram por desistir, colocando um ponto final em qualquer tipo de especulação.
Os dois basquetebolistas prometem, num futuro próximo, explicar as razões que estiveram na origem do fracasso da sua integração na selecção.
Ivan Almeida deixou os trabalhos dos Tubarões Martelo, depois de a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol não ter pago o seguro obrigatório para que fosse libertado pelo seu clube, o Lille de França.
Depois de Ivan Almeida ter afirmado que sem o seguro não poderia juntar-se aos trabalhos da equipa, e que não poderia dar o seu contributo no Afrobasket 2013, o jogador viajou para França onde se encontra a preparar a próxima temporada com o seu novo clube, o Lille.