Africa Basquetebol

16 junho 2013

ANGOLA : Selecção embarca para o Bié

                       
Os exames médicos dos atletas decorrem até meados de Junho
Fotografia: Jornal dos Desportos
A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculino que projecta a sua participação na XXVII edição do Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto”, competição a decorrer de 20 a 31 de Agosto próximo, na Costa do Marfim, segue viagem esta manhã para a capital da província do Bié, Cuito, onde vai dar início à preparação rumo à conquista do 11º título africano.

A semana que antecedeu a viagem dos decacampeões africanas, foi dedicada inteiramente a tramitação de questões administrativas e também aos indispensáveis exames médicos.
Os dezoito (18) atletas, dos vinte e um (21) convocados para a “operação” Costa do Marfim,prova  selectiva para  o  Campeonato do Mundo de 2014, com palco no Reino de Espanha, aprovaram na inspecção médica, segundo fez saber Agostinho Matamba, médico da Selecção Nacional.
“Felizmente os mais variados exames médicos a que foram submetidos os nossos atletas todos correram bem, o que para já nos deixa satisfeitos”, assegurou o responsável pela saúde da Selecção Nacional que vai em busca do título perdido em 2011, no Campeonato Africano das Nações disputado em Antananarivo, capital do Madagáscar.
A comitiva segue viagem em voo da companhia de bandeira nacional, Taag, às 7h00 e, deve escalar a capital da província do Bié às 8h00.
Eurico Araújo “Boneco”, vice-presidente para as selecções nacionais vai chefiar a delegação que permanece por um período de uma semana em terras bienas.
Os decacampeões africanos vão ser recebidos esta manhã em apoteose, pela população biena, que aguarda com bastante expectativa a presença da pré-selecção nacional.
De acordo com o programa a que tivemos acesso, os decacampeões africanos estão envolvidos em acções sociais, com destaque para visitas a hospitais e centros de acolhimento.
Dia 23 do mês em curso, a pré-selecção nacional deixa a província do Bié, com destino a cidade de Benguela, onde vai trabalhar por um período de uma semana. Os pupilos de Paulo Macedo regressam a Luanda no dia 30,para rumar posteriormente para o Reino de Espanha, palco do estágio pré-competitivo, antes de seguir para a Costa do Marfim, isto no dia 17 de Agosto próximo.
Em terras espanholas estão confirmados dois amistosos com as selecções da Croácia e Eslovénia. O cinco nacional vai realizar oito a dez jogos de controlo. 
Angola integra o grupo C do Afrobasket2013, com as selecções de Cabo Verde, Moçambique e República Centro Africana (RCA). A Tunísia é a actual campeã africana.

Ausência
Armando Costa pode falhar viagem

O base do 1º de Agosto e da Selecção Nacional, Armando Costa, pode não embarcar hoje com o grupo para a província do Bié, onde a pré-selecção nacional dá início aos seus trabalhos de preparação, com vista a XXVII edição do Campeonato Africano das Nações, a disputar-se na Costa do Marfim, de 20 a 30 de Agosto próximo.
O tri-campeão africano convocado para a “operação” Costa do Marfim ainda não se apresentou ao grupo, desde que saiu em gozo de férias para as terras de Camões, Portugal.
Ontem, em declarações ao Jornal dos Desportos, o seleccionador nacional, Paulo Macedo, confirmou a ausência do atleta.
“Até hoje o Armando Costa não se tinha ainda apresentado ao grupo mas, acredito que nos próximos dias  vai estar connosco”, tranquilizou o antigo internacional angolano, hoje nas vestes de seleccionador nacional.
Seguem viagem para a província do Bié os seguintes atletas: Carlos Almeida, Edmir Lucas, Felizardo Ambrósio, Hermenegildo Santos, Islando Manuel, Joaquim Gomes "Kikas", Reggie Moore, António Monteiro, Edson Ndoniema, Muto Fonseca, Olímpio Cipriano, Roberto Fortes, Carlos Morais, Divaldo Mbunga, Leonel Paulo, Paulo Santana, Eduardo Mingas e Milton Barros.
Valdelício Joaquim e Yanick Moreira, atletas que militam em universidades americanas juntam-se ao grupo nos próximos dias.
 M.C 

Afrobasket
Sónia Guadalupe convive com as sub-16
A internacional angolana, Sónia Guadalupe, campeã africana em 2011,conviveu ontem, no Complexo da Cidadela Desportiva, com as integrantes da pré-selecção nacional feminina de sub-16, que prepara a sua participação no Campeonato Africano das Nações da categoria, a decorrer de 26 de Julho a 4 de Agosto próximo, em Harare, Zimbabwe.
Durante aproximadamente meia hora, a extremo Sónia Guadalupe conversou com as pupilas da dupla Apolinário Paquete e Ana Lemos, passou as suas experiências às integrantes da pré-selecção até atingir a selecção principal.
De acordo com doutor Nguabi Salvador, coordenador da selecção nacional feminina de sub-16, o grupo vai continuar a receber visitas das integrantes da selecção principal por formas a motivar o cinco nacional que se prepara para fazer história no Afrobasket de Harare.
A capitã Nacissela Maurício e Felizarda Jorge são as próximas atletas a visitarem as comandadas de Apolinário Paquete.
“Nós precisamos de motivar e acarinhar estas meninas que vão representar as cores da bandeira nacional no Afrobasket de Harare. E hoje felizmente tivemos a visita da nossa ilustre figura do basquetebol angolano Sónia Guadalupe. As meninas ficaram deslumbradas com a presença da nossa campeã africana e vamos continuar a brindar as nossas atletas e deve dizer que a Nacissela Maurício e Felizarda Jorge são as próximas visitantes”, asseverou o coordenador da selecção feminina de sub-16.
Nguabi Salvador fez saber ainda que Armando Machado, figura incontornável do desporto angolano, pode igualmente visitar as meninas no sentido de incuti-las o espírito de patriotismo.
“Queremos incutir no seio do nosso grupo o espírito de patriotismo e nada melhor convidarmos o senhor Armando Machado para vir aqui brindar-nos com uma palestra sobre o patriotismo”, asseverou Nguabi Salvador. 
Questionado sobre a preparação, o coordenador assegurou que a mesma decorre sem grandes sobressaltos.
Ontem, Apolinário Paquete, seleccionador nacional de sub-16, reduziu mais uma vez o grupo, pelo que a última filtragem deve acontecer na primeira quinzena do mês de Julho.
Trabalha nesta altura as ordens de Apolinário Paquete 17 atletas.
 M.C