Africa Basquetebol

08 abril 2013

ANGOLA : D`Agosto domina Grupo A


Militares vão beneficiar do ponto
Fotografia: Jornal dos Desportos
As formações do 1º de Agosto e do Futebol Clube Vila Clotilde terminaram no sábado as respectivas participações na fase de grupos da 35ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol, BAI Basket, ocupando a primeira posição dos respectivos grupos.
No Grupo A, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas sagrou-se vencedor da série, com 14 pontos, depois da derrota infligida no sábado ao arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, por 93-84.
Por seu turno, a formação do Futebol Clube Vila Clotilde ocupou o primeiro lugar do Grupo B, igualmente com 14 pontos, apesar de ter consentido uma derrota no sábado, diante da formação da Universidade Lusíada.
As duas colectividades vão folgar na derradeira jornada da fase de grupos, marcada para sexta-feira, por imperativo de calendário. Apesar de não jogarem na última ronda, 1º de Agosto e Futebol Clube Vila Clotilde têm assegurado o primeiro lugar dos respectivos grupos.
No Grupo A, a equipa do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, actual campeão nacional em título, pode alcançar 14 pontos, a mesma pontuação que o 1º Agosto. A equipa rubro e negra leva vantagem nos jogos entre si, pelo que, a primeira posição fica com o conjunto do Rio Seco.
Curiosamente, a formação do Vila terminou a sua participação no Grupo B, com 14 pontos, números que nenhuma outra equipa desta série pode alcançar. 
À entrada da última jornada da fase de grupos da 35ª edição do BAI Basket, a classificação está assim ordenada: Grupo A: 1º 1º de Agosto-14 pontos, 2º Libolo-12, 3º Interclube – 11, 4º Petro-10 e 5º ASA-8; Grupo B- 1º Vila-14 pontos, 2º Progresso-11, 3º Lusíada-11, 4º Cduan-8 e 5º Amigos de Viana-07.
A última jornada da fase de grupos compreende as seguintes partidas: Grupo A – Interclube-Petro e ASA-Libolo; Grupo B – Progresso-Lusíada e Clube Amigos de Viana-Clube Desportivo Universidade Agostinho Neto.
Entretanto, a dupla jornada do fim-de-semana ficou marcada, sem sombras de dúvidas, pela falta de comparência aplicada ao Cduan, tendo sido averbada uma derrota de (0-20), frente ao Progresso Associação do Sambizanga.

BAI Basket
Interclube continua “distante” da fase regular

Depois de ter brilhado na fase regular da 35ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol, a formação do Grupo Desportivo Interclube tem estado muito aquém da sua performance, nesta ponta final da fase de grupos.
Dos três encontros que disputou até aqui na segunda volta do Grupo B, os pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba” conseguiram apenas um triunfo, frente ao Atlético Sport Aviação (ASA), no inicio da segunda volta (84-72), tendo averbado duas derrotas, com as formações do 1º de Agosto (79-52) e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul (86-83) respectivamente.
Sábado, a turma da Polícia foi incapaz de travar o representante da vila de Calulo, com a qual perdeu por 86-83, curiosamente, o mesmo resultado com que os polícias tinham perdido no encontro da primeira volta, no Pavilhão 28 de Fevereiro.
O Interclube ocupa nesta altura a terceira posição do Grupo B, com 11 pontos, e defronta na erradeira jornada o Atlético Petróleos de Luanda, partida marcada para o Pavilhão 28 de Fevereiro.
Quem também continua a fazer uma travessia do “deserto” é o Atlético Sport Aviação (ASA), de Carlos Dinis, que nesta fase de Grupos já somou oito desaires, em igual número de jogos. MC