Africa Basquetebol

07 abril 2013

ANGOLA : D´Agosto cumpre objectivo


As duas equipas proporcionaram ontem um bom espectáculo para o gáudio dos adeptos
Fotografia: Jornal dos Desportos
Sem uma das suas principais unidades em campo (Carlos Almeida) por lesão, o 1º de Agosto recebeu e venceu, ontem, no pavilhão do CODENM, o arqui-rival Atlético Petróleos de Luanda por 93-84 e conquistou o primeiro lugar da fase de grupos da XXXV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. Com este triunfo, os campeões africanos em título arrebataram o ponto de bonificação e, na “final four”, os militares vão disputar as primeiras quatro partidas no seu reduto.
Galvanizados com o desaire do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, na ronda anterior, os militares entraram bastante determinados no quarto inicial, tendo vencido por 23-15. Mais coesos a defender e eficazes no ataque, os pupilos de camaronês Lazare Adingonou venceram por um parcial de 24-20, perfazendo 43-39, ao cabo dos primeiros 24 minutos, a favor da equipa rubro e negra. Depois do intervalo, passou-se a assistir a um bom espectáculo da “bola ao cesto” proporcionado pelas duas equipas, com algumas jogadas a arrancar aplausos do público que lotou por completou o pavilhão do CODENM. Aliás, tem sido norma quando estas duas equipas se defrontam, seja em que palco for.
Com o internacional angolano Carlos Morais em destaque, fundamentalmente, no terceiro período, os petrolíferos da capital conseguiram uma vantagem de sete pontos (53-60), quando restavam quatro minutos e 58 segundos para fim do quarto. Se do lado do Petro de Luanda, Carlos Morais estava em dia sim, do lado militar, o norte-americano Cedrick Ison chamava a si a responsabilidade do jogo. O norte-americano colocou a formação militar em vantagem de três pontos ao fim do terceiro período (70-67).
Os pupilos do treinador Paulo Macedo voltaram a superiorizar-se no quarto derradeiro, com o equilíbrio a dominar algumas etapas do jogo. Carlos Morais, por banda do Petro de Luanda, e Cedrick Ison, do lado militar, anotaram cada 27 pontos. Joaquim Gomes “Kikas” (1º de Agosto) foi o rei dos ressaltos, com 11, seguido por Abdel Gomes, do Petro de Luanda, com oito. No final, Paulo Macedo era um treinador visivelmente satisfeito por ter conseguido cumprir com o objectivo, que passava pela conquista do primeiro lugar.
Por seu turno, Lazare Adingonou agradeceu o empenho dos seus rapazes, por terem lutado até ao fim. Com a conclusão da nona jornada, a equipa rubro e negra terminou em primeiro lugar, com 14 pontos. Recreativo do Libolo ocupa o segundo lugar, com 12 pontos, seguido do Interclube e Petro de Luanda, ambos com 11. ASA continua a cauda da tabela com 7 pontos.

BAI Basket
Recreativo do Libolo assalta segundo lugar

A equipa de basquetebol do Recreativo do Libolo tomou de assalto o segundo lugar do Grupo A, agora com 12 pontos, ao derrotar ontem, no Pavilhão do Dream Space, em Viana, a formação do Grupo Desportivo Interclube, por 86-83, em desafio referente à nona jornada da 35ª edição do BAI Basket. Os polícias, que à entrada desta ronda ocupavam o segundo posto, caíram para o terceiro lugar, com 11 pontos.
Depois de ter consentido derrota na sexta-feira, diante do Atlético Petróleos de Luanda, por 84-91, a equipa campeã nacional em título entrou algo apática, fruto da maior agressividade defensiva imposta pela equipa forasteira. Os 16 pontos anotados pela formação do Libolo no quarto inicial, contra 24 do Interclube, atestem perfeitamente o grau de dificuldades que os pupilos do português Luís Magalhães encontraram nesta etapa de jogo.
Os campeões nacionais em título inverteram o rumo dos acontecimentos no segundo período, durante o qual conseguiram nada mais, nada menos, do que 22 pontos, contra 11 do Interclube, o que perfez 38-35 a favor da equipa caseira. Após o intervalo, as duas colectividades passaram a exibir-se, fundamentalmente, nos aspectos ofensivos, com particular realce para o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul. O equilíbrio voltou a prevalecer no quarto derradeiro, mas a formação do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul acabou por ser mais feliz, vencendo o desafio por 86-83. M.C

Nacional
Fase de Grupos encerra sexta-feira

A fase de Grupos da 35ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol encerra na próxima sexta-feira, com a disputa de quatro partidas, sendo duas de cada série. No Grupo A, o Grupo Desportivo Interclube recebe às 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, a equipa do Atlético Petróleos de Luanda, ao passo que o Atlético Sport Aviação (ASA) mede forças com o Recreativo do Libolo, às 16h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela.
A formação do Clube Central das Forças Armadas Angolanas folga, por imperativo de calendário. No Grupo B, o Progresso Associação do Sambizanga defronta a Universidade Lusíada, no Pavilhão 28 de Fevereiro, às15h30, enquanto o Clube Amigos de Viana defronta o Desportivo Universidade Agostinho Neto, partida agendada para as 16h30. O Futebol Clube Vila Clotilde folga por força de calendário. M.C
 
Resultados gerais da dupla jornada da II volta do Bai Basket
Luanda - Com a vitória do 1º de Agosto frente ao Petro de Luanda hoje (sábado) e a derrota do Recreativo sexta-feira última, a dupla jornada da II volta do Campeonato Nacional Sénior Masculino (Bai Basket) registou os seguintes resultados:
Terceira jornada (sexta-feira)
 
Série A
Recreativo do Libolo - Petro de Luanda (81-91)
1º de Agosto – ASA (96-67)
Interclube (folga)
Série B
Vila Clotilde – Amigos de Viana (118-53)
Lusíada – CDUAN (81-86)
Progresso Sambizanga (folga)
 Quarta jornada (Sábado)
Série A
1º de Agosto – Petro de Luanda (93-84)
Recreativo do Libolo - Interclube (86-83)
ASA (folga)
Série B
CDUAN – Progresso do Sambizanga (0-20 por falta de comparência)
Vila Clotilde – Lusíada (90-101)
Amigos de Viana (folga)
 
Classificação Geral
Série A
1.1º de Agosto 14 pontos
2.Libolo 12
3.Interclube 11
4.Petro 10
5.ASA 8
Série B
1º Vila Clotilde 14
2º Progresso do Sambizanga 11
3º Lusíada 11
4º CDUA 08
5º Amigos de Viana 07