Africa Basquetebol

04 abril 2013

ANGOLA : Equipas retemperam hoje energias


Libolenses e petrolíferos protagonizam amanhã o jogo de cartaz da terceira jornada
Fotografia: Kindala Manuel
As equipas nacionais aproveitam hoje, o Dia da Paz em Angola, para descansarem e retemperarem as forças visando a disputa da terceira jornada da segunda volta da XXXV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino (Bai Basket), a ter lugar amanhã, cujo destaque recai para os encontros entre o Recreativo do Libolo e Petro de Luanda e o 1º de Agosto – Atlético Sport Aviação.
Apesar das estatísticas estarem a favor do 1º de Agosto e do Interclube como prováveis finalistas da maior competição doméstica, o curso dos acontecimentos só pode ser decidido em função daquilo que as equipas produzirem nas três últimas jornadas da fase de grupos.
Os militares do Rio Seco, líderes na tabela classificativa, têm o passe quase garantido, se se tiver em conta a facilidade no jogo de amanhã frente ao Atlético Sport Aviação. Os argumentos competitivos da equipa do Aeroporto estão muitos furos abaixo na presente época, o que pressupõe que, com maior ou menor dificuldade, os pupilos de Paulo Macedo elevem para 13 o número de pontos no topo da classificação.
Com o cenário acima consumado, a equipa rubro e negra não precisa de fazer contas, uma vez que, ainda que perca o jogo subsequente, frente ao Atlético Petróleos de Luanda, marcado para sábado, no pavilhão do Rio Seco, termina a fase com 14 pontos, número que, em termos matemáticos, apenas o Interclube pode alcançar se vencer os dois jogos que lhe restam.
Nesta conformidade, a pressão recai para o Recreativo do Libolo, campeão em título, que para garantir a passagem para a última fase terá de levar de vencida a partida de amanhã diante do Atlético Petróleos de Luanda, no sábado, frente ao Interclube e no dia 12, no embate com o Atlético Sport Aviação, desde que a equipa da Polícia Nacional seja mal sucedida nos seus jogos.
De resto, espera-se partidas muito renhidas, em que os treinadores Paulo Macedo, Alberto de Carvalho “Ginguba”, Luís Magalhães e Lazare Andigono vão usar os recursos disponíveis para alcançarem o desiderato em perseguição.