Africa Basquetebol

31 março 2013

CABO VERDE : Afrobasket: Cabo Verde no grupo C com Angola, Moçambique e RCA

Angola, Moçambique e República Centro Africana. Eis os três adversários de Cabo Verde na fase de grupos do Afrobasket ‘2013, a maior prova do basquetebol continental, que acontece no próximo mês de Agosto, na Costa do Marfim.

O sorteio, realizado este sábado, em Abidjam, na presença de Ivan Manini, presidente da FIBA Mundo, colocou os três países que falam a língua portuguesa no mesmo grupo. A luta por um lugar na fase seguinte será ainda com os rapazes da República Centro Africana.
Este será de resto um grupo bastante difícil para Cabo Verde. É que Angola e República Centro Africana já foram campeões de África em basquetebol. A RCA fez a festa por duas ocasiões (1974 e 1987), mas é a selecção angola que acumula maior quantidade de títulos, num total de 10, começando a sua hegemonia a partir de 1989.
Nos últimos 12 campeonatos, os angolanos tornaram-se numa verdadeira potência da bola ao cesto no continente e ganharam 10 títulos. Pelo meio, em 1997, o Senegal fez a festa e essa hegemonia só voltou a ser quebrada há dois anos, quando a Tunísia fez a festa na prova realizada em Madagáscar, ao vencer Angola.
Ainda relativamente aos títulos, Senegal e Egípto ganharam a prova por cinco vezes cada e a Costa do Marfim por duas vezes. O melhor que os Bravos Crioulos conseguiram fazer na maior prova africana da modalidade foi um terceiro lugar alcançado em 2007, em Angola.
O Afrobasket deste ano acontece de 20 a 31 de Agosto, na Costa do Marfim. Mas a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB) já está no terreno não só a contactar os jogadores, mas também a mobilizar os cerca de 20 mil contos necessários para a aventura nesta competição que é também classificatória para os Jogos Olímpicos e Mundial.
No próximo sábado, 6 de Abril, a FCBB lança na cidade da Praia uma grande campanha de marketing, que terá os seleccionados Ivan Almeida, Rodrigo Mascarenhas, Jeff Xavier e Valter “Edy” da Veiga e Marito Correia os rosto-propaganda. Conforme o plano da federação, os treinos da equipa nacional terão início na cidade da Praia a partir do dia 15 de Julho, mais de um mês antes da bola começar a rolar ao cesto.
Os grupos:
Grupo A: Costa do Marfim, Egipto, Senegal e Argélia;
Grupo B: Tunísia, Ruanda, Burkina Faso e Marrocos;
Grupo C: Angola, Republica Centro Africana, Moçambique e Cabo Verde;
Grupo D: Nigéria, Camarões, Congo e Mali.

11 Comments:

Enviar um comentário

<< Home