Africa Basquetebol

12 março 2013

CABO VERDE : Boa Vista organiza primeiro regional de basquetebol

Boa Vista organiza primeiro regional de basquetebol

A Boa Vista promove pela primeira vez o Campeonato Regional de Basquetebol. Desde Fevereiro a bola já rola nas quadras de Sal-Rei, onde quatro equipas disputam o título. Um grande pontapé-de-saída para a Associação Regional de Basquetebol da Boa Vista, que resolveu encarar o desafio de promover e dinamizar a modalidade na ilha.

É a primeira vez que a Boa Vista realiza provas oficiais desta modalidade de quadra. Neste momento o campeonato está suspenso. É que está a decorrer o torneio Taça Bubista. Os jogos estão programados para acontecerem sempre às quartas e sábados, entre as quatro equipas federadas: Bubistar, África Show, Sal-Rei, e África Basquetebol. Clubes a lutar por um título para ter acesso ao campeonato nacional.
A Associação Regional de Basquetebol da Boa Vista, formalizada há apenas quatro meses, não tem mãos a medir para fazer acontecer basquetebol a sério e dentro das normas na ilha das dunas. “Fizemos o torneio de abertura, que contou com a participação de cinco equipas, incluindo o Juventude do Norte que acabou por desistir do regional. O campeonato, que está suspenso para a realização de Taça Bubista, deverá decorrer até o mês de Maio. Além disso, vamos ter um Play-off entre os quatro melhores clubes”, informa o presidente, Carlos Vieira. A grande meta, avança Carlos Vieira, não é apenas a realização de torneios e competições mas também impulsionar esta modalidade desportiva no município. Daí o próximo passo que é atacar a vertente formação – de atletas, árbitros e treinadores. E para isso, conta com importantes parceiros como a ASA, a Câmara Municipal e a operadora turística Tuy.
“De 13 a 17 de Março teremos um curso sobre gestão desportiva. Aliás, queremos envolver dirigentes de todas as outras modalidades. Já formamos treinadores e agora queremos formar dirigentes e agentes. A partir daí vamos avançar com cursos para árbitros, oficiais de mesa. Só poderemos melhorar a nossa modalidade com capacitação”, realça Carlos Vieira.
A Boa Vista também já conta com uma equipa feminina de basquetebol. Apesar de estar ainda em formação, as meninas estão a treinar nas quadras. O Presidente da Associação Regional não tem dúvidas de que há um forte potencial na ilha das dunas: A “Boa Vista tem grandes jogadores de basquete, com excelentes capacidades técnicas para dribles e cestos. O facto de não ter havido provas oficiais ou campeonatos emprestou uma certa desorganização a modalidade”.
As coisas estão mesmo a melhorar: “Não havia boa participação no campeonato nacional porque levavam uma selecção e as coisas não corriam da melhor forma. Há pouco tempo quando um formador esteve cá, ficou espantado. Disse que a Boa Vista tem jogadores com capacidade de jogar em qualquer equipa da Praia ou de São Vicente, por exemplo. Mas as coisas estão a mudar. Começámos os jogos e nota-se que há muitas pessoas na assistência. Quanto aos jogadores, conforme forem jogando vão melhorando as suas qualidades técnicas”.

5 Comments:

Enviar um comentário

<< Home