Africa Basquetebol

11 março 2013

ANGOLA : Ginguba enaltece entrega dos atletas


Interclube resgata a liderança do campeonato nacional de basquetebol
Fotografia: Jornal dos Desportos
O técnico principal do Interclube, Alberto de Carvalho “Ginguba”, enalteceu a entrega dos seus atletas na obtenção do primeiro lugar da tabela classificativa, depois da disputa (sexta-feira) da quinta e última jornada da segunda fase do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino Bai Basket, em que bateram o Atlético Petróleos de Luanda por 106-96. Depois de ter vencido o 1º de Agosto, na terceira jornada, e perdido com o Clube Desportivo e Recreativo do Libolo, a vitória diante do Petro de Luanda serviu para o ex-seleccionador nacional medir a pulsação do conjunto e fortalecer a crença na conquista do título da maior competição doméstica.
A liderar o campeonato nacional com sete pontos, Ginguba reconhece que o trabalho não tem sido fácil, perante o equilíbrio entre as principais equipas. Alberto de Carvalho mostra-se confiante, em função dos bons indicadores dos seus pupilos nas duas fases, e salientou que a equipa está a subir de rendimento. Outro motivo que deixa o técnico respirar de alívio é o fim das lesões que apoquentavam os atletas. No início da competição, Miltom Barros, Hery Uhengwu e Roderick Neal estavam em fase de recuperação. Em declarações ao Jornal dos Desportos, o técnico Alberto de Carvalho foi categórico em dizer que ainda faltam muitos jogos para se decidir o título, mas reconheceu que a equipa tem potencial para tornar o desejo uma realidade.
“Ainda temos muito pela frente, mas é com o pensamento no título que doravante vamos trabalhar”, disse o técnico. Para o efeito, Ginguba afirmou que os atletas devem continuar a evidenciar o espírito de equipa até agora patenteado. “Fizemos um bom trabalho, porque sempre procurámos corrigir aquilo que não estava a funcionar. Por isso, tenho de felicitar os meus atletas, porque souberam defender com eficiência e mantiveram os níveis de finalização. A sincronia entre os distintos sectores foi fundamental”, considerou. O Clube Recreativo do Libolo subiu para a terceira posição, com seis pontos, depois de ter vencido, no pavilhão do Dream Space, ao Atlético Sport Aviação, quinto classificado, por 81-73.

TÉCNICO DO PETRO
Recuperação das lesões anima Andigono

O técnico do Atlético Petróleos de Luanda, Lazare Andigono, mostrou-se satisfeito por notar melhorias na recuperação dos seus atletas, apesar de ter consentido a terceira derrota consecutiva na primeira fase do grupo A, desta vez diante do Interclube, por 104-96. Em declarações ao Jornal dos Desportos, o técnico petrolífero garantiu que a sua equipa vai melhorar de rendimento na segunda volta, a ser disputada de 29 deste mês a 12 de Abril. Andigono justificou que a sua equipa não podia fazer melhor na primeira fase, porque se viu privada dos préstimos de jogadores influentes.

“A equipa baixou de rendimento devido aos casos clínicos que observou, mas tudo indica que as lesões estão em fase de superação e vamos trabalhar para que doravante sejamos melhor sucedidos. Ainda temos tempo suficiente para trabalhar e continuar a lutar pelo título”, disse Lazare Andigono.
Questionado sobre o trabalho do trio de arbitragem constituída por Fernando Pacheco, David Manuel e Francisco Tando, Lazare Andigono elogiou o seu desempenho. “Com o devido respeito, foi uma prestação digna, com um ou outro caso em que o adversário se excedeu na carga sobre dois atletas. Já tivemos problemas noutras partidas, mas hoje devo felicitar o trabalho da arbitragem”, afirmou.
HÉLDER JEREMIAS