Africa Basquetebol

14 novembro 2012

ANGOLA : Campeão procura identidade na abertura do Nacional

Equipa do Recreativo do Libolo (arquivo)
Equipa do Recreativo do Libolo (arquivo)


Luanda - As formações do Interclube e do Recreativo do Libolo (campeão) defrontam-se sexta-feira, no pavilhão 28 de Fevereiro, na primeira jornada da 34ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculinos.
Olhando para pré-época e as participações no zonal de apuramento à taça de África dos clubes e o torneio Victorino Cunha, a equipa do Kwanza Sul encontra muitas dificuldades para criar uma equipa competitiva e um estilo de jogo. Nas aparições, nas provas já referenciadas, mesmo mantendo maior parte do plantel, foi notória a falta de um fio de jogo e alguma motivação.
O Libolo não estará ainda pronto para discutir o troféu com os principais concorrentes (1º de Agosto, Petro de Luanda e Inter). Durante a sua participação na Taça Victorino Cunha, onde terminou na terceira posição, demonstrou algumas lacunas, além de problemas físicos.
Antes, havia falhado a qualificação para fase final da Taça dos Clubes Campeões de África, quedando-se no terceiro posto. 1º de Agosto e Petro, primeiro e segundo, garantiram presença na prova.
Sexta-feira, na Supertaça Wlademiro Romero, perdeu diante do 1º de Agosto por 90-77. Mesmo com Olímpio Cipriano, MVP da época passada, a formação do Kwanza Sul, que tem como grande contratação o poste maliano Mohamed Tangara, tarda em encontrar o “caminho” dos bons resultados.
No entanto, apesar dos maus resultados continua a ser um sério candidato à conquista do título. A performance da pré-época poderá ser ultrapassados na competição a "doer".
Os “polícias”, agora orientados por Alberto de Carvalho “Ginguba”, foram os que mais se reforçaram esta temporada para disputar a conquista do título. Os norte-americanos Henry Uhegwu e Roderick Nealy são as principais referências de um Interclube que, este ano, já conquistou o Campeonato Provincial de Luanda.
Ao contrário do seu adversário, o Interclube parece ter adquirido já a forma desportiva, deixando a expectativa se manterá o ritmo até a "Final Four".
Os jogos Lusiada-CDUAN, Sporting de Cabinda-1º de Agosto, Amigos de Viana-Petro de Luanda e Progresso do Sambizanga- Vila Clotilde completam a primeira ronda da 34ª edição do Campeonato Nacional. O Atlético Sport Aviação (ASA) folga.
Na segunda jornada, sábado, vão jogar Universidade Lusiada-Petro de Luanda, Sporting de Cabinda-Recreativo do Libolo, Amigos de Viana-Vila Clotilde, Interclube- Progressso do Sambizanga e ASA-1º de Agosto. Folga o CDUAN.
A competição vai ser disputada no sistema de todos contra todos a duas voltas na fase inicial e igual número de voltas na segundo fase. O Sporting de Luanda será o grande ausente da competição.

Por Nelson Pascoal