Africa Basquetebol

14 novembro 2012

ANGOLA : Lançamento de jovens jogadores agrada a José Carlos Guimarães

O seleccionador nacional, José Carlos Guimarães, mostrou-se satisfeito com a postura dos técnicos que estão engajados em lançar jovens jogadores nas principais equipas de basquetebol, facto que pode contribuir para a formação de uma Selecção Nacional muito competitiva, capaz de reconquistar o Afrobasket em 2013, prova selectiva ao Campeonato do Mundo de Espanha, em 2014.Sem avançar nomes de possíveis seleccionáveis para o Campeonato Africano das Nações, que em 2013 se disputa na Costa do Marfim, o ex-internacional angolano rendeu-se ao talento de alguns jovens que têm dado cartas neste início de temporada.
“Tenho gostado dos novos valores que têm aparecido no basquetebol, alguns jovens com potencial e se continuarem a trabalhar terão uma palavra a dizer”, afirmou, em declarações ao Jornal dos Desportos.José Carlos Guimarães disse estar a acompanhar “de perto” o trabalho desenvolvido pelas equipas, em termos de modelos de jogo, e a evolução dos jogadores, o que lhe permite prever que o Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos vai ser muito competitivo.
O ex-técnico do Interclube disse que o trabalho de prospecção vai continuar e tenciona realizar dois treinos, antes do fim do Campeonato Nacional, onde os novos talentos vão ser chamados.Temos de continuar a acompanhar atentamente para podermos, mesmo antes do Campeonato Nacional terminar, fazermos um ou dois torneios e darmos oportunidade aos jovens que têm justificado a aposta dos seus treinadores nos clubes, porque o sucesso da Selecção Nacional passa pelo bom trabalho dos clubes, por isso, estou satisfeito com a prestação de cinco ou seis jovens”. José Carlos Guimarães enalteceu ainda o trabalho desenvolvido pelas equipas do Petro de Luanda, 1º de Agosto, Interclube, Lusíada e Progresso Associação do Sambizanga.

AFROBASKET/2013
Seleccionador acredita na reconquista do Africano


José Carlos Guimarães mostrou-se confiante na reconquista do Campeonato Africano das Nações de 2013, na Costa do Marfim.De acordo com o seleccionador nacional, é imperioso que Angola reconquiste o Afrobasket de 2013, para manter a hegemonia em África e continuar a marcar presença de forma consecutiva em fases finais de Campeonatos do Mundo.“Nós temos um único objectivo e para isso é necessária a colaboração de todos, sem a intervenção directa no trabalho de cada um, porque só assim estaremos em condições de resgatar o título africano”.
Questionado sobre a tão propalada renovação, José Carlos Guimarães afirmou que a mesma tem de ser feita de forma paulatina.
“As remodelações têm de ser graduais, nós podemos fazer remodelações só por fazer até porque a idade dos jogadores é vista dentro da quadra”.O seleccionador nacional garantiu que vai manter o esqueleto do combinado nacional que em 2013 vai procurar o passe de acesso à fase final do Campeonato do Mundo de Espanha, a disputar-se em 2014.De acordo com o técnico, contactos a estão a ser feitos no sentido de se agendar 14 a 15 jogos de controlo, no continente europeu, antes do cinco nacional seguir viagem para a Costa do Marfim. Vamos aproveitar fazer jogos de controlo com equipas europeias já que estarão envolvidas na preparação para o Campeonato da Europa, prova qualificativa ao Campeonato do Mundo de 2014. MC