Africa Basquetebol

08 outubro 2012

ANGOLA : Quarta Edição Taça Vitorino Cunha é apresentada amanhã em Luanda


Quarta edição da Taça Vitorino Cunha conta com a participação de quatro equipas
Fotografia: Kindala Manuel
O Clube Desportivo 1º de Agosto apresenta amanhã, em conferência de imprensa, a quarta edição da Taça Vitorino Cunha em basquetebol sénior masculino, com participação das melhores equipas do país. Para além da equipa cujo clube organiza a competição, o 1º de Agosto, vão participar o Recreativo do Libolo, Petro de Luanda e Interclube, que desta forma vão homenagear o “ícone” do basquetebol africano, técnico que conquistou o primeiro título de seniores por Angola.
Além do torneio, a ser disputado de 15 a 17 deste mês no pavilhão do Rio Seco, o clube leva a cabo também um ciclo de três palestras com orientação dos técnicos Vitorino Cunha, Bernardo Manuel e António Gaspar. Vitorino Cunha orientou a selecção sénior masculina de basquetebol nos campeonatos africanos de Luanda (1989), Argel (1991) e Nairobi (1993), tendo sido campeão. No curriculum constam ainda vários títulos pelo 1º de Agosto, além de presenças em Mundiais e Jogos Olímpicos.

LUTONDA DESPEDE-SE
A Taça Vitorino Cunha vai servir também para o base do 1º de Agosto, Miguel Lutonda, fazer a despedida oficial das quadras, como jogador. Depois de ter anunciado o abandono no final da época de 2011, o jogador tem a oportunidade de se despedir dos amantes do desporto. Lutonda foi nove vezes campeão nacional pela formação “militar” e pretende seguir a carreira de treinador. “Quero passar a minha experiência às camadas jovens”, disse o base, de 41 anos, em Maio último. Conhecido como “General”, Miguel Lutonda é uma das principais referências do basquetebol nacional. Duas vezes eleito Jogador Mais Valioso de África, é cinco vezes campeão africano pela selecção angolana.

Africano de Dakar
Técnico Fernando Sapalo satisfeito com resultados

O técnico principal da Selecção Nacional de Basquetebol feminino, em sub-18, Fernando Sapalo, considerou positiva a prestação no Afrobasket, disputado de 20 a 29 de Setembro último na capital do Senegal, Dakar, em que Angola terminou na quinta posição. Fernando Sapalo diz que a sua equipa melhorou o sétimo lugar, conquistado na edição anterior no Cairo. O técnico reconhece que Angola esteve inserida numa competição cujos adversários levavam considerável vantagem nos aspectos físico e técnico.
Fernando Sapalo sublinhou que os resultados obtidos não tiveram qualquer relação com a preparação do conjunto, pois, em termos de estatura física, as nossas atletas não tinham hipóteses de se impor, o que agravou ainda mais o défice técnico. O técnico defendeu que Angola tem de fazer um esforço nos escalões de formação, para contrapor o forte investimento que a maior parte dos países estão a fazer nos últimos anos.
“Em termos gerais, a nossa presença em Dakar foi positiva, se tivermos em conta que melhoramos a classificação. Porém, temos de reconhecer que não fomos além do quinto lugar devido à superioridade da maior parte dos adversários nos aspectos físico e técnico, factores incontornáveis na prática do basquetebol da alta competição. É bem verdade que tivemos algumas dificuldades ao longo da nossa preparação, mas, por melhores condições que tivéssemos, a condição técnica e física das nossas atletas não permitia obter melhor resultado”, reconheceu. Hélder Jeremias