Africa Basquetebol

05 outubro 2012

ANGOLA : 1º de Agosto sob fogo cruzado


As duas agremiações ainda estão invictas na prova
Fotografia: Jornal dos Desportos
Apesar de estar a aguentar muitíssimo bem a pressão, considerando os seus preciosos triunfos nas duas últimas jornadas, o 1° de Agosto continua sob “fogo cruzado” no torneio da zona VI de apuramento para a Taça dos Campeões de África em basquetebol masculino. Após enfrentar e derrotar categoricamente o Petro de Luanda na quarta-feira e, ontem, o Ferroviário, a turma “militar” tem esta noite um novo adversário de grande peso, Recreativo do Libolo, para a quinta jornada da prova que decorre em Maputo.

Esta é uma partida em que, à semelhança das anteriores, o público marcará presença em grande número no Pavilhão do Desportivo, ávido de ver basquetebol de “primeira água”, tal como o caso, por exemplo, do espectacular embate proporcionado pelos dois históricos clubes angolanos, 1° de Agosto e Petro, que se bateram com galhardia e colocaram em campo todo o seu saber. Os “militares” foram inequivocamente excepcionais e os mais de 20 pontos (79-55) de vantagem com que venceram explicam tudo.
Com um comportamento meritório do ponto de vista táctico, ao não permitir que as pedras basilares dos “petrolíferos” jogassem, os rubro-negros acrescentaram a este facto uma defesa bastante forte e uma eficiência atacante que lhe possibilitaram mandar por completo ao longo dos 40 minutos da contenda. Enquanto o Petro foi marcando a conta-gotas, o 1° de Agosto fê-lo com uma regularidade irrepreensível, acabando por ganhar com toda a justiça.
Esta noite, frente ao campeão Libolo, naturalmente que o assunto será outro, mas, diga-se em abono da verdade, das três formações angolanas presentes em Maputo, o 1° de Agosto terá sido aquela que mais deslumbrou até aqui. Aliás, provavelmente porque é mais conhecida no seio dos adeptos moçambicanos da bola ao cesto, é a equipa que tem estado a granjear mais simpatia e daí se esperar que venha a ter um forte apoio face ao “novato” Libolo.
Os dois conjuntos conhecem-se perfeitamente e, neste momento, são os principiais candidatos ao primeiro lugar. Ontem, enquanto o 1° de Agosto teve um jogo em que foi necessário aplicar-se a fundo diante do Ferroviário de Maputo, o Libolo não precisou de fazer muito para ganhar aos tswanas do Spartans pela marca de 94-29. O Petro de Luanda não teve dificuldades para levar de vencida a equipa do Matero Magic da Zâmbia, por 79-47. No dia de folga do Petro, o campeão moçambicano defronta os zambianos do Matero Magic, mas reconhece que as possibilidades de qualificação já são praticamente remotas, mesmo considerando o facto de se apurarem três equipas pela Zona VI.

Provincial

Interclube pode cimentar liderança


A formação do Grupo Desportivo Interclube, líder incontestável do Campeonato Provincial de basquetebol em seniores masculinos, com seis pontos, pode cimentar a liderança da prova, quando receber hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Atlético Sport Aviação (ASA), em desafio referente à quarta jornada da competição. Depois de ter ganho na útima semana ao 1º de Agosto, por 88-85, os pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba” estão bastante motivados para amealhar mais logo os dois pontos em disputa.
Os polícias vão aproveitar o factor casa, a fim de alcançarem a sua quarta vitória consecutiva na competição que este ano está a ser jogada a uma volta, em virtude do aproximar da data de abertura da época nacional. Entretanto, apesar de jogar fora, os aviadores vão seguramente tentar surpreender os polícias que estão fortemente embalados na conquista do provincial. Apesar de perder alguns jogadores, o técnico Carlos Dinis tem à sua disposição o esqueleto base da temporada transacta.
O equlíbrio vai certamente marcar o desafio desta noite, a julgar pela qualidade dos dois plantéis. Às 15h00, o Progresso do Sambizanga mede forças no Pavilhão do Codenm com a Universidade Lusíada. Amanhã, a prova realiza a quinta jornada, que compreende o seguinte cartaz: Interclube-Lusíada, às 16h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, e ASA-Amigos de Viana.
Melo Clemente