Africa Basquetebol

07 outubro 2012

ANGOLA : Militares em maré alta no Zonal de Maputo


Militares venem Libolo e mantêm-se invitos no zonal de Maputo
Fotografia: Kindala Manuel
Espectacular e memorável partida a que foi travada sexta-feira à noite entre o Recreativo do Libolo e 1° de Agosto, com os eufóricos espectadores presentes no pavilhão do Desportivo a deleitarem-se com as excelentes jogadas proporcionadas pelos jogadores de ambos os conjuntos.

Foi uma grande lição de basquetebol, aquilo a que se assistiu em Maputo, com os “militares” verdadeiramente em maré alta, a levarem a melhor sobre o campeão nacional. Hoje, derradeiro dia da competição, por certo os rubro-negros vão despedir-se em grande diante dos zambianos do Heroes.
Não resta a menor dúvida que a grande rivalidade basquetebolística entre as formações angolanas foi transportada para as bandas do Índico, por ocasião do Torneio da Zona VI de Apuramento para a Taça dos Campeões de África, cuja fase final se realiza no próximo mês de Novembro, na Guiné Equatorial.
Em todos os encontros envolvendo os angolanos, incluindo o de ontem à noite, entre Petro de Luanda e Libolo, o espectáculo esteve presente e, acima de tudo, o bom basquetebol. No entanto, em particular, a noite de sexta-feira foi maravilhosa. Com o Libolo a mostrar-se regular no comando do jogo, através de um ataque bastante eficiente em todos os aspectos e a privilegiar os triplos. O 1° de Agosto, esse, teve a virtude de, mesmo estando a perder, nunca permitir que a vantagem do adversário se situasse acima dos sete pontos. Isto é, os “militares” foram inteligentemente gerindo os acontecimentos sem se deslumbrarem tanto com os libolenses.

No quarto período, a verdade veio ao de cima: o 1° de Agosto, mais inspirado no ataque e melhor organizado na componente defensiva, não só logrou assenhorear-se do jogo, como também passar à dianteira no marcador e por números de certo modo convincentes. Nas hostes do Libolo, em contrapartida, o conformismo era patente, pois nada lhes saía a contento e as suas melhores unidades praticamente resignadas com a realidade.
Era o carimbar em grande da qualificação dos rubro-negros para a fase final da Taça dos Campeões de África em Basquetebol de Seniores Masculinos.
Esta tarde, a partir das 13.00, o invicto 1° de Agosto, com a particularidade de ter vencido os outros três candidatos ao apuramento, designadamente Perro de Luanda, Recreativo do Libolo e Ferroviário de Maputo, vai estar em “descanso” face ao Heroes da Zâmbia. A segunda vaga para a Guiné Equatorial esteve ontem em disputa de forma renhida entre Petro e Libolo. Hoje, os “petrolíferos” terminam a sua participação na prova, defrontando o Ferroviário, às 17.00, com a turma moçambicana já sem hipóteses de tentar qualquer lugar de qualificação, mesmo considerando a “repescagem” do terceiro classificado. Por seu turno, o Libolo tem pela frente o Matero Magic, da Zâmbia, às 9h00.

FEMININOS
Triunvirato discute primeira posição


Quem vai ser o primeiro classificado em femininos no Torneio da Zona VI de Apuramento para a Taça dos Campeões de África? Eis, pois, a pergunta que neste momento se coloca e cuja resposta é conhecida esta noite, quando a partir das 19h00 se defrontarem Liga Muçulmana e Inter de Luanda, em jogo que se perspectiva bastante complicado para ambos os conjuntos, numa discussão que igualmente envolve o 1° de Agosto, que também tem uma missão difícil diante de A Politécnica. Entre as três equipas, as contas, por enquanto, fazem-se da seguinte maneira: Liga Muçulmana venceu 1° de Agosto e este, por sua vez, derrotou Inter, que, esta noite, pode igualar a teia, caso bata as campeãs moçambicanas. Considerando que o triunvirato ganhou às outras formações, nesta altura será a calculadora a funcionar para se achar os dois directamente qualificados e o possível “repescado”.
Nos jogos de hoje, está claro que a Liga Muçulmana é favorita diante do Inter, daí se perspectivar o primeiro posto para as moçambicanas. A integração de duas jogadoras estrangeiras, uma americana e uma senegalesa, elevou exponencialmente a capacidade competitiva da equipa e, a avaliar por aquilo que tem vindo a jogar, o triunfo está mais próximo das moçambicanas. Também o 1° de Agosto tem largas possibilidades de sair vitorioso no confronto com A Politécnica, cujos níveis exibicionais têm deixado muito a desejar. O terceiro desafio de femininos põe frente-a-frente UNZA da Zâmbia e BDF do Botswana.

Jogos da SADC
Elvino reitera confiança
na revalidação do título

O técnico principal da selecção nacional de basquetebol de sub-20, em masculinos, Elvino Dias, reiterou a sua confiança na revalidação do título no torneio da Comunidade de Desenvolvimento de Países da África Austral, a ser disputado de 4 a 17 de Dezembro, na capital da República da Zâmbia.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o técnico mostrou-se convencido de que o leque de atletas com os quais vai trabalhar a partir do próximo dia 17 oferece garantias de uma representação ao mais alto nível na competição que, todos os anos, junta as selecções da comunidade.

Elvino Dias aproveitou para mostrar o seu agrado pela continuidade do ministro Gonçalves Muandumba na liderança do ministério de tutela, pois, segundo afirma, a sua manutenção no cargo permite que os projectos gizados pelo seu pelouro, no âmbito do intercâmbio profissional com outros países, não fiquem pelo caminho e o desporto, em particular o basquetebol, continue a beneficiar do apoio até agora merecido nos escalões de formação. Na óptica do seleccionador, Angola não pode abdicar, de maneira alguma, da aposta nos escalões de formação, de modo a resgatar o estatuto de maior potência africana a nível do basquetebol, pelo que considera “visão estratégica” a aposta do Executivo na criação de condições no sentido de potenciar as selecções juvenis e juniores com preparação de alto nível em Espanha.

“Não podemos pensar em resgatar a hegemonia do nosso basquetebol sem apostarmos nas camadas jovens, já que a maior parte dos nossos atletas que representaram o país com a máxima dignidade, se encontram em fase final de carreira. Os jovens angolanos têm a generosidade de ser dotados de talento excepcional para a prática do basquetebol, por isso é imperioso explorarmos esta particularidade para que o basquetebol africano continue a ser identificado pela Nação angolana”, disse Elvino Dias. O técnico orientou a selecção de sub-18 no “Africano” de Maputo, em que Angola ficou na quinta posição. Os elementos daquela selecção transitam agora para a categoria de Sub-20.
Hélder Jeremias