Africa Basquetebol

06 outubro 2012

CABIO VERDE : PROVAS NACIONAIS MAL ESTRUTURADAS



Os campeonatos nacionais de basquetebol (sub-18 e sénior), “estão mal estrutu­rados”. A opinião é de alguns entendidos na matéria, que alerta para o facto de essa falta de estruturação provocar o desequilíbrio competitivo, favorecendo algumas equipas.

O técnico de basquetebol, Carlos Morgado, através de uma nota publicada na imprensa nacional, considera que não existe um plano de actividades e orçamento para cada época e nem tão-pouco um relatório de actividades e contas de cada exercício na Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB).
Adianta ainda que a planificação da selecção nacional nas várias categorias não existe, o que resulta da ausência da participação das nossas selecções nas competições internacionais, onde poderíamos ganhar mais experiência.

“A selecção nacional sénior não existe”,entende Carlos Morgado, esclarecendo que “ o que existe é um misto de jogadores que jogam no estrangeiro e um treinador que não conhece a realidade do basquetebol cabo-verdiano”.
 
Para aquele técnico, a formação de base (mini-basquete, Sub-14, Sub-16 e Sub-18) não tem apoios da FCBB. Não existe uma política de desenvolvimento para estes escalões de formação, porque o importante é encher os pavilhões, uma vez por ano, nas fases finais do campeonato, com as presenças dos jogadores pro­fissionais.