Africa Basquetebol

06 outubro 2012

ANGOLA : D´Agosto na fase final


Equipas angolanas continuam a dominar o zonal de Moçambique
Fotografia: Kindala Manuel
Com passaporte carimbado para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, a equipa sénior masculina do 1º de Agosto defronta hoje, a partir das 13h00, no Pavilhão do Desportivo, a modesta formação do Spartans, do Botswana, em partida referente à sexta jornada do zonal VI que amanhã termina em Maputo. Dado o potencial da formação militar, liderada pelo angolano Paulo Macedo, a vitória não deverá escapar à turma militar, face à sensacional campanha que tem realizado até aqui. Amanhã, no encerramento do torneio zonal, prova que teve início a 1 do mês em curso, o 1º de Agosto, hexa-campeão africano, vai “medir forças” com a modesta formação do Heroes, da Zâmbia, num embate onde os angolanos são claramente superiores, pelo que, a vitória será uma certeza.

Com o 1° de Agosto já apurado para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, competição a decorrer de 10 a 20 de Novembro próximo, em Malabo, Guiné Equatorial, resta saber quem são os outros conjuntos que vão seguir os passos da equipa rubra e negra. E tal facto somente hoje se esclarecerá em definitivo, quando Petro de Luanda e Libolo se defrontarem no Pavilhão do Desportivo, a partir das 18h00. É mais um encontro que se perspectiva bastante renhido e extremamente difícil para ambos os contendores, esperando-se, desse modo, uma luta sem quartel e uma entrega abnegada dos jogadores, pois está em causa a vaga para a fase final da maior competição basquetebolística do continente a nível de clubes.

Com base naquilo que tem sido a exibição destes dois “colossos” africanos, pode-se afirmar que o Libolo é aquele que possui maior número de probabilidades de ganhar, mercê da sua melhor organização táctica e perspicácia no jogo ofensivo, para além de um melhor aproveitamento das suas unidades nucleares. A formação de Raul Duarte revela-se mais astuta, agressiva e com grande capacidade de entreajuda. Provavelmente por saber de antemão que o lugar na fase final está garantido, em virtude de se qualificarem três equipas, o Petro não tem deslumbrado. Num dia em que a competição feminina conhece nova folga, 1° de Agosto joga com Spartans, às 13h00, e Matero Magic enfrenta Heroes.

HOMENAGEM
D`Agosto prepara Taça Vitorino Cunha


A direcção do 1º de Agosto prepara com todos os cuidados a quarta edição do Torneio Vitorino Cunha, prova que será disputada de 15 a 17 do mês em curso, no Pavilhão do Codemn. O certame, que visa homenagear a figura do professor Vitorino Cunha, ex-seleccionador nacional, vai contar com a participação das formações do Recreativo do Libolo, campeão nacional em título, Petro de Luanda, detentor do torneio, Grupo Desportivo Interclube, para além da equipa militar. De acordo com o comunicado a que tivemos acesso, proveniente do Clube central das Forças Armadas Angolanas, o torneio servirá igualmente para o astro do basquetebol angolano das últimas décadas, Miguel Pontes Lutonda, se despedir oficialmente das quadras onde brilhou durante vários anos.

À margem da competição será realizado um ciclo de três palestras com carácter técnico e metodológico, sob orientação dos técnicos Vitorino Cunha, Bernardo Manuel e António Gaspar. Na próxima terça-feira, dia 9, a direcção do 1º de Agosto, liderada por Carlos Hendrick, vai realizar uma conferência de imprensa, na sua sede, a partir das 13h00, onde serão aflorados todos os preparativos em torno da quarta edição do Torneio Vitorino Cunha. Melo Clemente