Africa Basquetebol

18 outubro 2012

ANGOLA : FAB sorteia hoje o "Nacional"


Reunião técnica está aprazada para hoje a partir das 16h00
Fotografia: Jornal dos Desportos
A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) realiza hoje, a partir das 16h00, nas suas instalações, no Complexo da Cidadela Desportiva, o sorteio da XXXV edição do Campeonato Nacional sénior masculino. O modelo de compição bem coo mo regulamento da competição vão dominar as discussões entre os representantes das equipas participantes e a direcção técnica da FAB, seguindo-se o sorteio da prova.
Ao contrário da época transacta, em que a prova foi “amputada”, devido à greve dos árbitros que marcou o início da temporada 2011/2012, facto que obrigou a FAB a retirar a tradicional “Final Four”, está época, a competição deve seguir o seu curso normal, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.Desse modo, durante a fase regular, o campeonato vai ser disputado no sistema de todos contra todos a duas voltas, passa a seguir para a fase de grupos e termina com a já famosa “Final Four”.
Espera-se por uma participação massiva dos representantes das equipas que vão disputar o Campeonato Nacional, competição quem em princípio, tem como sérios candidatos à conquista da coroa nacional o Recreativo do Libolo, actual campeão nacional em título, Petro de Luanda, Interclube e 1º de Agosto, sem descurar as demais formações, com principal realce para o Atlético Sport Aviação.
A recém terminada quarta edição da prestigiante Taça Victorino Cunha, em que participaram as quatro melhores equipas da actualidade no país, foi prova mais do que suficiente do equilíbrio que se espera no “Nacional”.Estão inscritas para a temporada 2012/2013 as equipas do 1º de Agosto, Petro de Luanda, Interclube, Universidade Lusíada, FC VilaClotilde, Progresso do Sambizanga, Amigos de Viana, Promade Misto de Cabinda e Recreativo do Libolo, CDUAN e Sporting de Luanda.O Campeonato Nacional arranca a 16 de Novembro. A época desportiva 2012/213 a nível dos seniores masculinos abre a 9 de Novembro, com a disputa da Supertaça Wlademiro Romero, no Bié.

TAÇA DE CLUBES
Lutonda “reforça” 1º de Agosto


O ex-internacional angolano Miguel Lutonda, que se despediu de forma simbólica das quadras na terça-feira, vai reforçar a equipa militar na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos em basquetebol. O facto foi anunciado na terça-feira pela direcção do clube, durante a cerimónia de despedida simbólica daquele que é considerado um dos melhores jogadores dos últimos tempos.
Lutonda, que a par de Joaquim Gomes “Kikas” e Carlos Almeida constituem os totalistas a nível dos seis títulos de clubes conquistados pelo clube, vai tentar fechar a sua brilhante carreira com mais um troféu continental.A formação do 1º de Agosto, que conquistou de forma brilhante o passe de acesso à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, a decorrer de 28 de Novembro e 8 de Dezembro, em Malabo, Guiné Equatorial, vai tentar reconquistar o ceptro, perdido no ano passado para Etoile Sportive da Tunísia.1ºde Agosto e Petro de Luanda conseguiram o apuramento directo à fase final, ao passo que o Recreativo do Libolo aguarda pelo Will Card (convite) da Fiba-Afrique. MC

RECONHECIMENTO
Direcção militar eterniza camisola 14


A direcção do 1º de Agosto decidiu eternizar a camisola número 14, que durante 15 anos foi utilizada pelo ex-internacional angolano Miguel Lutonda.Esta posição surge em reconhecimento aos feitos conseguidos pelo experiente base, que ao serviço da equipa rubro-negra conquistou nove Campeonato Nacionais, oito Supertaças, cinco Taças de Angola e seis títulos da Taça dos Clubes campeões Africanos. Assim, a camisola 14 ficara guardada no “hall da fama” do Clube Central das Forças Armadas Angolanas.

Libolo procura estabilidade

Apesar de manter o seu núcleo duro para a presente época desportiva 2012/2013, a formação do Recreativo do Libolo continua muito aquém das suas reais capacidades.Depois de ter falhado o apuramento directo à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos no Zonal VI, em Maputo, os pupilos de Raul Duarte deixaram uma imagem pálida durante o Torneio Victorino Cunha.
Raul Duarte, técnico campeão nacional pelo Libolo, prometeu melhorias da sua colectividade nos próximos tempos, dado que o objectivo para a época desportiva 2012/2013 é a revalidação do título.O represente da vila de Calulo conquistou no ano passado o título nacional pela primeira vez no seu historial.