Africa Basquetebol

12 outubro 2012

ANGOLA : Polícias apadrinham estreia do Petro

artilhar
Petrolíferos vêm do zonal de Maputo onde sofreram pesada derrota frente ao 1º de Agosto que no provincial perdeu frente ao Interclube

Fotografia: Mota Ambrósio
O Interclube recebe hoje às 18h00, no seu campo, Pavilhão 28 de Fevereiro, o Petro de Luanda, em partida pontuável para a sétima jornada da primeira volta da fase regular do Campeonato Provincial de Basquetebol sénior masculino.
Líderes invictos da prova com 12 pontos, e moralizados com a vitória sobre o 1º de Agosto, por 88-85, após prolongamento de cinco minutos, os comandados de Alberto de Carvalho “Ginguba”, coadjuvado por Manuel Sousa “Necas”, chegam ao desafio com os tricolores determinados a manter a invencibilidade.
O triunfo ante os militares do Rio Seco serve de aviso à turma do Eixo Viário, que chega ao duelo com a imprevisível formação dos bombeiros, liderada por Eduardo Mingas, e secundado por Milton Barros e Jorge Tati, entre outros, cientes das dificuldades a ter pela frente.
Carlos Morais, Paulo Santana, Roberto Fortes, Divaldo M’bunga e companheiros, têm de ter os níveis de concentração em alta para vergar o aguerrido Interclube.
Com o favoritismo repartido 50 por cento para cada lado, adivinha-se uma partida equilibrada do princípio ao fim, com o vencedor a ser certamente definido no quarto e derradeiro período de jogo.
A maior clarividência ofensiva, o rigor defensivo e a capacidade de sofrimento invulgar, condição determinante para o sucesso desportivo, são alguns dos pormenores essenciais para o triunfo.
O clássico desta noite, o primeiro a nível interno, vai permitir aos polícias “baptizarem” o técnico camaronês ao serviço dos petrolíferos, Lazare Adingono, assim como os jogadores Parsait Bite Moto e Cheyenne Moore, ambos contratados este ano para reforçar as posições de base e extremo, e que só agora se estreiam devido ao estágio da equipa de três semanas nos Estados Unidos, e à presença recente no Torneio Zonal seis, qualificativo para a Taça dos Clubes Campeões Africanos.