Africa Basquetebol

14 outubro 2012

ANGOLA : FAB sorteia amanhã na Cidadela Campeonato sénior masculino


O campeonato, que arranca a 16 de Novembro próximo
Fotografia: Jornal dos Desportos
A direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol efectua amanhã, a partir das 10h00, nas suas instalações, no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda, o sorteio da XXXV edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa. O campeonato, que arranca a 16 de Novembro próximo, pode contar com a participação do 1º de Agosto, Petro de Luanda, Interclube, Recreativo do Libolo, FC Clube Vila Clotilde, Atlético Sport Aviação, Amigos de Viana, Universidade Lusíada, Progresso do Sambizanga e Promade de Cabinda.
A época desportiva 2012/213 a nível dos seniores masculinos abre a nove de Novembro, com a disputa da Supertaça Wlademiro Romero, no Bié. O Nacional de seniores femininos arranca a 12 de Dezembro. O sorteio acontece no dia 10, nas instalações da federação angolana da modalidade. As províncias candidatas para albergar os campeonatos nacionais nas mais diversas categorias devem fazer a entrega dos cadernos de encargos à FAB até 15 de Novembro.  

Equipas garantem prontidão para a Taça Victorino Cunha

As equipas do 1º de Agosto, Petro de Luanda, detentor do ceptro, Recreativo do Libolo e Interclube, convidadas para quarta edição do Torneio Victorino Cunha, de 15 a 17 do mês em curso, no Pavilhão do CODENM, estão cem por cento aptas. Ontem, no penúltimo dia de preparação, as equipas voltaram a rever os aspectos técnicos e tácticos, com principal realce para as transições rápidas defesa-ataque. Já com a integração do internacional cabo-verdiano, Mário Correia, extremo, o técnico do 1º de Agosto, Paulo Macedo, viu aumentado o seu leque de opções.
O cabo-verdiano falhou a disputa do Zonal VI de Maputo, prova selectiva à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos. Depois de ter conseguido o apuramento directo para aquela competição, a equipa militar, vencedora da primeira edição do Torneio Victorino Cunha, está engajada em reconquistar o ceptro. Moralizada com a senda de triunfos a nível doméstico, a equipa do Interclube, que venceu a segunda edição do torneio, prepara-se com todos os cuidados para voltar a surpreender os chamados colossos do basquetebol. Depois de bater o 1º de Agosto e o Petro de Luanda, para o Campeonato Provincial de Luanda, a formação adstrita à Polícia Nacional passou a constar do leque de equipas que podem erguer o troféu.

Alberto de Carvalho “Ginguba” quer mostrar que os triunfos obtidos sobre os dois grandes não foram obra do acaso O Petro de Luanda, que perdeu na sexta-feira com o Interclube, por 106-108, trabalhou ontem de forma animada, numa clara demonstração de que o desaire foi apenas um acidente de percurso. Em termos clínicos, o grupo respira saúde, e o técnico camaronês Adingonou conta com todas as unidades para a disputa do torneio Victorino Cunha. O Recreativo do Libolo, campeão nacional em título, vai aproveitar a disputa do torneio para reconquistar a auto-estima, depois de ter falhado o apuramento directo à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos. Ontem, os pupilos de Raul Duarte voltaram a ensaiar as jogadas de contrata ataque, privilegiando sempre a circulação da bola em todas as áreas de jogo.

PROVINCIAL
GD Interclube soma e segue

O Interclube continua invicto no Campeonato Provincial de basquetebol em seniores masculinos, agora com 14 pontos, fruto de sete vitórias consecutivas. Contra todas as expectativas, a formação da Polícia derrotou, na última sexta-feira, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Petro de Luanda por 106 -108, após prolongamento, em partida referente à sétima jornada do “Provincial”. Na partida, o norte-americano Henry Uhegwu do Interclube foi o melhor cestinha com 29 pontos, seguido de Paulo Santana, do Petro de Luanda, com 25. Depois de ter vencido o todo-poderoso 1º de Agosto, por 88-85, no Pavilhão do CODENM, a equipa da Polícia volta a vergar um dos grandes, numa clara indicação de que teremos uma temporada bastante disputada